Como encontrar passagens aéreas mais baratas

Como encontrar passagens aéreas mais baratas

Larissa Fontes

2 meses atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

O planejamento do intercâmbio envolve diversas etapas e pode ser mais longo do que imaginamos. Mas é só quando temos a passagem na mão que a ficha cai. Vai embarcar no ano que vem e está na dúvida de como comprar? Quando comprar? O que fazer para economizar nesse processo? Então dá uma olhada nessas dicas que preparamos para você encontrar passagens aéreas mais baratas em 2020.

Explore os sites de busca

Saiba como economizar na hora de comprar seus tickets para embarcar no intercâmbio.  © Maksymiv7 | Dreamstime.com

O primeiro passo é sempre o mesmo: você digita no navegador a palavra “passagem” seguida da sua cidade e o destino para onde você quer ir. Acertei? A partir daí começa uma chuva de anúncios, você não sabe para onde olhar e clica no primeiro link que aparece.

É agora que você precisa negar a tentação de comprar no primeiro site que vê. Prepare-se para um processo mais longo e criterioso em vez disso. Explore bastante os sites das companhias aéreas que voam para onde você deseja ir.

No caso de Dublin, por exemplo, não existe voo direto partindo do Brasil. No total, são 8 companhias aéreas que vem para cá, mas com uma parada em alguma outra cidade primeiro. São elas:

Leia também: KLM lança novas rotas para o Nordeste e com promoções

Lembrando que o tempo de conexão no país antes de seguir para o seu destino final influencia diretamente o valor da passagem. Paradas mais longas tendem a ser mais baratas. Se você não se incomoda em esperar umas horinhas a mais no aeroporto, tem mais chances de economizar.

Outra forma de procurar é fuçando os buscadores de passagens aéreas, plataformas conhecidas dos viajantes de plantão. Skyscanner, Momondo, Kayak, Edreams são alguns deles.

Eles comparam preços de passagens de diferentes companhias aéreas de acordo com as informações oferecidas, facilitando bastante o trabalho.

Compre com antecedência

Quem quiser economizar não deve deixar a compra das passagens para a última hora. © hashim mahrin | Dreamstime.com

De acordo com um levantamento feito pelo site Momondo, a melhor época para comprar passagens aéreas é aproximadamente 56 dias antes do embarque. Isso porque as empresas sabem do desespero de quem precisa comprar de última hora e explorar isso sem dó nem piedade.

Outro comportamento constatado no estudo é que o valor também cai quando os voos são noturnos. Além disso, foi observado também que viajar na terça-feira costuma ser mais em conta. O que nos leva à próxima dica!

Seja flexível na escolha da data

Afinal, qual é a melhor época para comprar passagem barata para a Europa? © Dawid Kalisinski | Dreamstime.com

Quando você está planejando uma viagem de férias, muitas vezes você tem um período fechado e os dias contados, o que restringe na hora da compra da passagem.

No caso do intercâmbio, por outro lado, como você tem bastante tempo para se planejar, nada impede de escolher com calma a data da passagem, sem se prender a um dia específico e essa é uma grande vantagem. Sabe por quê?

Diferentes datas escolhidas tanto para ida e para a volta podem fazer uma baita diferença no preço da passagem. Muitas vezes, literalmente de um dia para outro.

Se você pesquisa para embarcar em um domingo, por exemplo, pode ser que na segunda-feira o preço seja drasticamente menor e não tem padrão algum. Não tem como adivinhar, então o jeito é investigar.

Opte pela baixa temporada

A baixa temporada é o período no qual um destino se torna menos atrativo turisticamente falando. O termômetro é feito pelos hotéis, que efetuam menos reservas nessa época do ano e, muitas vezes, baixam o preço das acomodações. É um prato cheio para os viajantes mochileiros.

Consequentemente, as empresas aéreas também são afetadas por esse fenômeno, visto que a procura por passagens também sofre uma queda brusca. Logo, a estratégia delas é diminuir as tarifas para impulsionar as vendas.

O verão europeu é super visado por turistas que querem aproveitar os dias de sol no velho continente. É aí que você tem que fugir se quiser economizar! Os meses de junho, julho e agosto são considerados alta temporada por aqui, o que faz o valor das passagens aéreas decolar.

A dica de ouro, portanto, é marcar o dia da sua viagem para a baixa temporada, ou seja, o inverno europeu. O mês de dezembro inicia o período, exceto a semana que antecede o Natal. Depois disso a baixa temporada se estende até o mês de março.

De acordo com o Skyscanner, os preços despencam mesmo entre março e abril e eles são os campeões da economia. Caso você tenha a disponibilidade e o tempo para se organizar direitinho, vale a pena investir nessas datas para salvar uns eurinhos no intercâmbio.

Leia também: Como economizar ao comprar sua passagem aérea para o exterior?

Tarifa de estudante

Tarifa estudantil da KLM garante benefício para pessoas de até 45 anos. © Richair | Dreamstime.com

Quando se trata de intercâmbio, os estudantes têm uma bela vantagem. Várias companhias oferecem tarifas especiais para quem estiver matriculados por mais de duas semanas em algum curso no exterior. Além disso, para obter o benefício, é preciso ter, em geral, entre 12 e 34 anos.

Os valores não mudam muito, mas a tarifa tem outros atrativos. Por exemplo, a flexibilidade para alterar a data das passagens sem cobrar taxas absurdas para realizar a manobra. Sem a tarifa estudantil, esse processo pode custar tão caro que muitas vezes compensa comprar um novo bilhete.

Recentemente, a KLM anunciou algumas novidades na tarifa de estudante da empresa. Uma delas é em relação à faixa etária. A companhia passou a emitir passagens para estudante entre 18 e 45 anos, já que cada vez mais pessoas acima dos 35 têm demonstrado interesse estudar no exterior.

Além disso, a empresa também anunciou que vai permitir duas malas de até 23kg, em vez de somente uma. Para quem pretende ficar bastante tempo na Ilha essa é uma vantagem e tanto.

Veja também

Como preparar as malas para o Intercâmbio?

Larissa Fontes
Larissa Fontes, Jornalista, geminiana e curiosa. Dona de uma mente inquieta num corpo semi-sedentário de 20 e poucos anos. Sobrevive à base de café, música alta e papos de boteco. Acompanhe ela em @larifontes no Instagram.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar