Como tirar o Irish Residence Permit (IRP), antigo GNIB,  em Galway?

Como tirar o Irish Residence Permit (IRP), antigo GNIB, em Galway?

Alessandra Karla Leite

6 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Antes de se preparar para fazer aquele que será o seu cartão de identificação como estudante na Irlanda, vale um lembrete! Desde dezembro de 2017, o antigo GNIB mudou de nome e de cara. O antigo cartão do visto agora se chama Irish Residence Permit (IRP), e de acordo com o INIS, setor de imigração irlandês, o objetivo da mudança é alinhar o registro e identificação dos imigrantes da Irlanda de acordo com os padrões já utilizados por outros países da União Europeia.

Se você escolheu Galway como destino, hoje vamos contar como solicitar o seu Irish Residence Permite por lá. Para quem ainda não sabe, ao chegar na Irlanda, todo estudante que optar pelo visto Stamp 2 (referente aos cursos de 25 semanas) terá 30 dias para solicitar o visto de estudante, que lhe permitirá permanecer na ilha por 8 meses iniciais, com a possibilidade de renovação.

resident-cardA boa notícia é que se você escolheu Galway e ainda está no Brasil se preparando para vir, não precisa correr para fazer o agendamento on-line, como acontece na capital, Dublin. Na cidade, ainda é possível chegar e agilizar todo o processo, simplesmente indo a imigração e esperando a sua vez de ser atendido. Isso ainda é possível, porque a demanda continua baixa nessa parte do país.

O que eu preciso para tirar o meu IRP?

Para estudantes que ficarão por pelo menos 8 meses (período base do visto Stamp 2), são necessários os seguintes documentos:

Passaporte brasileiro. Crédito © Diego Grandi Dreamstime

O passaporte tem de ter validade de  ao menos seis meses após data de saída da Irlanda. Crédito: © Diego Grandi Dreamstime

– Passaporte com validade de pelo menos 6 meses após a data de retorno;
– Documento de matrícula da escola (Acceptance Letter);
– Comprovante de acomodação (Extrato bancário);
– Comprovante de pagamento do Seguro Governamental;
– Passagem de volta ao Brasil;
3000 euros para comprovação financeira.

Onde fica a Imigração em Galway?

Com a pastinha toda organizada seguimos para o prédio da Garda, que abre todos os dias às 7h30 da manhã. Porém, convém chegar com pelo menos 40 minutos de antecedência. Como citamos no início do texto, não é necessário marcação prévia ou agendamento, porém, além de brasileiros, outras nacionalidades também passam pelo mesmo processo e pode acontecer de você ir em um dia cheio, por isso recomendamos chegar sempre um pouco mais cedo, por cautela.

O que acontece na imigração?

Você será chamado pelo atendente que, de trás da cabine, lhe fará aquelas tão temidas perguntas sobre o motivo da sua solicitação e se você porta todos os seus documentos. Mas não há razão para pânico se tudo estiver em ordem.

Após analisados todos os papéis, quando somos aprovados, é hora de passar o cartão do banco para pagar os 300 euros, valor do se IRP, com as informações do seu visto. É importante lembrar que o pagamento na Imigração só é aceito no cartão de débito.

Depois disso, é hora de sorrir para a foto, passar pelas impressões digitais e sair para comemorar. Dentro de um prazo de mais ou menos dez dias, o seu cartão  estará pronto para você ir buscá-lo.  O atendente lhe dirá a data exata.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Alessandra Karla Leite, Jornalista e escritora, com especialização em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É apaixonada por tudo o que se relaciona a Literatura, Poesia, Cultura e Artes em geral. No começo de 2017, embarcou para Galway, no Oeste da Ilha Esmeralda para realizar o sonho do intercâmbio e buscar inspiração na terra da Poesia.

Veja também

Tipos de vistos para Portugal: Turismo, trabalho, estudos


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email