5 símbolos irlandeses para você levar na mala

5 símbolos irlandeses para você levar na mala

Colaborador E-Dublin

3 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Quem passa um tempo na Irlanda, acaba sempre retornando ao Brasil com peças que, de algum modo, lembram a Ilha Esmeralda. E no meio desses souvenirs, surgem símbolos que fazem parte das crenças e peculiaridades da terra Irish.

Com o objetivo de apresentar um pouco mais sobre a cultura da terra dos leprechauns, separamos uma pequena lista dos principais símbolos com as suas respectivas explicações, para que você não faça feio na hora de justificar a escolha dos objetos que entrarão na sua mala como recordação!

1. Shamrock

Foto: Shutterstock

O shamrock é um dos principais símbolos irlandeses. Foto: Shutterstock

Basta olhar para as terras da Irlanda para encontrar esses famosos trevos. Eles tornaram-se símbolo da Ilha Esmeralda porque dizem que São Patrício, mais conhecido aqui como Saint Patrick — o padroeiro da Ilha — utilizou o trevo para explicar a Santíssima Trindade enquanto catequizava a população que, até aquele momento, tinha uma cultura pagã.

Você poderá encontrar o trevo estampado em objetos que vão desde camisetas até joias.

2. O anel de Claddagh

Foto: Shutterstock

O anel de Claddagh. Foto: Shutterstock

Símbolo do verdadeiro amor e da amizade, esse anel surgiu há mais de 300 anos em uma aldeia de Claddagh, próximo a Galway. A peça, que ocupa espaço nas vitrines das principais joalherias irlandesas, também tem sua peculiaridade de uso: o anel na mão direita com a coroa para dentro significa “coração disponível”, o anel na mão direita com a coroa para fora significa “pessoa comprometida”, e o anel na mão esquerda com a coroa para fora significa que a pessoa tem um amor sem fim por alguém e é correspondida.

3. A Harpa de Brian Boru

A harpa de Brian Boru na Trinity College. Foto: Hole In the Donut

A harpa de Brian Boru na Trinity College. Foto: Hole In the Donut

A harpa é, talvez, um dos símbolos mais ricos em significados, isso porque é bem difícil precisar o período exato no qual ela entrou em cena, no que diz respeito à história da Irlanda.

Um dos mitos é de que a harpa, hoje em exposição na antiga biblioteca da Trinity College, tenha sido carregada muitas vezes por Brian Boru, um importante rei na história da Irlanda, em suas participações nas batalhas.

Embora haja divergências sobre a origem do instrumento, datada muito após a morte do rei, causando, assim, um “furo” no que diz respeito à coesão do mito, ela foi adotada como símbolo nacional e, hoje em dia, é estampada nos passaportes, nos documentos e selos governamentais — e, até mesmo, na cerveja Guinness, o que, logicamente, acarretou em problemas de direitos autorais.

A Guinness apresentava todos os direitos sobre a imagem da harpa. Como a companhia de cerveja irlandesa não abriu mão deles, o governo simplesmente “espelhou” a imagem, de modo que o símbolo nacional tem sua ponta virada para a esquerda e o símbolo da cerveja tem sua ponta virada para a direita.

4. Bandeira

Foto: Shutterstock

As cores da bandeira irlandesa e seus significados. Foto: Shutterstock

As três cores da bandeira irlandesa estão ligadas intrinsecamente à história da Ilha. A cor verde simboliza o cristianismo, com base na tradição gaélica. A cor laranja caracteriza as religiões protestantes, como herança do período em que estiveram sob o domínio da Inglaterra. No meio das duas cores, o branco faz alusão à paz.

5. Leprechaun

Foto: Shutterstock

O animado Leprechaun aparece em diversas lembrancinhas da Irlanda. Foto: Shutterstock

Diz a lenda que os duendes são guardiões de diversos tesouros e que, tanto eles quanto as fadas, são criaturas que podem usar poderes mágicos tanto para o bem quanto para o mal. Segundo o folclore, os duendes costumam esconder os potes de ouro no final de cada arco-íris, mas, para descobrir a localização exata, é preciso ver um deles antes de ser visto. Essa é a única forma deles serem amigáveis e mostrarem o caminho.

Por muitos anos, os duendes eram caracterizados como seres mal-humorados, até que, com a ajuda das produções de cinema, eles foram ganhando a simpatia do público. Há quem diga que esse mau humor é pelo fato de eles terem certo receio com relação aos humanos, mas que, cada vez que percebem alguém com boas intenções, tratam de presentear com um belo par de sapatos.

E é nessa altura que surge o animado Leprechaun, o famoso duende que aparece em diversas lembrancinhas da Irlanda com frases de boa sorte. Ele é um dos símbolos do país. Ainda de acordo com o folclore, deixar um sapato velho com três moedas dentro para a pequena criatura pode trazer prosperidade ao lar.

Se encontrar um Leprechaun estiver difícil, basta procurar nas lojas irlandesas de souvenir que elas dão uma forcinha, com dezenas de lembranças da Ilha em forma de pote de ouro. Vai que um dia você não encontra o seu de verdade!?

Se o seu símbolo favorito não estiver na lista, escreva nos comentários um pouco mais sobre ele! 🍀

Colaborador E-Dublin
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar