Confira o que vai rolar no Dublin Gay Theatre Festival

Confira o que vai rolar no Dublin Gay Theatre Festival

Elizabeth Gonçalves

1 ano atrás

A partir de 7 de maio, começa a 15ª edição do International Dublin Gay Theatre Festival, evento que visa criar novas oportunidades de visibilidade e afirmação para artistas e obras teatrais gays existentes e emergentes.

Neste ano, o festival tem um motivo extra para comemorar, afinal, celebra-se o 25º aniversário da descriminalização da homossexualidade na Irlanda. Sim, até 1993 era considerado crime ser gay em território irlandês.

Festival Internacional de Teatro Gay completa 15 anos em 2018. Imagem: Divulgação

Festival Internacional de Teatro Gay completa 15 anos em 2018. Imagem: Divulgação

Explorando diversos aspectos da vida da comunidade LGBT, seja por meio de drama ou comédia, o evento apresenta ao público histórias interessantes escritas e interpretadas tanto por artistas irlandeses quanto estrangeiros.

Alguns dos temas abordados nesta edição são: casamento, famílias LGBT, altos e baixos dos relacionamentos, tabus sexuais, entre outros. O evento também aborda as transformações pelas quais a comunidade gay tem passado desde as últimas décadas, com destaque para as lutas e conquistas LGBT.

Além disso, destaca a era pré-descriminalização da homossexualidade na Irlanda. Neste caso, temas obscuros relacionados à Igreja Católica são abordados, além de poderosos relatos sobre casos de homofobia no país.

Foto: Gay Theatre

Festival explora diversos temas gays. Foto: Gay Theatre

Confira alguns destaques da programação do festival:

Game On

Comédia irlandesa que explora o cenário atual dos relacionamentos e encontros casuais entre gays.

Onde: Teachers Club, Dublin 1
Quando: 7 a 12 de maio, apresentações às 16h e as 9h30

Smashes

Peça canadense na qual a atriz e comediante Franny Mc-Cabe compartilha suas histórias sobre crescer nos subúrbios como uma mulher bissexual.

Onde: Momentum Acting Studio
Quando: 7 a 12 de maio, com apresentações às 16h e 21h

Beloved Sinner

Imagem: Insider in

Wilde é personagem principal da peça Beloved Sinner. Imagem: Insider in

Peça espanhola que faz uma abordagem ao escritor irlandês Oscar Wilde. No roteiro, Wilde conta, com pitadas de humor, sua trajetória e decadência.

Onde: Ireland Institute, 27 Pearse St.
Quando: 7 a 12 de maio, apresentações às 16h e 19h30

Blue Island 99

Obra taiwanesa escrita e interpretada em inglês que traz, por meio de muita música e efeitos visuais, um curioso olhar à cena LGBT asiática.

Onde: Studio Teachers Club
Quando: 7 a 12 de maio, às 16h e 19h30

Ethan and Evan and all they know now

Comédia irlandesa sobre um jovem casal gay que parece não entender nada que acontece ao próprio redor e de alguma forma se arrependem de estar em um relacionamento com uma pessoa cujo nome também começa com a letra E.

Onde: Studio Teachers Club
Quando: 11 e 12 de maio, com apresentações as 14h30 e 19h30

Os ingressos para as apresentações do festival custam €15, sendo que estudantes com carteirinha válida pagam 13. Apresentações realizadas durante a tarde custam €10. A programação completa está disponível online (arquivo PDF).

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar