Como se preparar para ser cleaner na Irlanda?

Como se preparar para ser cleaner na Irlanda?

Rubinho Vitti

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Um dos empregos mais populares entre intercambistas que acabam de chegar à Irlanda é auxiliar de limpeza, ou o famoso termo em inglês “cleaner”. A área de atuação é imensa e existem muitas vagas abertas para estrangeiros que têm o visto Stamp 2 — voltado a estudantes intercambistas.

Porém, a  possibilidade de conseguir um emprego é maior se o candidato tiver experiência, ou melhor, se souber alguns macetes importantes sobre a função. Mais ainda, saber como são as regras da “limpeza europeia” e a maneira de usar produtos, ferramentas, máquinas, etc. Tudo isso pode ser um diferencial.

Diferente do que muita gente pensa, ser “cleaner” não é tão simples assim.

Mas o que é o trabalho de ‘cleaner’?

Entender como funciona a “limpeza europeia” e o uso dos produtos de limpeza são essenciais para ser cleaner na Irlanda. Foto: Kelly Sikkema/Unsplash

Ser “cleaner” na Irlanda pode significar uma gama de possibilidades, seja limpar uma casa, seja um escritório, atuar em hotel ou estabelecimentos como estádios, teatros, escolas, etc.

Tecnicamente, é possível dividir a profissão em três grandes áreas:

  • Housekeeper
  • Office cleaning
  • House care

O primeiro, “housekeeper”, é limpeza e arrumação de quartos de hotel. O funcionário precisa deixar o cômodo pronto para o próximo hóspede. Geralmente, existe um tempo máximo para cada quarto, e a limpeza pode incluir aspirar o chão, limpar banheiro e arrumar a cama.

“Office cleaning” é outra vaga comum na Irlanda na área de limpeza. Quem trabalha nessa função é responsável por deixar escritórios limpos antes ou depois do uso dos funcionários. Inclui limpeza de mesas, aspirar o chão, recolher lixo e, muitas vezes, limpar “microkitchens” (pequenas cozinhas) utilizadas pelo pessoal do escritório para o café.

“House care” é a faxina de casas ou apartamentos. Quem atua nessa área pode trabalhar para uma empresa prestadora de serviços ou ser a própria pessoa que divulga e agenda a diária de trabalho, fechando o valor por hora.

Como aprender a ser cleaner na Irlanda?

Housekeeper, que limpa e organiza quartos de hotel, é uma das funções de cleaner na Irlanda. Foto: Ashwini Chaudhary/Unsplash

A função de “cleaner” requer habilidade para que o trabalho seja feito com rapidez e, principalmente, segurança. Afinal, você sabia que alguns produtos de limpeza não podem ser misturados? E quais são os melhores produtos para vidro, para o chão ou para limpeza de mesas e bancadas?

A Naiady Esteves, especialista em limpeza, organização e treinamento de pessoas na Irlanda, conversou com a Mah Marra sobre o assunto. Ela começou seu intercâmbio na Irlanda há alguns anos e sempre atuou na área de “cleaner”.

De uns tempos para cá, Nay, como é mais conhecida, tem se dedicado a ensinar a função para brasileiros que estão chegando para o intercâmbio. Ela diz:

“Quando me mudei para a Irlanda, minha vida mudou completamente. Meu primeiro emprego foi de ‘cleaner’ em uma grande empresa, onde eu tive a oportunidade de aprender na prática a famosa ‘limpeza europeia’.”

Nay também trabalhou como “housekeeper” em hotéis e foi aprendendo sobre os segredos e diferenças desse tipo de trabalho comparado ao Brasil. “Isso me abriu grandes oportunidades e também ajudou a me manter no meu tão sonhado intercâmbio e viajar o mundo”, disse Nay.

Curso online de ‘cleaner’

Em parceria com o E-Dublin, Nay lançou o primeiro curso online de “cleaner” para brasileiros na Irlanda, o HK Training Course & Recruitment. Como ela destaca, o curso auxilia no entendimento de como funciona a “limpeza europeia”, além de diferenciar as várias funções do trabalho.

Natural de São Bernardo do Campo, Nay tem 31 anos. Ela é formada em Gestão de Negócios da Moda e diz que se reinventou “como pessoa e profissional depois de mudar para Irlanda”.

“Foi um pequeno passo que fez toda diferença. Conquistei meus sonhos com apenas duas coisas: um paninho e minha vontade de crescer cada dia mais.”

Leia também: Por que o trabalho básico é importante durante o intercâmbio na Irlanda?

O que propõe o curso?

O curso proporciona a preparação para conseguir seu primeiro trabalho no intercâmbio, na área de “housekeeper”, “cleaner” em escritórios e casas. Nele serão ensinados tópicos como:

  • Limpeza em escritórios (diferenças, segurança)
  • Limpeza em hotéis (controle de tempo, regras de conduta)
  • Limpeza em casas
  • Negociação com clientes

E quem faz o curso ainda vai:

  • Aprender passo a passo da rotina de cada profissão, deveres, obrigações, responsabilidade do profissional e o uso adequado de cada produto
  • Saber negociar hora e valor com o cliente
  • Estar qualificado ou qualificada no padrão europeu para trabalhar na área de “housekeeper”, “office cleaning”, “house care”
  • Forma prática de como conseguir trabalhos, organizar agenda e ainda negociar valores

“Percebi também que a maioria dos intercambistas não se sentem confiantes com o inglês e, muitas das vezes, a profissão de ‘cleaner’ é uma porta de entrada no mercado de trabalho e para começar a treinar o idioma”, afirmou Nay.

O curso possibilita, ainda, teste rápido de qualificação, certificado de conclusão, organizador de agenda, acesso ao fórum fechado para dúvidas e indicações de trabalho, tabela de terminologia de produtos e termos de limpeza e apostila de apoio.

Como se inscrever para o curso?

Nay Esteves ministra o curso de cleaner na Irlanda online em parceria com o E-Dublin. Foto: Divulgação

O curso de preparação profissional para HouseKeeper, Office Cleaning e House Care na Irlanda está disponível pela plataforma Eduzz. Basta fazer sua inscrição na plataforma e começar.

Veja também

Como é o Regime Trabalhista na Irlanda?

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar