Como funciona o ensino superior na Irlanda?

Como funciona o ensino superior na Irlanda?

Carol Braziel

3 anos atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Como funciona o ensino superior na Irlanda? Créditos: Pixabay.

Como funciona o ensino superior na Irlanda? Créditos: Pixabay

Pra você que está a procura de algo além dos cursos de inglês, a Irlanda também é uma opção que você pode considerar, porém teremos que ser realistas: nem tudo é lindo para os não-europeus que desembarca por aqui com o objetivo de investir no ensino superior.

O principal motivo para essa constatação se dá pelos valores dos cursos, que são duas vezes mais caros, comparados com os ofertados aos nativos. Sendo assim, o ideal é chegar na Irlanda com alguma bolsa de estudos em punho. Outro fator que pode emperrar o seu objetivo, é que, segundo as regras de imigração, o não-europeu deve pagar o valor integral do curso antes mesmo de assistir a primeira aula, o que é bem difícil para o perfil do estudante brasileiro que atualmente desembarca por aqui.

Porém, observa-se que nos últimos anos o fluxo de brasileiros nas universidades irlandeses tem provocado uma maior flexibilização em algumas dessas regras.

Níveis de educação na Irlanda

Aqui temos grandes universidades e faculdades reconhecidas mundialmente, como a Trinity College of Dublin, University College Cork e University College Dublin.

Para os estudantes interessados em um curso de diploma como bacharelado, mestrado ou doutorado, o período de permanência concedido equivale a duração do curso, e as condições são passar no teste de proficiência de Inglês e a avaliação do histórico escolar. Saiba mais no artigo “A Irlanda não é só curso de inglês“.

Os níveis de educação na Irlanda são divididos entre primário, secundário e superior (também conhecido como Third Level – terceiro nível). A última opção é composta por universidades, institutos de tecnologia, faculdades de educação e as faculdades privadas.

Certificados

FanDec20061

NFQ Level 7 – Ordinary Bachelor Degree (Bacharelado)

O mais comum entre as certificações, o NFQ Level 7, dura três anos e permite que você tenha o diploma de bacharelado. Na Irlanda existem várias opções de programas e durante o processo de admissão as universidades avaliam, entre outros critérios, o Leaving Certificate Examination (se for irlandês ou se tiver feito o ensino médio por aqui), que é o exame final feito no sistema de ensino secundário da Irlanda.

Se você conquistar o diploma com honras, você se qualifica para o NFQ Level 8 – Honours Bachelor Degree.

NFQ Level 8 – Higher Diploma (Diploma superior)  

Após finalizar o curso de bacharelado, o estudante pode optar pelo diploma superior, que necessita mais um ano de estudos. Para muitas empresas, essa certificação equivale ao diploma de pós graduação. É necessário ficar atento.

NFQ Level 9 – Postgraduate Diploma (Pós graduação) / Masters Degree – Mestrado

Com um ano de duração, muitas vezes é possível, dependendo da tese defendida, ser convertido em um diploma de mestrado.

No caso do mestrado, esse pode durar de 1 a 3 anos. São oferecidos em vários campos, sendo os cursos mais comuns Ciências e Artes. Pode ser um curso com base em pesquisas e, geralmente, envolve a necessidade da entrega de uma tese. Também oferece a possibilidade de conversão do diploma em doutorado.

NFQ Level 10 – Doctoral Degree – Doutorado

Com duração de aproximadamente quatro anos, é feito com uma tese baseada em alguma pesquisa da área escolhida.

Vele lembrar, que assim como boa parte da Europa, o ano acadêmico irlandês inicia-se em setembro, então vale ficar de olho no processo de seleção e aplicação de bolsas no primeiro semestre do ano!

Para conhecer todos os meandros do ensino superior na Irlanda, não deixe e visitar o site citizensinformation.ie.

Revisado por Tarcisio Junior

Carol Braziel
Carol Braziel, Formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Correr atrás de sonho também dói

    Planeje seu Intercâmbio

    Correr atrás de sonho também dói

    Quando eu fiz 30 dias na Irlanda, eu chorei, eu chorei muito... Eu nem me...

    Colaborador E-Dublin

    18 horas atrás

    Correr atrás de sonho também dói
  • 10 coisas que você fatalmente aprenderá no intercâmbio

    Planeje seu Intercâmbio

    10 coisas que você fatalmente aprenderá no intercâmbio

    É, meu amigo intercambista. Não adianta achar que só de inglês é feito o...

    Carol Braziel

    2 dias atrás

    10 coisas que você fatalmente aprenderá no intercâmbio

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar