Como tirar carta de motorista na Irlanda

Como tirar carta de motorista na Irlanda

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Tirar carteira de motorista na Irlanda está muito mais fácil para estrangeiros. Saiba como tirar a sua “CNH irlandesa”.

Desde o começo do ano, a Irlanda está possibilitando que motoristas estrangeiros de fora da União Europeia tenham um “atalho” na hora de tirar a carta de motorista irlandesa. Em 21 de janeiro de 2019, a RSA (Road Safety Authority) introduziu um programa mais curto para titulares de licenças estrangeiras no EDT (Essential Driver Training), curso de treinamento que ensina habilidades fundamentais e práticas de direção para motoristas aprendizes.

Agora, quem já tem carta de motorista estrangeira e estiver dentro das regras do programa pode “pular” seis aulas e adiantar a chegada da carta de motorista irlandesa, além de gastar menos. Outra facilidade nesse quesito é que não é preciso esperar mais seis meses entre o teste teórico e o teste prático.

O que é EDT (Essential Driver Training)?

Carta de motorista está mais fácil para estrangeiro na Irlanda. Foto: Pxhere

Carta de motorista está mais fácil para estrangeiro na Irlanda. Foto: Pxhere

O chamado treinamento essencial do motorista são as nossas “aulas práticas” feitas no Brasil. Elas acontecem após a realização do teste teórico. Nós explicamos o passo a passo aqui no E-Dublin.

Assim como no nosso país, na Irlanda as aulas práticas podem ser feitas com uma autoescola ou um instrutor credenciado. Os valores não são fechados. Por isso, podem ser diferentes dependendo da escola ou do instrutor, mas a média é de 35 a 40 euros por hora/aula.

O EDT completo dura 12 etapas, seguindo o EDT LogBook, referência para fazer as aulas práticas. Ou seja, a cada etapa há uma aula diferente. Não é preciso fazer uma aula por dia. Assim como no Brasil, você consegue agendar com a autoescola ou instrutor a quantidade de horas que você quer fazer por dia.

Quais foram as mudanças no EDT para estrangeiros habilitados?

Carta de habilitação irlandesa (Driving License) tem forma de cartão. Foto: Divulgação

Carta de habilitação irlandesa (Driving License) tem forma de cartão. Foto: Divulgação

Países da União Europeia têm um contrato de troca de licenças. Ou seja, um italiano com carteira de motorista da Itália consegue trocar sua carta por uma irlandesa. Simples assim. Porém, no caso de um motorista estrangeiro de um país de fora da União Europeia (ou seja, situação na qual o Brasil se encaixa), a carteira de motorista não está apta a ser apenas trocada. É preciso passar por todo o processo como se fosse a primeira vez.

Porém, desde janeiro esses estrangeiros ganharam facilidades. Das 12 etapas do EDT, eles só precisam fazer seis. Ficam de fora as etapas: 2,3,4,8,11 e 12. Ou seja, além de tempo, o requerente da carta de motorista irlandesa economizará cerca de 200 euros em aulas, que ele pode fazer em um intensivo de apenas um dia.

O EDT reduzido vai ensinar basicamente as habilidades de condução mais vitais para a direção segura, focando na compreensão da segurança rodoviária da Irlanda em si. O processo simplificado só vale para a categoria B (carro).

E sobre a espera de seis meses, o que mudou?

Da mesma forma que o motorista habilitado com carta de motorista estrangeira não precisa fazer seis das 12 aulas do EDT, ele não precisa permanecer seis meses com a Irish Learner Permit para, então, aplicar ao teste prático. Basta provar que já tem carta de motorista no Brasil e ser habilitado para o programa, conforme explicaremos a seguir.

Quem pode se inscrever no EDT simplificado?

Teste de habilitação para brasileiros habilitadoss pode ser facilitado na Irlanda. Foto: Pxhere

Teste de habilitação para brasileiros habilitados pode ser facilitado na Irlanda. Foto: Pxhere

Os titulares de uma carta de condução estrangeira completa de outro país podem se inscrever. Porém, é necessário seguir algumas regras. Intercambistas, por exemplo, não entram na lista de possíveis candidatos. Nem mesmo de portadores novatos da CNH.

Condições para aplicar:

  • Você deve ter uma carteira de motorista estrangeira completa.
  • Você deve ter uma licença por, pelo menos, dois anos.
  • Sua licença não deve ter expirado por mais de seis meses na data de recebimento do formulário de candidatura.
  • Você deve residir na Irlanda.
  • Você deve possuir uma Irish Learner Permit

Lembrando que a Irish Learner Permit é a carta de habilitação de aprendiz, que o candidato consegue após estudar as regras de trânsito e passar no teste teórico, etapa que antecede as aulas práticas obrigatórias do EDT. Com a Irish Learner Permit você só pode dirigir acompanhado de um motorista experiente ao lado. Do contrário, pode levar multa.

Como aplicar?

Não é difícil aplicar para a redução de aulas do EDT. Basta preencher um formulário, anexando os documentos necessários.

O que é Letter of Entitlement (certidão da CNH)?

A Letter of Entitlement (carta de titularidade) é conhecida como certidão da CNH no Brasil. Nela, é preciso constar nome, endereço, data de nascimento, número da CNH, data em que a CNH foi emitida e a data em que expira e categoria do veículo autorizado para dirigir.

É possível requerer a certidão pelo site do Detran, dependendo do estado. Em São Paulo, ele é facilmente encontrado para emissão online. Como a certidão não estará em inglês, é preciso que seja enviada uma tradução certificada por um membro profissional da Irish Translators Association.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar