Cidades históricas em Portugal: Óbidos, Coimbra, Alcobaça

Cidades históricas em Portugal: Óbidos, Coimbra, Alcobaça

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Ao visitar Portugal, muitos turistas pensam em três pontos principais: a capital Lisboa, a região de praias do Algarve e a cidade do Porto. Porém, no recheio desse triângulo, existe uma região historicamente e culturalmente riquíssima a ser explorada. O centro de Portugal é a história viva do país, com muitos castelos, mosteiros e igrejas.

Para quem tem um espírito aventureiro, conhecer a Portugal central não é uma tarefa difícil. Basta seguir a estrada e passar de cidade em cidade, admirando as belas paisagens e ganhando conhecimento sobre esse país que está no sangue e na história de todo brasileiro.

O E-Dublin selecionou alguns destinos obrigatórios para se colocar nesse roteiro.

Tomar, uma viagem no tempo

Antiga sede dos templários, Tomar é uma viagem de volta à Idade Média; Convento de Cristo é o ponto turístico mais importante da cidade. Foto: Rubinho Vitti

Tomar é uma viagem à era medieval. Com 41 mil habitantes, ela tem diversos pontos a ser visitados, mas uma caminhada pelo seu centro histórico é um bom começo. A cidade é antiga sede da Ordem dos Templários, por isso é imprescindível visitar o Convento de Cristo, no alto da cidade. O local é um antigo castelo construído no séc. XII. Se tiver sorte, poderá participar da Festa dos Tabuleiros, que acontece a cada 4 anos e é uma das manifestações mais antigas de Portugal.

Batalha, o mosteiro das capelas imperfeitas

Mosteiro de Batalha foi local de gravação de um recente clipe da Madonna. Local é um ótimo passeio pela arquitetura e história de Portugal. Foto: Rubinho Vitti

A vila portuguesa é abrigo para o Mosteiro de Batalha, erguido em 1386 pelo rei D. João I. Sua ideia foi agradecer à Virgem Maria sua vitória na batalha de Aljubarrota e demonstrar poder. Hoje um museu, o local é um ótimo passeio pela arquitetura e história de Portugal. Das atrações mais belas estão as capelas imperfeitas onde recentemente a cantora Madonna gravou o clipe de uma das canções de seu novo álbum.

Túmulos de Dom Pedro I e Inês de Castro estão em Alcobaça

Túmulo da “rainha morta” Inês de Castro, localizado no Mosteiro de Alcobaça. Foto: Rubinho Vitti

O Mosteiro de Alcobaça foi encomendado pelo rei Afonso Henriques, em 1153, novamente um líder político demonstrando o poder da sua dinastia depois que as Cruzadas expulsaram os mouros do centro de Portugal. As principais atrações do local são os túmulos de Dom Pedro I de Portugal e da rainha Inês de Castro.

Óbidos, a cidade murada

Era Medieval ainda existe em Óbidos, melhor exemplo de uma cidade murada portuguesa. Foto: Rubinho Vitti

Uma vila toda murada com um castelo no topo. Parece cena de filme, mas é Óbidos, mais um ponto perfeito para os amantes da Idade Média. A cidade encantadora tem ruas estreitas, casas tradicionais e seu imponente castelo medieval. É possível caminhar por parte do muro, avistando a bela paisagem em torno da cidadezinha.

Guimarães: ‘aqui nasceu Portugal’

Guimarães é conhecida como o lugar onde nasceu Portugal, além de ser cidade natal de Afonso I. Foto: Rubinho Vitti

Guimarães teve um papel importante na formação de Portugal e foi estabelecida no século IX. É lá onde consta o famoso letreiro: “Aqui nasceu Portugal”. Isso porque a sede administrativa do país foi estabelecida lá e é também o local de nascimento de Afonso I de Portugal, o primeiro rei português. O centro histórico é apaixonante.

Braga é a cidade mais antiga de Portugal

Santuário do Bom Jesus do Monte é um dos principais pontos turísticos de Braga. Foto: Rubinho Vitti

Uma cidade com mais de 2.000 anos de história. Assim é Braga, a cidade mais antiga de Portugal, já que existe antes mesmo de sua “fundação oficial” pelos Romanos. Entre 136 A.C. e 14 D.C., o local era morada para os povos celtas conhecidos por Brácaros. Entre os pontos turísticos importantes da cidade está o Santuário do Bom Jesus do Monte, no topo de uma colina, onde pode-se ter uma vista incrível da cidade. A cidade também conta com a Sé de Braga, a mais antiga construção católica de Portugal, do século III.

Coimbra tem papel fundamental na educação portuguesa

À beira do rio Mondego, Coimbra tem história na educação de Portugal com sua conhecida universidade. Foto: Rubinho Vitti.

Coimbra é uma cidade importante para a história de Portugal desde o patamar histórico e educacional até a natureza. Cartão-postal da cidade, a Universidade de Coimbra (UC) é a principal atração. Como todas as belas cidades do mundo, Coimbra tem um rio que cruza seu território. O Mondego é o quinto maior de Portugal. Banhando Coimbra com suas águas, acabou fazendo parte do cancioneiro português, principalmente nos fados tão cantados pelos bares e ruas de Coimbra.

Veja também

Curiosidades sobre a Irlanda

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar