Como aprender gaélico de graça

Como aprender gaélico de graça

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Você abriu essa matéria e pode estar se perguntando: mas por que eu deveria aprender gaélico? Provavelmente, você veio para a Irlanda aprender inglês ou porque já sabia a língua e seria um país onde você poderia gastar o seu suado aprendizado. Pois bem. Mas a Irlanda ainda preserva sua língua original em suas ruas. Basta ver as placas oficiais ou os destinos dos ônibus, que obrigatoriamente mantêm uma versão em gaélico. Quem mora no interior da Irlanda tem ainda mais contato com a língua.

Placa em gaélico e inglês na entrada para o condado de Cork, na Irlanda. Foto: Pxhere

De qualquer forma, e se você quiser mesmo aprender? Não é tão difícil. Existem formas fáceis e gratuitas de saber falar o idioma original dos irlandeses.

Uma das principais maneiras, é claro, está na internet. O famoso app Duolingo apresenta o irlandês entre os idiomas que ensina. E o melhor, é gratuito. Segundo o aplicativo, uma média de 34 horas de Duolingo equivalem a um semestre completo de ensino de idiomas.

E pasme: o irlandês rapidamente se tornou um dos idiomas mais populares oferecidos pelo site desde que foi lançado com quase 600.000 alunos até o momento.

Já o Clilstore tem uma coleção de materiais didáticos de aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem que vincula vídeos e seus textos a dicionários on-line adequados. Clilstore atualmente oferece cerca de 150 unidades em irlandês ao longo de uma série de habilidades, desde o ensino de iniciantes até o hino nacional do país e roteiros de rádio para alunos que estão se aproximando da fluência.

Cada unidade contém um vídeo em que a pronúncia pode ser ouvida, uma cópia do texto do áudio e a capacidade de clicar em uma palavra dentro desse texto para pesquisar nos dicionários on-line compilados.

As mídias sociais também podem ajudar. No Facebook, o grupo “Gaeilge Amháin” (somente irlandês) é rigoroso em sua política de língua irlandesa, mas muitos dos seus mais de 11.000 membros estarão dispostos a responder suas perguntas, guiá-lo pela sua experiência de aprendizado e agir como um apoio fantástico.

No Twitter, o @IrishLanguage e @TheIrishFor também podem ser usados para a prática do idioma.

No mais, a curiosidade é o que vale. Filmes, podcats e livros podem ser encontrados com facilidade, ainda mais se você estiver na Irlanda.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar