Como é o trabalho de Night Porter (Porteiro), na Irlanda?

Como é o trabalho de Night Porter (Porteiro), na Irlanda?

Colaborador E-Dublin

5 anos atrás

Se destaque no LinkedIn!

Curso completo pra te ensinar a atrair recrutadores e conseguir um emprego

Bom, já te apresentamos como é o dia a dia dos housekeepers, dos plaqueiros, das babás e agora vamos desbravar mais um trabalho muito comum entre os estudantes brasileiros, com stamp 2: o night porter, nosso famoso porteiro.

PROFISSÃO: NIGHT PORTER

Recepção impecável, para entrada dos hospedes © Dmitry Kalinovsky - Dreamstime.com

Recepção impecável, para entrada dos hospedes © Dmitry Kalinovsky – Dreamstime

Cheguei na Irlanda com 23 anos. Sou da terra da garoa (São Paulo) e quando atuei como porteiro, estava na Irlanda há pouco mais de um ano. Até chegar em Dublin nem fazia ideia sobre o que um night porter fazia. Na minha cabeça ia rolar aquele esquema mole mole de no meio da madrugada colocar as pernas para cima e tirar uma soneca, eu até já tinha separado uns Dvds para assistir…Hahahaha se ferrou!

O meu trabalho de night Porter rola num hotel e de moleza não tem nada. Saca o pique do trampo! “São 22h e até às 8h será pauleira, o night porter seria supostamente a pessoa designada para ficar na recepção e dar uma forcinha para a galera do housekeeper na parte da manhã. Ahhh sei… isso na teoria, pois a realidade é que a galera da aquela explorada e o night porter e se acaba fazendo um pouco de tudo.

Ops! E vamos parar de conversa porque a noite é longa. Meu trabalho começa pela cozinha, tenho que limpar e preparar todas as mesas da sala de refeições, dar uma geral na cozinha e já começar a encher as jarras de suco, leite, tigelas de cereais e deixar tudo encaminhado para o café da manhã. Sim, isso mesmo. De Porteiro vou parar na cozinha.

O night Porter tem que fazer de tudo um pouco © Ammentorp | Dreamstime.com

O night porter acaba trabalhando também na cozinha do hotel. © Ammentorp | Dreamstime

E uma hora mais tarde… hora de break? Vai pensando. Já estou na recepção, atendendo telefone, fazendo check in, aguentando hospedes gente boa e de mau humor também. Das 23h até às 2h fico na função dos hospedes. Tudo em ordem? Hora de fechar as portas e…! Você achou que minha pausa tinha chegado?

São 2h e é agora que a parte pesada começa. Hora de fazer a ronda e checar em todos os andares quanto de roupa de cama e toalhas precisam ser repostos. Não, eu não preciso arrumá-los, mas tenho que deixar as quantidades exatas para a galera do housekeeper.

Serviço pronto, tudo em ordem nos quartos.© Brett Critchley | Dreamstime.com

Chegar material de trabalho da housekeeper também é função do night porter. © Brett Critchley | Dreamstime

Ronda feita, é hora de checar o estacionamento para me certificar de que não há nenhum carro bloqueando o acesso. Manobra daqui, manobra dali já são quase 6h da manhã e é melhor eu correr para a recepção.

Antes das 6h ela precisa estar brilhando, com carpete aspirado e balcão refletindo como espelho. Ai é hora de preparar o sorriso aberto, a simpatia e fazer check out, chamar taxi para hospedes, receber deliveries e finalmente, quando o clock balangar 8h, ops, já ia esquecendo, ainda preciso fechar o caixa com a recepcionista e só então, finalmente é hora de ir para casa! Uffa!!!

Você deve estar pensando, nossa o cara trabalha para burro. É verdade, para ser night porter é preciso disposição, mas também posso dizer que muito do inglês que tenho hoje é consequência do meu trabalho. Foi ótimo para eu perder a vergonha.

Se ainda vale a pena vir para a Irlanda? Cara, vale muito. Eu vim sem esperar muito. Hoje vejo que valeu cada centavo investido e posso te garantir que vale cada noite trabalhada, gosto muito de Dublin e principalmente da vida que se pode levar mesmo sendo um simples night porter.

Se esse é o seu sonho e você tiver disposto a encarar os subempregos até conseguir algo melhor, venha, te garanto que será uma bela lição por toda a sua vida.

Raio X da profissão de Night Porter

Quanto ganha: Em média 11 euros hora

Quantas horas: Eu trabalho das 22 as 8h. Mas pode variar.

Como conseguir: Bom, eu tinha um amigo NP e ele me indicou, certamente indicarei o próximo e por ai vai, mas também rola uns CV para vagas que sempre aparecem por ai.

Nível de esforço: Pesado, mais pela correria que pelo esforço físico em si! Mas pensa, 2×1, você trabalha e malha ao mesmo tempo.

Nível de inglês: Das duas uma, ou você tem um inglês bom ou muita cara de pau. Os dois estão valendo :)

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Se destaque no LinkedIn!

Curso completo pra te ensinar a atrair recrutadores e conseguir um emprego


Avatar photo
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Veja também

Como é o Regime Trabalhista na Irlanda?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email