Como comprar euro barato: dicas para economizar na troca de moeda

Como comprar euro barato: dicas para economizar na troca de moeda

Ana Carolina Brunelli

1 semana atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Quando alguém começa a planejar uma viagem para a Europa, seja com foco em turismo, seja para intercâmbio ou trabalho, comprar euro barato é um dos objetivos iniciais.

Pesquisar uma boa cotação para trocar real por euro se torna um fator essencial. Afinal, conseguir uma excelente cotação e as melhores taxas pode garantir ainda mais conforto e segurança durante toda a viagem.

Como comprar euro barato?

Existem diversas maneiras de comprar euro barato, mas é preciso muita pesquisa para encontrar a melhor forma. Foto: Robert Anasch/Unsplash

Agora você vai descobrir como comprar euro barato e aproveitar ainda mais todo o tempo que pretende passar no Velho Continente.

O euro é uma moeda muito valorizada no mercado, principalmente em comparação ao real, ou seja, é importante ter muita atenção na hora de comprar para pagar um valor justo, sem prejudicar o seu orçamento.

Pesquisa e muito planejamento

Pesquisar e planejar muito e com bastante antecedência é sempre a melhor forma de encontrar a melhor cotação do mercado e comprar euro barato. Faz toda a diferença saber onde comprar, entender quais são as formas de transação, conhecer as taxas e a valorização do câmbio entre euro e real.

Esteja sempre atualizado

Existem diversas taxas que são cobradas em cada tipo de transação e que podem, sim, interferir diretamente no valor final. Por isso, é fundamental saber que as taxas não são permanentes e que, mesmo depois de escolher uma forma de compra, você deve se manter atualizado, pois podem surgir alterações.

Não deixe de conferir o VET

O VET (Valor Efetivo Total) foi criado para proteger o comprador e deixá-lo mais informado. No ranking VET, é possível analisar exatamente quanto você paga pela moeda, os impostos inclusos, as taxas e as tarifas do serviço.

Assim, o VET vai mostrar qual é a taxa de câmbio, o IOF e as tarifas cobradas, garantindo transparência na hora da transação.

Onde posso comprar euro barato?

É possível realizar transferências de moedas internacionais por taxas muito mais baratas online. Foto: Pixabay

Existem várias maneiras de comprar euro barato. Veja algumas delas.

Casas de Câmbio

As casas de câmbio são estabelecimentos especializados no serviço de compra e venda de moedas, o que pode fazer com que as taxas cobradas sejam menores. No entanto, muita atenção à taxa de serviço e à taxa de câmbio. Afinal, além do valor a pagar pelo serviço, o dinheiro será convertido com a taxa de câmbio do euro turismo.

Plataformas online

As plataformas online são ferramentas de pesquisa para comprar euro barato online. Por meio delas, é possível comprar dinheiro em espécie ou cartão de débito. O lado bom é a facilidade e segurança na hora da compra, já que tudo pode ser feito sem você precisar sair de casa.

Mas é preciso ficar atento às taxas cobradas, já que, muitas vezes, a comissão da empresa e a taxa de entrega costumam ser adicionadas ao valor do câmbio (estabelecido pelo Banco Central).

Confira alguns exemplos de plataformas online:

  • Melhor Câmbio: oferece uma tabela com preços de cada moeda em cada cidade. Com as cotações do dia, o comprador ainda pode fazer uma oferta do quanto quer pagar pela moeda. A primeira casa de câmbio que aceitar entra em contato com você para acertar todo o trâmite.
  • BeeCâmbio: verifica a cotação do dia e compara os valores em diferentes cidades do Brasil. Uma das vantagens é que, dependendo da quantia comprada, o frete é grátis.
  • Cambiar: essa plataforma também compara os preços em diversas cidades e facilita a pesquisa, permitindo que a busca seja pela melhor cotação do euro, menor frete, proximidade, entre outras informações.

Sites de envio de dinheiro

Existem também alguns sites de envio de dinheiro para o exterior onde também é possível realizar a troca de moedas.

Aliás, temos um artigo bem explicadinho sobre como escolher a empresa para enviar dinheiro do Brasil para o exterior.

Agora vamos a algumas opções:

  • EasyWay Remessas: é uma ótima opção. Com o aplicativo, é possível você fazer todas as suas transações 100% pelo telefone. A Easyway opera com a B&T, a maior corretora de câmbio do Brasil, nas operações de câmbio comercial. No exterior, a parceria é com a MoneyGram International, uma empresa americana muito segura de transferência de dinheiro, com sede nos Estados Unidos.
  • Wise: outra saída é abrir uma conta Borderless em seu nome na plataforma TransferWise, que agora se chama apenas Wise. A vantagem é ser possível abrir a conta ainda no Brasil e colocar dinheiro em reais para usar quando estiver no Velho Continente. A abertura da conta é gratuita e você terá acesso aos seus dados bancários europeus.
  • Remessa Online: é outra plataforma ágil e segura. Ambas conseguem ter taxas melhores que os bancos e, às vezes, menores que das casas de câmbio brasileiras. A vantagem dessas plataformas é o envio de dinheiro para o exterior de maneira simples e descomplicada.

Transferência por bancos

Bancos oferecem diversos tipos de transferência de moeda e cartões. Foto: Poike2017 | Dreamstime

Apesar de não ser o principal serviço oferecido pelos bancos, é possível comprar euro barato em uma agência bancária, principalmente se você já for cliente. Porém, nesse caso, é necessário ficar atento aos benefícios que cada pessoa tem, seja pelo tipo de conta do cliente, seja pelo bom relacionamento com a gerência.

Se optar por comprar euro barato em um banco, o ideal é uma agência em que você já é cliente para poder escolher entre dinheiro em espécie, cartão de débito, cartão de crédito ou transferência bancária. No entanto, em geral, os bancos não são as opções mais baratas, principalmente em relação às plataformas e casas de câmbio.

Comprando euro no banco, você será cobrado pelo IOF e outras taxas, como:

  • Taxa administrativa: cobradas pelos bancos para converter a moeda;
  • Margem na taxa de câmbio: valor sobre a taxa de câmbio, cobrado em transferências internacionais e compras de moedas;
  • IOF: 1,1% na compra do euro em espécie e 6,38% no cartão pré-pago.

Comprar euro barato: como é calculado o preço a pagar?

IOF

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), para quem não sabe, é o tributo federal que sempre estará presente nas operações de crédito, câmbio, seguros ou operações com títulos ou valores mobiliários. Em operações de câmbio, sua alíquota é variável, podendo ir de 0,38% a 6,38%.

Tarifa de comissão

A tarifa de comissão nada mais é do que a comissão cobrada por cada instituição pelo serviço. Não são obrigatórias e mudam bastante de uma instituição para a outra.

Taxa de entrega

Para ter ainda mais segurança e comodidade, muitas pessoas optam pela entrega do dinheiro em espécie ou do cartão em casa. Nessas situações é importante prestar atenção no valor cobrado pelo serviço, que varia completamente de um lugar para o outro.

Taxa de câmbio: euro turismo

Ao realizar a troca de real para euro, utiliza-se, como base, o euro turismo, ou seja, isso significa que existe um valor extra a pagar, que está embutido na taxa de câmbio.

Cartão internacional de débito (pré-pago)

Trocar real por euro direto no cartão internacional de débito apresenta algumas vantagens, como maior segurança e a possibilidade de controlar melhor o dinheiro, gastando apenas aquilo que foi previamente carregado. No entanto, o valor do IOF sobre esse tipo de transação está em 6,38%, o que pode não ser tão vantajoso assim.

Cartão internacional de crédito (pós-pago)

É como se fosse um cartão de crédito nacional. Porém, além da alíquota de 6,38% do IOF, há outra desvantagem: a incerteza do valor da taxa de câmbio usada nas operações, que só é calculada no fechamento do mês. Ou seja, você não sabe o preço exato do que é comprado.

Na casa de câmbio é mais barato comprar euro?

Casas de câmbio são as mais tradicionais para a troca de moedas, e é possível comprar euro barato, mas depende muito das taxas. Photo by lilzidesigns on Unsplash

As casas de câmbio são especialistas no serviço de venda e compra de moedas estrangeiras e, normalmente, as taxas de comissão são menores. Porém, é importante estar atento à taxa de serviço e taxa de câmbio.

Ao comprar euros na casa de câmbio, você vai pagar pelo serviço, e o dinheiro ainda será convertido com a taxa de câmbio do euro turismo. Esse é o método mais recomendado para quem pretende viajar com o dinheiro em mãos.

Normalmente, as casas de câmbio são mais baratas que os bancos, e o lado bom é a possibilidade de negociação. Afinal, você pode tentar negociar um valor com as casas até conseguir um bom desconto.

Atenção: sempre verifique quais são as casas de câmbio reconhecidas pelo Banco Central para operar no mercado de câmbio.

Dica de ouro sobre como comprar euro barato

Se você já tem uma viagem marcada, então não deixe para a última hora e comece, o quanto antes, a acompanhar o mercado e pesquisar onde comprar moeda estrangeira mais barata. Antecedência, nesse caso, é a chave do sucesso para economizar e aproveitar melhor a viagem!

O primeiro passo é ter em mente o valor que será necessário para o período de sua viagem, incluindo sempre as despesas com transporte, lazer e refeições.

Acompanhe o mercado para ter uma ideia de valores e comece a comparar aos poucos, isso facilitará a sua decisão final.

Qual o valor do euro para compra hoje?

Valor médio para compra de euro em abril/2021 é de R$ 6,50. Uma nota de 100 euros, por exemplo, pode sair por volta de R$ 650. Foto: Markus Spiske/Unsplash

Confira aqui a cotação de hoje. O valor do muda bastante, principalmente por fatores como a demanda do Banco Central pela moeda, que atua quando ocorre uma instabilidade no mercado cambial, economia do momento, cenário político, entre outros aspectos.

De maneira simples, a mudança de valor do câmbio funciona assim: se existe um movimento muito grande da moeda no mercado, ou seja, empresas e pessoas comprando e vendendo, a cotação tende a cair. O contrário também acontece, quando a movimentação é baixa em relação à compra e venda — e a cotação costuma aumentar.

Por isso, quem busca saber como comprar euro barato deve acompanhar e compreender todos esses fatores que influenciam as mudanças de valor. Isso é imprescindível para escolher o melhor momento de efetivar a compra do euro.

E se você tem dúvidas sobre comprar euro barato no Brasil ou na Europa, preste atenção: é fácil achar euro para trocar na Europa, pois a moeda é válida em 19 países. Porém, o mesmo não acontece com o real, ou seja, talvez você não consiga trocar em qualquer país e, ainda, pague bem mais caro. Nesse caso, você só conseguirá trocar em casas de câmbio de aeroportos, por exemplo, considerados alguns dos lugares mais caros para comprar a moeda.

Ou seja, organize a compra do euro barato ainda no Brasil. Comece o planejamento financeiro e as pesquisas com bastante antecedência, confira todos os dias as cotações em diferentes lugares e acompanhe a variação das taxas. Essa é a melhor forma de conseguir o melhor valor possível na hora de comprar euro.

Foto de capa: Maryna Yazbeck/Unsplash

Ana Carolina Brunelli
Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar