Como fazer um novo passaporte brasileiro na Irlanda?

Como fazer um novo passaporte brasileiro na Irlanda?

Edu Giansante

2 semanas atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Uma das coisas com a qual temos que ter cuidado quando estamos fora do Brasil é o nosso Passaporte, pois ele é o principal documento por aqui. Na Irlanda, você nunca usará CPF e RG e sempre que precisar se identificar precisará apresentar o seu passaporte, e é claro que ele deve estar dentro do prazo de validade.

Passaporte é um documentos que não podem faltar em sua viagem ao exterior.© Filipe Frazao | Dreamstime.com

Se o seu passaporte vencer enquanto você estiver na Irlanda, não se preocupe, pois é simples tirar um novo, na Embaixada Brasileira em Dublin. Se você está no Brasil ainda, terá que procurar a Polícial Federal na sua cidade.

Neste post vamos dar o passo a passo de como solicitar o seu passaporte na Irlanda. Vale lembrar que, passaportes não são renovados, ou seja, venceu, tira-se um novo.

  1. Ao acessar o site da Embaixada através do link, escolha a opção PASSAPORTE, e ao ler todas as instrunções, clique na opção INICIAR NOVO REQUERIMENTO. Caso você não tenha um computador disponível para fazer isto, vá até a Embaixada Brasileira, pois eles disponibilizam algumas máquinas para vários serviços oferecidos pela embaixada.

2. Imprimir o comprovante emitido após o preenchimento ou anotar o número de confirmação. Este comprovante será válido por 30 dias. Nele, constará também o dia do agendamento, e quando você deve entregar os documentos na Embaixada Brasileira.

3. Fazer um depósito em dinheiro no valor de 120, na conta da Embaixada Brasileira. Em caso de perda, dano ou extravio de passaportes válidos, a lista de documentos muda, acesse o link para conferir o que levar. 

4. Formulário preenchido e taxa paga, vá até a Embaixada Brasileira no dia do agendamento com:

  • Comprovante de preenchimento do formulário;
  • Comprovante de depósito bancário;
  • Certidão de quitação elitoral;
  • Certidão de quitação com serviço militar (em caso dos homens entre 18 e 45 anos);
  • Um envelope registrado pré-pago (register, prepaid). Caso queira receber o documento em casa.
  • passaporte antigo
  • Foto 3 x 4 ou 5 x 7 (colorida), recente (menos de 6 meses), fundo branco, rosto descoberto, orelhas aparentes, sem sorriso e sem óculos.

5. No dia do agendamento, dirija-se a embaixada com todos os documentos em mãos.

Feito isto, basta aguardar o recebimento do seu passaporte, que ficará pronto em torno de duas semanas e será enviado para o seu endereço (usando o envelope que você levou). Terá validade de 10 anos.

Vale ressaltar, que com o número crescente de brassileiros na Irlanda, tem aumentado-se também a demanda na Embaixada para todos os serviços consulares disponíveis em Dublin. Em Julho 2019, os agendamentos para passaporte estavam sendo realizados para  Outubro do mesmo ano. Uma vez dito isso, vale ficar atento a data de validade do seu passaporte e levar em consideração, a demora para obter o atendimento na Embaixada.

Um dos nossos colaboradores solicitou um novo passaporte em Julho de 2019 e, segundo informou a própria Embaixada por telefone, até a presente data, enviar a documentação e fazer todo o processo via Correio, diminuiu consideravelmente o tempo para o recebemento do passaporte. Por isso, o E-Dublin recomenda, consultar a Embaixada antes de iniciar o processo, para verificar  a forma mais rápida para solictar o documento.

Edu Giansante
Edu Giansante, Fundador e CEO do E-Dublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Como funciona o passaporte de emergência?

    Serviços para Brasileiros

    Como funciona o passaporte de emergência?

    Uma das principais dúvidas de turistas ou expatriados brasileiros no exterior...

    Elizabeth Gonçalves

    1 semana atrás

    Como funciona o passaporte de emergência?
  • 5 acordos internacionais que você deveria conhecer

    Dicas Profissionais

    5 acordos internacionais que você deveria conhecer

    A partir de agora, o trâmite internacional de documentos está menos...

    Elizabeth Gonçalves

    2 semanas atrás

    5 acordos internacionais que você deveria conhecer

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar