Como o aquecimento global afetará a Irlanda?

Como o aquecimento global afetará a Irlanda?

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O aquecimento global é pauta em todo o mundo há muitas décadas. Ele se refere a uma mudança a longo prazo nos padrões climáticos da Terra e na temperatura média. Tais alterações vão afetar — e já estão afetando — gradativamente, a atmosfera, os oceanos, as camadas de gelo, as massas de ar, a vegetação etc.

Mas como a Irlanda sentirá os efeitos do aquecimento global? O instituto de meteorologia irlandês, Met Éireann Forecast, respondeu a essa pergunta, mostrando alguns detalhes do processo do aquecimento global na ilha.

Gases do efeito estufa auxiliam no superaquecimento do planeta. Foto: Pxhere

Segundo o órgão, a maior parte do aquecimento nos últimos cem anos se deve ao aumento da quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera como resultado da atividade humana. Os gases de efeito estufa — dióxido de carbono (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4) e ozônio (O3) — são gases constituintes da atmosfera que absorvem a radiação infravermelha de saída da Terra e a reemitem em todas as direções, inclusive de volta à superfície do planeta. O resultado é que o globo absorve mais energia (da radiação solar) do que irradia, e esse desequilíbrio aquece a Terra.

Na Irlanda, as projeções indicam um aumento de 1 a 1,6 °C nas temperaturas médias anuais, com os maiores aumentos vistos no leste do país. O aquecimento é elevado para os extremos (ou seja, dias quentes ou frios), com temperaturas diurnas mais altas projetadas para aumentar em 0.7–2.6 °C no verão e temperaturas noturnas mais baixas para subir em 1.1–3 °C no inverno.

Em média, em todo o país, prevê-se que o número de dias em que a temperatura mínima é inferior a 0 °C diminua em 50% para o cenário de emissões médias-baixas e 62% para o cenário de emissões elevadas.

Os invernos mais leves reduzirão, em média, as taxas de mortalidade relacionadas ao frio entre os idosos e frágeis, mas isso pode ser compensado por aumentos devido ao estresse térmico nos verões mais quentes.

O degelo das calotas polares é causado pelo aquecimento global, que está aumentando a temperatura do mundo. Foto: Pxhere.

Globalmente, os níveis do mar têm subido a uma taxa média de aproximadamente 3 mm por ano. O nível do mar deverá aumentar nesse ritmo ou maior. Todas as principais cidades da Irlanda estão em locais costeiros sujeitos às marés, qualquer aumento significativo no nível do mar terá grandes impactos econômicos, sociais e ambientais. A elevação do nível do mar na Irlanda resultaria no aumento da erosão costeira, inundações e danos à propriedade e infraestrutura.

Sobre as chuvas, as simulações mostram reduções que variam de 0% a 13% e de 3% a 20% para os cenários de emissões médias a baixas e altas, respectivamente. Porém, as frequências mostram aumentos notáveis ​​de aproximadamente 20% durante os meses de inverno e outono. Prevê-se que o número de períodos secos prolongados aumente de forma substancial em meados do século, durante o outono e o verão.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar