Como economizar na hora de fazer a reserva da hospedagem

Como economizar na hora de fazer a reserva da hospedagem

Larissa Fontes

7 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Viajar é bom demais, e isso não dá para negar. Depois de comprar as passagens, começa a busca por um lugar para descansar depois de um dia inteiro batendo perna e explorando seu novo destino.

Para não errar na hora da escolha da hospedagem e garantir, pelo menos, algumas horinhas de sono durante a sua próxima viagem, dá uma olhada nessas dicas que separamos para você reservar a acomodação perfeita.

1. Conheça e explore os sites de busca

Confira nossas dicas para não errar na hora de bookar um quarto de hotel. © Byheaven87 | Dreamstime.com

Ao iniciar a saga por um lugarzinho para ficar no seu próximo destino você vai se deparar com alguns sites que se propõem a oferecer as melhores e mais baratas opções de hospedagem.

Os mais populares apresentam uma vasta gama de acomodações para os usuários, como é o caso do Booking.com. O site tem mais de meio milhão de estabelecimentos cadastrados em aproximadamente 200 países.

As instalações, que vão dos mais simples hostels até os mais renomados hotéis 5 estrelas, estão catalogadas na plataforma de uso bem fácil e intuitivo. A busca mais rasa começa ao digitar a cidade onde você pretende se hospedar, o período da estadia e o número de hóspedes.

Simples assim. A partir daí você deve refinar a procura por meio dos filtros, falaremos sobre eles já já. Ao fuçar a página, não se deixe levar pelos primeiros anúncios que pipocarem na tela, vale a pena investigar mais.

O mesmo serve para a própria plataforma que você costuma usar. Todos nós temos nosso site queridinho e, sim, ele é querido por algum motivo. Provavelmente foi o primeiro que você usou e, portanto, já está acostumado com o layout.

Leia também: Top 5 sites para quem procura hospedagem

2. Compare preços

Compare e saiba economizar antes de fazer a reserva de um quarto para sua próxima viagem. © Diego Grandi | Dreamstime.com

A nossa segunda dica está diretamente conectada ao processo anterior. Ao navegar pelos sites, não deixe de comparar os preços e garantir que eles condizem com aquilo que for oferecido.

Parece óbvio, afinal, o preço é quase sempre a primeira coisa que a gente bate o olho ao pesquisar por uma acomodação. Porém, muitas vezes um mesmo quarto pode apresentar valores diferentes nas diversas plataformas. Desconfie.

Ao fazer esse exercício você pode se deparar com promoções e descontos que não encontraria caso deposite suas fichas logo na primeira oferta que aparece. Inclusive, não deixe de acessar o site do próprio estabelecimento para confirmar se o preço faz sentido e se certificar de todas as opções.

Além disso, é importante comparar também um hotel com o outro levando em conta os seus critérios de qualidade, comodidade e orçamento. Comece pela avaliação do local (de zero a dez), feita por hóspedes que já passaram por lá. Analise também todas as fotos disponibilizadas que, muitas vezes, ajudam a ter uma noção de como realmente é o lugar e se vale o preço que está sendo cobrado.

3. Use e abuse dos filtros

Agora vamos refinar um pouquinho a pesquisa. Os buscadores sempre exibem diversas opções de filtros para você clicar e restringir as ofertas de acordo com suas exigências. Dessa forma, a sua busca fica mais personalizada e suas chances de encontrar o quarto ideal aumentam bastante.

Com os filtros mais simples você pode definir o tipo de propriedade que você deseja reservar, como hostel, apartamento, quarto privativo ou compartilhado, suíte e por aí vai. Você pode definir também a categoria do mesmo, de acordo com a quantidade de estrelas do hotel, por exemplo.

No site do Booking os filtros ficam localizados no lado esquerdo da tela e os mais populares são:

  • Distância do centro da cidade
  • Locais de interesse (Pontos turísticos)
  • Comodidade (Estacionamento, restaurante, serviço de quarto, Wi-fi, piscina…)
  • Comodidade do quarto (Cozinha, banheira, varanda, televisão, máquina de café…)
  • Acessibilidade (Elevador, acesso para cadeirantes, apoio visual, apoio auditivo…)

Dessa forma, você vai restringindo cada vez mais sua busca e se deparando com as opções disponíveis que se enquadram nas suas preferências.

4. Leia avaliações

O feedback dos hóspedes anteriores deve ser levado em consideração na sua escolha. © Siri Wannapat | Dreamstime.com

Por mais informações que tenhamos ao nosso dispor, elas são sempre oferecidas pelo próprio estabelecimento. Esse, por sua vez, é um negócio como outro qualquer com o objetivo de vender o seu produto. Sendo assim, você nunca verá pontos negativos.

Essa é a função das avaliações dos hóspedes anteriores. Eles vão relatar a experiência, principalmente se ela deixou a desejar em algum aspecto. Quartos barulhentos, cama desconfortável, problemas com funcionários, serviço demorado e limpeza precária costumam ser as reclamações mais comuns.

Esse tipo de inconveniência é que torna a experiência desagradável e impede que o cliente retorne em uma outra oportunidade e deixe de recomendar para um amigo. É sempre bom compartilhar como foi sua estada no local, mesmo que por uma noite, para que você possa ajudar e ser ajudado. Nada como o bom e velho boca a boca, não é mesmo?

As avaliações têm a função de tornar a propaganda crível e, por meio delas, você passa a validar tudo o que foi prometido anteriormente pelo dono da propriedade. Jamais deixe esse processo passar batido, ele é possivelmente o mais importante na hora da sua escolha.

Leia também: 5 dicas importantes para os viciados em viagem

5. Quais critérios considerar

A acomodação pode afetar diretamente a sua experiência de viagem, faça a escolha certa. © Iuliia Lisitsyna | Dreamstime.com

Quando a viagem tem propósito turístico, é importante priorizar alguns critérios na escolha da acomodação. Independentemente do seu orçamento ou do seu tempo de estadia, certos pontos sempre devem ser considerados. São eles:

A distância da propriedade para o centro da cidade

Geralmente quanto melhor localizada a acomodação, mais cara é a diária. Por outro lado, você consegue otimizar o seu tempo, perdendo menos horas se deslocando de um ponto a outro. Na maioria das vezes, os pontos turísticos estão centralizados.

A distância da propriedade para o aeroporto

Alguns aeroportos ficam bem distantes da região central, o que faz com que você seja obrigado a perder tempo da trip se deslocando até lá e, muitas vezes, gastando um dinheiro extra com transfer e táxi.

As facilidades da região

É importante se preocupar se há caixa eletrônico por perto, assim como mercados, farmácias, pontos de ônibus, estações de metrô, rodoviárias. Isso tudo torna sua viagem mais tranquila, sem estresse e perda de tempo.

Wifi grátis

Sabemos que hoje em dia todo mundo é conectado 24 horas com os smartphones, mas justamente por conta de toda essa dependência do “online” é sempre importante garantir mais uma fonte de internet para emergência. E elas podem surgir. Fazer o check-in do voo, pedir um táxi, buscar dicas de restaurantes são coisinhas simples, mas podem se tornar um problemão offline.

6. Torne-se um membro especial

Alguns sites buscadores de acomodação oferecem benefícios para os clientes assíduos e não é tão difícil se tornar um membro quanto parece. O Booking, por exemplo, tem o Programa Gênius, um clube de fidelidade para quem viaja com frequência e utiliza o site para bookar as reservas.

O Gênius tem dois níveis diferentes, conheça:

Nível 1: Para fazer parte do primeiro nível do clube, basta concluir duas reservas em dois anos. Simples assim. E os benefícios são:

  • Desconto de 10% em acomodações selecionadas pelo Booking
  • Participação vitalícia grátis (lembrando que, para pesquisar acomodações no Booking, não precisa fazer conta no site, mas para reservar, sim. A abertura é gratuita, pedindo apenas dados pessoais e bancários quando necessário)

Nível 2: Para desbloquear o nível 2, é preciso concluir 5 reservas em um período de 2 anos. O benefícios são:

  • Desconto de 10% e 15% nas acomodações selecionadas pelo site
  • Café da manhã grátis em opções selecionadas
  • Upgrade grátis de quarto em opções selecionadas
  • Participação vitalícia grátis

Essa dica vale ouro para os mochileiros de plantão. Com apenas 2 reservas você já consegue economizar na hospedagem para gastar em um restaurante bacana, tomar uma cerveja local ou pagar o ticket de algum passeio.

Leia também: Cinco dicas para economizar no mochilão na Europa

7. Faça bom uso do cancelamento gratuito

Encontrou uma opção melhor? Cancelamento grátis pode ser um grande aliado. © Arnel Manalang | Dreamstime.com

Muitas vezes não damos tanto valor ao cancelamento gratuito. Afinal, não reservamos um quarto esperando cancelar um dia. Por outro lado, isso nos dá um certo conforto, uma garantia de que não vamos perder dinheiro em caso de imprevistos.

Mas o cancelamento grátis vai além disso. Ele nos possibilita escolher uma outra acomodação em uma promoção futura. Esse é o pulo do gato. Mesmo já tendo finalizado sua reserva e garantido um lugar para ficar durante sua viagem, não deixe de continuar olhando o site vez ou outra.

Isso porque, muitas vezes, surgem promoções ou “ofertas do dia” que despencam o preço da estadia em hotéis mais bacanas. Portanto, se sua reserva foi realizada com cancelamento gratuito, nada o impede de trocar.

O cancelamento pode ser feito pelo próprio site ou pelo link de confirmação da reserva enviado por e-mail, no caso do Booking. Geralmente, você pode efetuar em um período de 7 dias antes do seu check-in, fique atento.

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior

Larissa Fontes
Larissa Fontes, Jornalista, geminiana e curiosa. Dona de uma mente inquieta num corpo semi-sedentário de 20 e poucos anos. Sobrevive à base de café, música alta e papos de boteco. Acompanhe ela em @larifontes no Instagram.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar