Como comprar ou transferir moeda estrangeira online?

Como comprar ou transferir moeda estrangeira online?

Rubinho Vitti

7 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Sair de casa com um montante de dinheiro no bolso e ir até uma casa de câmbio comprar uma moeda estrangeira é coisa do passado. Com a tecnologia, hoje é muito mais fácil fazer uma transferência de reais para euros ou euros para reais com alguns cliques pela internet. Prova disso, são os milhões de usuários que utilizam serviços online para transferência de dinheiro todos os dias. Com taxas mais baixas e cobranças reduzidas, os websites estão sendo mais procurados do que casas de câmbio tradicionais e prometem ser o futuro das trocas de moedas.

Por que utilizar transferência de dinheiro online?

Transferência de dinheiro online é uma forma segura, rápida e prática de comprar moeda estrangeira. Foto: Pxhere

Quebrar a cabeça para saber qual banco possui a melhor taxa de transferência de moeda é coisa do passado. Mais ainda é sacar dinheiro e ir até casas de câmbio ou agências bancárias para que um valor específico fosse transferido de uma moeda estrangeira para o real brasileiro ou vice-e-versa. A tecnologia hoje permite que os usuários façam a transferência online por meio de poucos cliques e com as melhores taxas bem em frente à sua tela, sem necessidade de pesquisa por empresas que cobram menos ou que vendem moedas por um valor menor.

Quais as vantagens das transferências online?

  • Enviar dinheiro para o exterior ou vice-e-versa de forma mais barata
  • Custos de transação menores e transparentes, sem marcação à taxa de câmbio real
  • Envios rápidos, em até 24 horas, em comparação a bancos que demoram até uma semana
  • Organização e agilidade nos aplicativos e websites
  • Envio direto à conta bancária desejada
  • Transações comerciais e pessoais disponíveis

Transferências online no Brasil e no exterior

Aplicativos e websites oferecem serviço de câmbio online com ótimas taxas para compra e venda de moeda. Foto: Pxhere

Existem dezenas de empresas que trabalham com transferência online de moeda, com envio de dinheiro ao exterior ou ao Brasil. Algumas delas têm muitos usuários como é o caso da Transferwise, com mais de 3 milhões de clientes no mundo todo. No Brasil, entre as que mais aparecem como preferidas para a realização de transações está o Remessa Online.

Como funciona?

Utilizar o serviço de transferência de moeda online é fácil e rápido. Basta ter em mãos documentos pessoais para o registro e informações bancárias do remetente e do destinatário. Para uma transação mais rápida, um aplicativo de banco para pagamento é recomendado. Utilizaremos como exemplo de modo de funcionamento transações com as duas empresas citadas acima.

Remessa Online

O Remessa Online já soma mais de R$ 8,5 bilhões enviados mundo afora. O envio de dinheiro pode ser feito em poucos passos e o site é certificado pelo Banco Central do Brasil. Em até 1 dia útil o dinheiro está na conta. Eles também contam com melhores taxas, transação rápida, segura e faz o cliente economizar até oito vezes mais, além de estarem presente em mais de 100 países.

Entre os serviços mais comuns do Remessa Online estão as transferências. É possível mandar dinheiro para pessoas físicas no exterior ou receber valores de contas em outros países na sua conta do Brasil. Além disso, é possível pagar serviços ao redor do mundo e fazer investimentos no exterior e resgate rendimentos de aplicações internacionais. Empresas também podem receber dinheiro de serviços prestados no exterior, comprar imóveis e até pagar aluguéis.

Quem quiser conversar pessoalmente com a equipe do Remessa Online e tirar todas as dúvidas sobre o envio de dinheiro entre países, eles estarão presentes na quarta edição do E-Dublin XP, em São Paulo, no dia 14 de março. Saiba tudo sobre como participar.

Como utilizar o Remessa Online:

  1. Faça o seu cadastro na plataforma em menos de dois minutos. Valores elevados exigem um cadastro mais completo.
  2. Selecione a categoria da transferência. Para garantir a segurança e a regularidade das transferências internacionais, é preciso informar o motivo das remessas.
  3. Informe os dados da conta de destino como o nome do beneficiário e os dados do banco que receberá o dinheiro no exterior.
  4. Confirme o valor do envio. Você pode fazer isso quando quiser, de acordo com a taxa de câmbio do momento.
  5. Transfira o valor em reais. Faça uma transferência TED para a Remessa Online no valor que você deseja enviar. O dinheiro chegará na conta de destino em até 1 dia útil após a identificação do pagamento.

Transferwise

Um dos principais serviços de envio de dinheiro online, o TransferWise suporta transações para 71 países e trabalha com 49 moedas, além de oferecer a taxa média do mercado. Em 2019, a média foi de 4 bilhões de libras transferidas por mês, números que dobraram em relação a 2018.

Como utilizar o Transferwise:

  1. Cadastre-se no website ou no aplicativo. Você vai precisar de endereço de e-mail ou uma conta do Google ou do Facebook.
  2. Escolha um valor para enviar. Quando você escolhe o valor desejado para enviar o dinheiro o site mostra automaticamente e antecipadamente as taxas e quando o dinheiro deve chegar ao destinatário.
  3. Adicione os dados bancários do destinatário e verifique sua identidade. Para algumas moedas ou para transferências grandes, o Transferwise solicita foto do documento de identidade ou passaporte.
  4. Envie seu dinheiro com uma transferência bancária, cartão de débito ou crédito, boleto bancário.
  5. Você pode acompanhar a transferência em sua conta e será informado sobre a transação. O destinatário também saberá que o dinheiro está chegando.

Taxas de câmbio mais baixas

Comparados a bancos e casas de câmbio, sites e aplicativos oferecem melhores condições e usuário consegue economizar com taxas e cobranças de serviços. Foto: Pixabay

Os serviços de transferência online geralmente utilizam a taxa de câmbio real do mercado. Se você fizer uma pesquisa na internet poderá encontrar a taxa de câmbio em sites especializados ou em qualquer noticiário online. Ao contrário dos bancos, que muitas vezes não oferecem a taxa real de varejo aos clientes, adicionando marcação à taxa média do mercado, os aplicativos de transferência mantêm o real valor. Isso faz com que sejam competitivos.

Como saber se os aplicativos de transferência online são seguros?

Os sites e aplicativos de transferência online devem estar regulamentados. Por isso é importante saber e ler o código de regulamentação deles antes de utilizá-los. Entre os órgãos que regulamentam esses serviços está o Financial Conduct Authority (Autoridade de Conduta Financeira) que verifica usuários e protege contra fraudes e lavagem de dinheiro.

O que fazer se der algum problema?

Geralmente, os sites de transferência de dinheiro online suporte ajuda gratuito 24 horas para seus usuários. Se você errou o número da conta, por exemplo, seu dinheiro não será enviado, pois o serviço precisa constatar que o nome da pessoa, o número do banco, da agência e da conta são válidos e combinam.

Se houver algum erro, o serviço entrará em contato com você solicitando alteração ou devolvendo seu dinheiro antes de terminar a transação. Se isso não acontecer e você não tiver sucesso, é preciso abrir uma reclamação formal por meio da própria empresa. Em caso de não houver resposta, contacte o Financial Conduct Authority.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar