Como renovar seu visto de estudante na Irlanda?

Como renovar seu visto de estudante na Irlanda?

Elizabeth Gonçalves

3 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Depois de 8 meses de intercâmbio na Irlanda você sabia que é possível renovar o seu visto e estudar por mais 2 anos?

A renovação do visto de estudante é uma das principais dúvidas dos E-Dubliners que pretendem estender a sua temporada na Irlanda. O processo é bem similar ao de quando desembarcamos na Irlanda. No entanto, a principal diferença se deve ao fato de que não é necessário comprovar novamente os três mil euros na conta corrente.

Por onde começar?

Como planejar o seu intercâmbio na o exterior? Foto: creativeart | Freepik

Como planejar o seu intercâmbio na o exterior? Foto: creativeart | Freepik

O primeiro passo para a renovação do visto de estudante é se matricular em uma instituição de ensino irlandesa. De acordo com as reformas no setor, recentemente anunciadas pelo governo irlandês, a partir do dia 1º de outubro de 2015 apenas escolas de inglês presentes na ILEP, sigla para Interim List of Elegible Programmes, poderão emitir a carta de visto aos estudantes estrangeiros.

Se no seu caso a renovação deve ser realizada antes da emissão dessa lista, certifique-se de que a escola escolhida possua o Acels e forneça, em contrato, proteção aos alunos no caso de encerramento das atividades. Isso é um fator muito importante, já que a ministra da Educação irlandesa, Jan O’Sullivan,  anunciou a poucos dias que mais escolas devem fechar num futuro próximo.

Para quem pretende se matricular em um curso de educação superior, a lista das instituições autorizadas a emitirem o visto a estudantes já foi publicada e pode ser consultada aqui.

Leia também: Quanto custa um intercâmbio na Irlanda de 1 mês, 1 ano e 2 anos?

Documentos necessários

De acordo com o INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service), para a renovação do visto de estudante também é necessário comprovar o mínimo de 85% de presença no curso anterior. Essa comprovação é realizada por meio de uma carta emitida pela escola onde você estudou.

Também é necessário um comprovante de matrícula da nova escola, informando que as taxas foram pagas em sua totalidade, assim como o seguro saúde, com cobertura mínima de 30 mil euros.

Como proceder?

Com toda a documentação e passaporte em mãos, basta ir até a imigração para tirar o seu novo cartão Irish Residence Permit- IRP e pagar a taxa de 300 euros.

Desde o dia 30 de setembro de 2015, o visto de estudante para alunos de cursos de inglês passou a ter a duração de 8 meses. Mesmo que seu visto antigo seja de um ano, quando você for renová-lo, vale a nova regra – 8 meses!

Os estudantes que tiverem menos de 85% de presença nas aulas do seu curso anterior ganharão apenas 3 meses de extensão do visto. Isso é feito para que o aluno consiga provar que está frequentando as aulas do novo curso. Após esse período é possível estender o visto para o restante do ano acadêmico, porém também é necessário pagar novamente a taxa de 300 euros para a retirada do novo IRP.

Leia também: Entenda a exigência da frequência escolar mínima de 85%.

Quantas vezes posso renovar?

Estudantes matriculados em cursos de inglês podem renovar o visto mais duas vezes depois de seu visto inicial, num total de 3 ciclos do visto. Já no caso de alunos que resolverem aproveitar a temporada na Irlanda para investir em um curso de graduação ou pós, o limite máximo de permanência no país não pode ser superior a sete anos.

Leia também: Entenda a exigência da frequência escolar mínima de 85%.

Tenho que renovar em outro curso de inglês?

Não necessariamente. Entretanto, com a reforma no sistema educacional para estudantes não europeus, cursos técnicos não dão mais direito ao visto de estudante.

A partir de agora, apenas cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado presentes na ILEP dão direito a visto a estudantes estrangeiros que não queiram mais continuar estudante inglês.

Veja também

Ter cidadania europeia resolverá todos os seus problemas?

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Quais são os tipos de visto na Irlanda?

    Tipos de Visto

    Quais são os tipos de visto na Irlanda?

    Existem vários tipos de visto na Irlanda determinados para diversos fins como...

    Colaborador E-Dublin

    3 semanas atrás

    Quais são os tipos de visto na Irlanda?
  • Posso trabalhar com visto de turista na Irlanda?

    Tipos de Visto

    Posso trabalhar com visto de turista na Irlanda?

    Não! O visto de turista na Irlanda é um visto temporário de três meses e...

    Rubinho Vitti

    3 meses atrás

    Posso trabalhar com visto de turista na Irlanda?

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar