Como celebrar a Semana Santa em época de coronavírus?

Como celebrar a Semana Santa em época de coronavírus?

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A segunda semana de abril de 2020 é marcada por várias celebrações no campo religioso do cristianismo. A Semana Santa é uma das mais importantes para os cristãos por lembrar momentos importantes da Bíblia, como a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. As famílias também aproveitam esse período para se reunirem em igrejas e cearem em casa. Mas como ficam todas essas manifestações de fé em pleno isolamento social causado pelo coronavírus?

Vaticano e CNBB publicam restrições

Semana Santa celebra a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo e é uma das celebrações mais importantes do cristianismo. Foto: Alicia Quan/Unsplash

A determinação do Vaticano em relação às práticas religiosas durante a semana da Páscoa é clara: não serão celebradas missas presenciais. A ideia dos líderes católicos é de que as igrejas organizem missas com transmissão online para os fiéis de suas paróquias.

“Acolhendo a orientação das autoridades civis e sanitárias, nossos bispos no Brasil orientam os fiéis a permanecerem em suas casas, evitando aglomeração de pessoas e, consequentemente, não participando das celebrações eucarísticas. Dessa forma, somos convidados a celebrar o Dia do Senhor como Igreja doméstica, com nossos familiares, em nossas casas”, diz o documento que recorda as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

A CNBB também disponibilizou a tradução do decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, do Vaticano, sobre as celebrações da Semana Santa em 2020. No documento, há regras como não celebrar a “Cerimônia do Lava-pés” e rezar para mortos e doentes durante as celebrações.

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, publicou um texto onde diz: “Será uma Páscoa ‘diferente’ no modo de celebrar. Mas não diferente no seu significado.”

Onde assistir às missas?

Templos e igrejas ficarão vazios durante a Semana Santa, com celebrações sendo transmitidas online por causa da pandemia do Covid-19. Foto: Grant Whitty/Unsplash

Existem diversas formas de assistir às missas online de paróquias de todo o Brasil. Muitas delas já estão disponibilizando às pessoas da sua comunidade links e páginas de acesso para que as celebrações sejam assistidas. Quem está na Irlanda, poderá acompanhar de longe essas celebrações em canais como o da Arquidiocese de São Paulo, no Facebook.

Canais de televisão como a Rede Vida, TV Canção Nova, TV Evangelizar, entre outros, farão transmissões ao vivo pelo site oficial. A Rede Globo disponibiliza a Globoplay para a transmissão de missas realizadas pelo Padre Marcelo Rossi, mesmo para não assinantes. Algumas transmissões podem não permitir a visualização na Irlanda por causa do IP.

A Comunidade Católica Brasil Irlanda também tem postado vídeos com orações e meditações em sua página oficinal no Facebook.

Celebrações com o papa Francisco

Papa Francisco celebrará missas sozinho durante a Semana Santa em plena quarentena por causa do novo coronavírus. Foto: Nacho Arteaga/Unsplash

Há alguns dias, a imagem do papa Francisco celebrando uma missa sozinho diante da Praça de São Pedro vazia marcou católicos de todo o mundo. Durante a Semana Santa, Francisco vai novamente realizar celebrações referentes à Páscoa. Tudo será televisionado e transmitido nos canais oficiais do Vaticano.

O site Vatican News anunciou que transmitirá todas as celebrações, com comentários em português. O calendário de celebrações abaixo segue o horário de Roma (uma hora a mais que na Irlanda, cinco horas a mais que no Brasil):

  • 9 de abril de 2020 – Quinta-feira Santa
    18h: Santa Missa na Ceia do Senhor
  • 10 de abril de 2020 – Sexta-feira Santa
    18h: Celebração da Paixão do Senhor
    21h: Via Sacra (no sagrado da Basílica de São Pedro)
  • 11 de abril de 2020 – Sábado Santo
    21h: Vigília Pascal na noite santa
  • 12 de abril de 2020 – Domingo de Páscoa – Ressurreição do Senhor
    11h: Santa Missa do dia. No final da Santa Missa, o Santo Padre concederá a bênção “Urbi et Orbi”.

Veja também

Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar