Como funciona o cartão de saúde europeu?

Como funciona o cartão de saúde europeu?

Elizabeth Gonçalves

5 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Viajar pela Europa e conhecer o maior número possível de países e cidades, certamente, é o objetivo da maioria dos E-Dubliners, não é mesmo? Mas você sabia que com o cartão de saúde europeu a sua viagem pode ficar mais segura?

O cartão de saúde europeu, conhecido na Irlanda como EHIC card – European Health Insurance Card, é um documento que garante o acesso a cuidados de saúde em caso de doença, acidente em viagem ou estada temporária em países da União Europeia e Suíça.

Cartão de saúde europeu é uma segurança extra para a sua viagem no exterior. Reprodução: telegraph.co.uk

É claro que ninguém aqui pensa em sair de férias e viajar para ficar doente, mas, como a maioria dos estudantes chega aqui apenas com o seguro-saúde governamental, cuja abrangência está restrita ao território irlandês, é melhor se precaver, não? Afinal, esse documento garante o acesso a tratamentos urgentes nas mesmas condições e custos que as pessoas cobertas pelo sistema público do país que você está visitando.

No entanto, vale lembrar: o cartão não cobre tratamento na rede privada! Além disso, ele não dá o direito de viajar apenas com o intuito de receber tratamento para uma doença na rede pública de outro país.

Vale ressaltar, também, que o cartão de saúde europeu não substitui o seguro viagem, cuja abrangência é muito maior e é obrigatório para viajantes brasileiros em países que integram o Tratado de Schengen, devendo ter cobertura mínima de 30 mil Euros.

Para solicitar o cartão europeu na Irlanda, você precisará do PPS, uma espécie de CPF. Crédito: Shutterstock

O cartão de saúde europeu é gratuito para todos, incluindo estudantes não europeus. Porém, para solicitá-lo é preciso comprovar ser residente na Irlanda e possuir um PPS. Com os documentos em mãos, dirija-se até o Local Health Office mais próximo da sua casa (a lista de endereços pode ser consultada aqui) e preencha o formulário. O cartão será entregue na sua casa em até 10 dias úteis.

Vale citar que, ao fazer uso do EHIC pela Europa, se for fazer uma consulta de rotina, você continua tendo que pagar pelos serviços médicos, porém muito aquém dos valores habituais (esses valores diferem de país para país). Na Espanha, a consulta médica não é cobrada; na França, você pagaria apenas 30% do valor habitual. Em Portugal, tanto consulta quanto atendimento hospitalar não têm custo; enquanto que, na Bélgica, a diária hospitalar custa 15 euros.

Mais informações acesse o site do HSE.

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar