Como descartar o lixo corretamente na Irlanda

Como descartar o lixo corretamente na Irlanda

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

A coleta de lixo no Brasil é pública e feita de forma simples. Você coloca seu lixo em frente à sua residência, e o caminhão de lixo passa para retirar.

Na Irlanda, é um pouco mais complicado. A empresa que faz a coleta é privada, ou seja, existem regras e taxas para a retirada do lixo, e é preciso entender o sistema para não se surpreender com uma multa.

Coleta de lixo na irlanda é diferente do Brasil, com companhias privadas de coleta, cobrança de taxas e regras para o descarte. Foto: Ian Allenden/Dreamstime

Coleta de lixo na Irlanda é diferente do Brasil, com companhias privadas de coleta, cobrança de taxas e regras para o descarte. Foto: Ian Allenden/Dreamstime

Coleta de lixo na Irlanda

O lixo doméstico é geralmente coletado uma vez na semana por um operador privado.

No passado, era cobrada a coleta de lixo doméstico de acordo com o peso ou taxa fixa. Uma mudança, em 2017, permitiu uma gama de opções de preços: taxas permanentes, encargos por elevador ou por quilo, taxas por faixa de peso, encargos de peso ou combinações desses elementos.

Por isso, é preciso ficar atento à empresa que recolhe o lixo. Dependendo da residência, o landlord é responsável pelo pagamento. Mas é preciso conhecer os dias certos e outros detalhes para saber descartar corretamente o lixo.

Desperdício cobrado

Desde 2013, uma série de regulamentos foram introduzidos para lidar com o descarte de resíduos alimentares. Eles incluem os Regulamentos da União Europeia de 2015.

Por exemplo, os proprietários devem disponibilizar resíduos biodegradáveis para coleta separada. Outra opção é realizar compostagem. Os preços variam dependendo da companhia.

Recipientes para resíduos

 

Lixo deve ser descartado em lixeiras ou a companhia não recolher. Foto: Rozenn Leard/Dreamstime

Lixo deve ser descartado em lixeiras, ou a companhia não recolhe. Foto: Rozenn Leard/Dreamstime

O lixo deve ser colocado em lixeiras, ou ele não será coletado. Se você usar sacos de lixo, precisará anexar uma etiqueta pré-paga. Caso não o marque devidamente, ele não será coletado.

Geralmente, você pode comprar etiquetas de lojas locais. Também é válido saber como funciona o sistema no seu bairro ou conversar com o landlord.

Separação de resíduos por cores

A maioria dos coletores de lixo opera com um sistema de separação de resíduos. Em geral, diferentes tipos de resíduos devem ser colocados em contêineres codificados por cores.

Exemplos de lixeiras: recipientes marrons para resíduos de jardim, resíduos de alimentos e outros resíduos compostáveis; caixas verdes para itens recicláveis e caixas pretas ou cinzas para demais resíduos.

Descarte em grandes quantidades

Itens grandes como tapetes e sofás não podem ser descartados no lixo comum. Foto: Jiranat Chantorn Apinan/Dreamstime

Itens grandes como tapetes e sofás não podem ser descartados no lixo comum. Foto: Jiranat Chantorn Apinan/Dreamstime

Grande volume de lixo deve ser descartado por uma empresa especializada em resíduos volumosos. Itens grandes, como tapetes, móveis ou geladeiras, nunca devem ser deixados de lado para a coleta regular de lixo.

Reciclagem é dever do cidadão

É dever do cidadão separar o lixo recicável limpo e seco. Foto: Skypixel/Dreamstime

É dever do cidadão separar o lixo reciclável limpo e seco. Foto: Skypixel/Dreamstime

Grande parte do lixo doméstico pode ser reciclado, e é dever do cidadão irlandês reciclar seu lixo. A maioria das operadoras também coleta recicláveis ​​em caixas designadas, em semanas alternadas.

O lixo deve ser separado com tudo limpo e seco, da seguinte forma:

• Papel: cartas, brochuras, caixas de papelão achatadas, caixas de ovos, jornais, caixas de suco ou leite, etc.;
• Plástico rígido: garrafas pet ou de limpeza, recipientes de manteiga, iogurte e saladas, bandejas plásticas para frutas e legumes, embalagens plásticas de leite, garrafas plásticas para sabão líquido ou xampu;
• Latas: de sopa, pet food, bebidas ou alimentos.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar