Como é a carreira de psicólogo na Irlanda?

Como é a carreira de psicólogo na Irlanda?

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Assim como todas as profissões, os psicólogos brasileiros que decidem fazer um intercâmbio na Irlanda devem se preparar muito para conseguir atuar na área em um país estrangeiro. Mesmo com formação e experiência em terras brasileiras, muitas vezes, não é tão simples pisar na ilha e começar a atuar como psicoterapeuta ou psicólogo, mesmo porque existem diferenças de formação das duas profissões na ilha.

O canal do E-Dublin no Youtube falou com a psicóloga Silvana Byrne, que já atua há muitos anos na Irlanda, e sua experiência pode servir de exemplo para outros psicólogos que desejam seguir um caminho parecido.

Como é o mercado para psicólogos estrangeiros na Irlanda?

Ter formação de psicólogo no Brasil não garante um emprego imediato na área na Irlanda. Foto: Pxhere

Silvana é formada em psicologia desde 2000 e já tinha uma carreira muito bem baseada no Brasil quando decidiu ir atrás de um sonho antigo: morar na Europa.

Leia também: Depressão? Onde procurar ajuda na Irlanda?

Na Irlanda, enquanto estudava como intercambista em uma escola de inglês e dedicando a maior parte do seu tempo para aprender, Silvana teve que optar por trabalhar nos chamados “subempregos” para conseguir sobreviver nos primeiros meses. “Eu aceitei a minha limitação de não conseguir me comunicar muito bem em inglês e comecei a trabalhar cuidando de crianças, o que para mim era confortável e poderia me dedicar poucas horas”, afirmou.

Silvana foi seguindo um passo a passo para conseguir, finalmente, trabalhar na área. Quando se sentiu confortável com o inglês, começou a entender o processo que precisaria seguir para conseguir atuar como psicóloga. Logo, ela descobriu que existem diferenças da formação.

Como se Registrar no PSI, a Sociedade de Psicologia na Irlanda?

Psicólogos que queiram trabalhar na área na Irlanda precisam se registrar na Sociedade de Psicologia da Irlanda e equiparar o diploma brasileiro ao irlandês. Foto: Pixabay

É preciso ter um registro na PSI (The Psychological Society of Ireland), a Sociedade de Psicologia da Irlanda, para atuar como psicólogo no país. Não que isso seja fácil. Integrar essa sociedade é um processo burocrático e longo. “Para eu entender e conseguir fazer a equivalência do meu diploma levou mais ou menos um ano”, disse.

Leia também: Como é o trabalho como cuidador na Irlanda?

Segundo o site da PSI, psicólogos formados fora da Irlanda precisam fazer a equivalência do diploma. Isso significa ser autenticado pela PSI, que afirmará que você está apto a clinicar na ilha como psicólogo. Para isso, a qualificação deve ser baseada em uma gama de cursos de Psicologia, incluindo “bases biológicas do comportamento, psicologia do desenvolvimento, psicologia cognitiva, psicologia social, personalidade e diferenças individuais e metodologia de pesquisa”.

Os candidatos devem fornecer sua transcrição original com uma tradução certificada para o inglês. Preencher o formulário disponível no website e fazer sua inscrição online.

Como abrir um consultório de psicologia na Irlanda?

Silvana afirmou que, depois de ter o diploma reconhecido e um registro na PSI, ela começou a buscar empregos em empresas. Ela teve a orientação de começar atendendo brasileiros e falantes do espanhol, que ela dominava. Apesar da vontade de atender em inglês logo de cara, Silvana ressaltou que a ferramenta de trabalho de um psicólogo é a escuta, a compreensão e a fala.

Trabalho voluntário em psicologia na Irlanda

Psicólogos e psicoterapeutas, ao contrário do Brasil, têm formações diferentes na Irlanda. Foto: Pxhere

Existem muitos projetos comunitários voltados a trabalhos em grupos para psicólogos. Isso pode auxiliar na formação e, consequentemente, no currículo. “Trabalhei com terapia de grupo com mulheres irlandesas. Foi uma oportunidade para eu praticar meu inglês. Percebi que eu conseguia, e isso me deu confiança para começar a atender em inglês”. Hoje ela atua no InterCultural Psychology, do qual é fundadora.

Diferenças entre psicólogo e psicoterapeuta na Irlanda

Psicólogo e psicoterapeuta são formações diferentes na Irlanda, assim como na Inglaterra. Segundo explica Silvana, o psicoterapeuta faz uma faculdade exclusiva de psicoterapia para fazer atendimento clínico.

A formação de psicólogo na Irlanda já dá uma ampla área de atuação, com trabalhos principalmente em empresas, área de recursos humanos etc. A área é bem qualificada e com boa remuneração.

Precisando de orçamento para o seu intercâmbio? Comece por aqui!

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar