Cinco instituições que todo intercambista deve conhecer

Cinco instituições que todo intercambista deve conhecer

Carol Braziel

3 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Aterrissamos na Ilha! Tudo indo bem e a ansiedade sendo amenizada a cada dia que passamos aqui. Mas é preciso ter em mente que fazer intercâmbio exige alguns cuidados a mais, como o de conhecer ao máximo sobre o lugar de destino, no caso de muitos, a nossa querida Dublin. E isso inclui saber onde solicitar ajuda se surgir alguma emergência ou necessidade durante o caminho trilhado.

Pensando nisso, listamos os cinco principais órgãos que os intercambistas devem conhecer na cidade.

Embaixada Brasileira

Uma dica importante é mandar um email antes de ir diretamente ao endereço

Uma dica importante é mandar um email antes de ir diretamente ao endereço

Em Dublin, a embaixada fica bem pertinho da famosa balada Diceys, que todo brasileiro já foi ou ouviu falar. Lá, você pode tirar dúvidas sobre procurações, passaporte, visto, FGTS ou qualquer processo que esteja ocorrendo no Brasil e que você precise de auxílio. Além, é claro, de possíveis emergências legais.

Endereço: Ground Floor, Block 8, Harcourt Centre, Charlotte Way, Dublin 2 (estação Harcourt do Luas, e pontos de ônibus das linhas 14, 14C, 15, 15A, 15B, 44, 61, 140, 142). Site.

Horário de atendimento: Das 10h às 13h, de segunda a sexta. Lembrando que, em casos de emergências como morte, acidente grave, prisão ou recusa de entrada na Irlanda, o intercambista deve ligar, mesmo que fora do horário de atendimento, para +353(0)87 981 4403.

Importante! A dica é enviar um e-mail antes de comparecer a embaixada explicando sua situação. Isso, pois há vários relatos de pessoas que foram até lá e tiveram que voltar e solicitar agendamento online. O e-mail é [email protected]

Imigração

Tanto o INIS (Serviço Irlandês de Naturalização e Imigração), quanto o Irish Residence Permit – IEP, administram o sistema de imigração do país. Ou seja, são lugares que todo intercambista deve conhecer, pois terão que comparecer na sede pessoalmente para tirar o visto de permanência na Ilha. Vale a pena ficar atento no site, pois pode haver alguma atualização das leis que envolvem os estudantes.

Endereço: As sedes do INIS e do IRP estão localizadas em 13/14 Burgh Quay, Dublin 2. Site: INIS.

Atendimento: De segunda a quinta das 8h às 21h e sexta das 8 às 18h.

Emergências

A Garda é a polícia irlandesa

A Garda é a polícia irlandesa

Está certo que aqui é um lugar considerado mais seguro em comparação ao Brasil e que ninguém quer ter que acionar os serviços de emergencia, independente de onde esteja. Mas que vale a pena ter essas informações no bolso, isso vale.

Em qualquer caso de emergência que precise de uma ambulância, bombeiros ou a polícia, o número é 112, seja a ligação do fixo (privado ou público) ou celular (com chip aqui da Irlanda).

Horário de atendimento: 24h

Site da Garda (polícia irlandesa)

Saúde

Para dúvidas referentes ao sistema de saúde irlandês, inclusive o tão comentado seguro governamental (exigido para que possamos tirar o visto), temos o HSE (Health Service Executive), responsável por oferecer serviços de saúde pública e comunitária, com atendimento em hospitais do HSE, hospitais voluntários e hospitais privados. Conheça um pouco mais no site do HSE.

Impostos

O órgão do governo responsável por receber os impostos que todo trabalhador na Irlanda (inclusive o intercambista) deve pagar, é o REVENUE. Vale a pena ter conhecimento sobre o site, pois é nele que encontrará formulários como o “12A” (cadastro de imposto sobre o rendimento) ou o “Rent Relief” (formulário que possibilita obter desconto nos impostos com base no seu gasto com o aluguel da acomodação).

Mais informações: Site Revenue

Tenha essas informações sempre em mãos e aproveite o intercâmbio com mais tranquilidade!

Carol Braziel
Carol Braziel, Formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Quanto custa morar em Portugal?

    Destinos de Intercâmbio

    Quanto custa morar em Portugal?

    Para aqueles que estão vivendo o drama dos últimos meses como estudante na...

    Larissa Fontes

    21 horas atrás

    Quanto custa morar em Portugal?
  • Desafios do intercâmbio na Irlanda que pouca gente conta

    Clima

    Desafios do intercâmbio na Irlanda que pouca gente conta

    Sabe aquelas coisas sobre o destino de intercâmbio que pouca gente comenta?...

    Colaborador E-Dublin

    1 semana atrás

    Desafios do intercâmbio na Irlanda que pouca gente conta

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar