Como guardar dinheiro para o seu intercâmbio

Como guardar dinheiro para o seu intercâmbio

Colaborador E-Dublin

1 mês atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Viajar para outro país não é um projeto dos mais baratos, isso não é segredo para ninguém. Então, nada melhor do que ter foco e muito planejamento para tornar o sonho de morar no exterior uma realidade. Mas como planejar? Como guardar dinheiro? Como fazer o dinheiro render? São tantas perguntas!

Atualmente, para concretizar um intercâmbio na Irlanda, por exemplo, é necessário um investimento que varia entre 20 a 40 mil reais. Dependendo do curso e do país, esse valor pode ser ainda mais alto. Para desmistificar e encontrar algumas estratégias de como juntar dinheiro para o intercâmbio, convidamos o Ramiro do Clube do Valor para dar algumas dicas:

1. Tenha um objetivo financeiro

Planejamento é a palavra chave para economizar para o intercâmbio. .©Piotr Adamowicz | Dreamstime.com

Planejamento é a palavra chave para economizar para o intercâmbio. .©Piotr Adamowicz | Dreamstime.com

A primeira coisa a se pensar é colocar 20% a mais do que o planejado para evitar contratempos financeiros. Pois recorrer empréstimos no meio do intercâmbio não dá né! Mas este erro é bastante cometido por intercambistas que na verdade vira uma bola de neve negativa, porque o juro é um absurdo.

Para evitar tudo isso, terá que fazer cálculos de quanto guardar por mês para conseguir este objetivo.

Investir em ações é uma boa,  o rendimento pode subir em torno de 10% ao mês ou até mesmo 20% ao ano. E aí eu chego perto do meu objetivo, mas este é um erro  comum, porque ações, fundo imobiliário, todos os ativos de renda variáveis, varia e não garante uma renda futura.

E quando o prazo é curto de um, dois ou três anos, as chances são grandes da perda de dinheiro. Pode acreditar!

Um investimento para este objetivo, que é o intercâmbio, tem que ser renda fixa, aquele famoso arroz com feijão. Para poupar você tem que fazer o seguinte saber de onde vem seu dinheiro, quanto você gasta por mês em média em cada tipo de despesa, ou seja, anotar todos os gastos para daí fazer uma análise fria, para saber o que pode cortar de gastos e o que não pode, também o que pode diminuir, até chegar ao ponto da quantia que precisa poupar para conseguir este objetivo.

No final fica a prioridade, ir no bar uma vez por semana? Comer fora uma vez por mês? E assim por diante, ou poupar este dinheiro para morar no exterior? Por isso tem que entender seus valores. Se é uma pessoa que prioriza seus amigos, a vida de luxo, não vai conseguir conquistar este objetivo.

2. Como guardo dinheiro para o intercâmbio

Aprenda a cortar gastos para juntar dinheiro para o intercâmbio na Irlanda. © Adam88x | Dreamstime.com

Aprenda a cortar gastos para juntar dinheiro para o intercâmbio na Irlanda. © Adam88x | Dreamstime.com

Dinheiro deve ser visto como mecanismo. O bom é poupar mensalmente. Cortar tudo de supérfluo e saber o quanto consegue guardar por mês. É bom saber que a gente sempre encontra alguma gargalo, uma conta que pode reduzir, uma despesa que pode cortar, tirar alguma taxa que vem no seu cartão, daí por diante. Com isso consegue chegar mais próximo do seu objetivo, sem ter que recorrer aos empréstimos do dia a dia, com inúmeras taxas.

3. Erro comum cometido pelos intercambistas

É investir na bolsa de valores, sendo que precisa usar o dinheiro em curto período. Pode ter a sorte de subir, como pode ter o azar de cair também.. o certo deste investimento é a longo período, para não perder dinheiro.

4.  Organize o seu investimento financeiro

É anotar em um papel seu objetivo, o quanto você precisa e revisar isso, fazer uma prestação de contas para si mesmo. Isso super funciona, quando chega no final do objetivo, conseguiu mais do esperado, mas é preciso colocar no papel.

Dicas do especialista

Bate papo do Edu com o Ramiro do Clube de Valores, sobre fazer o seu dinheiro render.

Colaborador E-Dublin
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Pesquisa elege os 6 melhores países para morar

    Destinos de Intercâmbio

    Pesquisa elege os 6 melhores países para morar

    Qualidade de vida, segurança e melhores oportunidades costumam fazer parte da...

    Deby Pimentel

    9 horas atrás

    Pesquisa elege os 6 melhores países para morar
  • Quanto custa morar em Portugal?

    Destinos de Intercâmbio

    Quanto custa morar em Portugal?

    Para aqueles que estão vivendo o drama dos últimos meses como estudante na...

    Larissa Fontes

    2 dias atrás

    Quanto custa morar em Portugal?

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar