Como funciona a carteira de motorista provisória na Irlanda

Como funciona a carteira de motorista provisória na Irlanda

Larissa Fontes

8 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Quem quiser voltar a dirigir na Irlanda ou aprender do zero vai ouvir e muito o termo Learner Permit.

Estamos falando da licença de aprendiz irlandesa. O processo de aquisição, as regras e as limitações são bem diferentes da carteira de habilitação provisória do Brasil. Antes de se arriscar na mão inglesa, entenda como fazer e tudo o que você vai precisar para dirigir legalmente aqui na Ilha.

Saiba tudo sobre o Learner Permit, a carteira de habilitação provisória aqui na Irlanda. © Photoguns | Dreamstime.com

Ao contrário do que muitos devem pensar, começar a dirigir na Irlanda não é um bicho de sete cabeças.

Tudo bem que é tudo em inglês e o volante fica do outro lado, mas não se assuste. Já começa pelo fato de que, diferentemente do Brasil, aqui você já sai do teste teórico habilitado.  Basta acertar 35 das 40 questões do teste teórico.

“Então você está me dizendo que eu posso dirigir sem nunca ter pego num volante?”. Incrivelmente, a resposta é sim. Entretanto, é preciso cumprir uma série de exigências feitas pelo RSA, Road Safe Authority, a autoridade do governo irlandês que cuida da segurança nas estradas. Uma delas é nunca, jamais, em hipótese alguma dirigir desacompanhado. Vamos explicar essa história direitinho já já.

Quem pode aplicar para o Learner Permit?

Para aplicar para o Learner License, é preciso ter sido aprovado no teste teórico. Imagem: Pixabay

Para aplicar para a Carteira de Aprendiz, você precisa ser residente na Irlanda. Isso significa que precisa morar no país por, pelo menos, 185 dias. Se você estuda ou trabalha em outro país, é preciso provar que vai retornar para a Ilha regularmente.

A Learner Permit tem a validade de 2 anos e pode ser renovada, desde que o pedido seja feito com 3 meses de antecedência. Além disso, para solicitar a carteira, é preciso ter sido aprovado no Teste Teórico (Original Driver Theory Test Certificate), também com a validade de 2 anos.

Leia também: Como tirar carta de motorista na Irlanda

Qual é a documentação necessária?

Para solicitar a Learner Permit, é preciso apresentar os documentos abaixo em alguma das unidades do NDLS, National Driver License Service, órgão responsável por emitir as habilitações aqui na Irlanda:

  • Formulário de aplicação preenchido
  • Certificado de aprovação do teste teórico
  • Documento de identidade com foto (passaporte)
  • PPSN (Personal Public Service Number)
  • Comprovante de residência datado dentro dos últimos 6 meses
  • Exame de vista assinado por um oftalmologista datado dentro do mês anterior
  • Valor de 35 euros cobrado pela aplicação

Leia também: Você sabe por que os seguros de carro são tão caros na Irlanda?

Como é o processo?

Na Irlanda, ao contrário do Brasil, não é preciso fazer aulas teóricas de direção. Imagem: Pixabay

O processo para pedir sua Learner License começa lá no teste teórico, como contamos ali em cima. Diferentemente do Brasil, aqui você não precisa fazer horas e horas de aulas antes de realizar o teste.

Na Irlanda você estuda por conta própria, adquirindo o material com as regras de trânsito no site da DTT, Driver Theory Test, online ou também em livrarias físicas pelo valor médio de 6 euros.

Você encontra, ainda, o Livro Oficial de Perguntas e Respostas (Driver Theory Test Cars Motorcycles & Work) com 600 questões, que custa aproximadamente 20 euros. Além disso, é possível estudar realizando o Simulado Oficial Online. Você paga 21 euros por um mês de acesso ilimitado para realizar testes idênticos às possíveis questões.

O agendamento da prova é feito online pelo site da DTT, onde você escolhe a data e a unidade, comprova identidade e paga a taxa de 35 euros.

O próximo passo é comparecer até o local e acertar 35 das 40 questões. São disponibilizados 45 minutos para a realização da prova, e o candidato já fica sabendo na hora se passou ou não no exame. Com o resultado positivo, ele já leva para casa o certificado para solicitar a habilitação de aprendiz.

Lembrando que, com 6 meses de carteira provisória, você já pode tentar pegar a definitiva. Explicamos como faz para tirar a carteira de habilitação definitiva na Irlanda aqui.

Leia também: Saiba como alugar um carro e viajar pela Irlanda e Europa

Quais são as regras para dirigir como Learner?

Dirigir desacompanhado sem a carteira definitiva é uma infração grave na Irlanda. Imagem: Pixabay

Passando no exame e solicitando a sua Learner Permit, a carteira provisória chega pelos correios dentro de um período de 10 dias úteis. Com ela em mãos, você já pode sair dirigindo, desde que cumpra as regras estabelecidas pelo governo irlandês, são elas:

Idade Mínima
É preciso ter 16 anos para pilotar uma scooter, 17 anos ou mais para dirigir um carro normal e 18 anos para dirigir um caminhão.

Placa “L”
Todos aqueles que tiverem a carteira de motorista provisória aqui na Irlanda devem ter o carro adesivado com a letra L (Learner) em vermelho, com o fundo branco, claramente visível na parte da frente e na traseira do veículo.

Dirigir sempre acompanhado
Como já citamos, todos os motoristas com carteira de Learner devem dirigir sempre acompanhados por alguém que carteira definitiva pelo período contínuo de 2 anos. O descumprimento dessa regra pode acarretar na apreensão do veículo, além de outras penalidades e multas. A medida foi tomada em 2018 com o objetivo de reduzir os acidentes e formar melhores motoristas.

Se você for parado pela Gardaí dirigindo por aí com sua Learner License e desacompanhado, você perde 2 pontos na carteira e é multado em 80 euros, caso pague em 28 dias, ou 120 euros, pagando dentro do período de 56 dias. Se condenado em Tribunal, 4 pontos são retirados além de uma multa no valor de 120 euros. Sem contar que seu carro provavelmente vai ser apreendido.

Se o carro não for seu, o buraco é ainda mais embaixo. O dono vai encarar uma multa de 1.000 euros e vai ter o carro apreendido.

Leia também: Quanto custa manter um carro na Irlanda

Precisando de orçamento para o seu intercâmbio na Irlanda? Comece por aqui!

Veja também

Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda

Larissa Fontes
Larissa Fontes, Jornalista, geminiana e curiosa. Dona de uma mente inquieta num corpo semi-sedentário de 20 e poucos anos. Sobrevive à base de café, música alta e papos de boteco. Acompanhe ela em @larifontes no Instagram.

Stock Photos via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar