Lista de escolas de Inglês aprovadas para estudantes de línguas na Irlanda
11 meses atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
A Irlanda é um dos principais destinos mundiais para se aprender inglês. Diante disso, você já deve imaginar que existe uma enorme quantidade de escolas por aqui. Então, vem a dúvida: na hora de planejar o intercâmbio, o que você deve levar em consideração para escolher a melhor escola?
Como essa é uma questão recorrente de muitos intercambistas, nós juntamos, nesse post, todas as informações que você deve levar em consideração na hora de escolher a escola ideal para o seu intercâmbio. Confira.
Escolas oficiais
Desde as alterações nas regras para a imigração, que começaram a entrar em vigor em 2015, o governo irlandês tem levado a cabo a fiscalização nas instituições de ensino creditadas e buscado manter os estudantes atualizados sobre quem está ou não dentro dos níveis de qualidade aceitáveis pela imigração.
Como foi anunciado, as instituições que conseguiram a creditação no primeiro momento das mudanças precisam manter os critérios para continuarem recebendo estudantes internacionais. E a atualização da lista com todas as instituições de ensino aptas a continuar recebendo estudantes internacionais na Ilha é realizada duas vezes ao ano.
Leia também: Dicas para o seu intercâmbio na Irlanda
Como consultar a lista?
Para baixá-la, acesse este link (arquivo em Excel “Interim List of Eligible Programmes”). Nela, constam todos os cursos de centros tecnológicos, universidades e escolas de idiomas que hoje apresentam a acreditação para fornecer a carta do visto de estudante para alunos não-europeus.
A lista é atualizada, em média, duas vezes por ano, pois as escolas que não oferecem os requisitos mínimos determinados pelo governo perdem a creditação. Por isso, vale a pena consultá-la antes de decidir sua escola, caso esteja se preparando para o intercâmbio.
Leia também: Como é trabalhar e estudar na Irlanda?
Quais critérios as escolas devem seguir?

Irlanda anuncia lista de escolas aprovadas para fornecer visto de estudante na Irlanda.
1 – As escolas de idiomas não podem ter mais de 15 alunos por classe.
2 – Todas as escolas aprovadas, que aparecem na lista, tiveram que comprovar a qualificação de seus professores.
3- Todas as escolas da lista também precisaram se adequar ao novo critério de proteção (Learner Protection), assegurando que o aluno não ficará na mão em caso de alguma adversidade.
Seguro educacional
Todas as escolas regulamentadas para matricular estudantes internacionais também têm a obrigação de fornecer o Learner Protection. O serviço funciona como um seguro educacional.
Segundo essa norma, se a escola encerrar as atividades, os alunos serão realocados gratuitamente em outras instituições de ensino. Essa iniciativa surgiu após o repentino fechamento de uma série de escolas de inglês, deixando centenas de estudantes à deriva. Com isso, o governo garante mais segurança a esses alunos.
Governo irlandês está de olho
Se você é novo por aqui e ainda não se inteirou sobre as mudanças que ocorreram nos últimos anos no sistema de ensino internacional da Irlanda, seguem todas as mudanças abaixo.
Acompanhamento da frequência
A famosa frequência mínima de 85% (attendance) é um item crucial para garantir que o aluno está na ilha realmente para o propósito de estudos. Ela pode, inclusive, ser questionada durante o programa de estudos e não apenas na hora da renovação do visto.
Sendo assim, caso a imigração apareça para uma inspeção surpresa e verifique que alguns alunos apresentam mais faltas que o previsto durante o seu curso, vai sobrar para o aluno e também para a própria escola. Ou seja, abandonar as aulas deve estar fora de questão, visto que o monitoramento da frequência (Ongoing monitoring) pode ser acompanhada de perto.
Duração do visto e permissão de trabalho

Frequência escolar é fundamental para renovar visto na Irlanda.
Desde janeiro de 2016, o visto de estudante (Stamp 2) para alunos de cursos de inglês tem duração de 8 meses, em vez de 1 ano.
O estudante ainda poderá renovar seu visto duas vezes. Após esse período, não será permitida nenhuma extensão do visto. Se o estudante tiver interesse em continuar na Irlanda, precisará encontrar um emprego que lhe permita o acesso ao visto de trabalho, ou embarcar no mundo acadêmico.
Também foi realizada uma mudança no regime de trabalho para aqueles que tenham o Stamp 2. Os estudantes continuam com permissão de trabalho de 20 horas semanais (part-time) durante o período de aulas, podendo trabalhar 40h (full-time) apenas em períodos específicos do ano (junho, julho, agosto e setembro, além de 15 de dezembro a 15 de janeiro).
Estudantes que forem pegos trabalhando full-time fora desse período correrão o risco de serem deportados. E vale lembrar também que o governo tem se certificado de que as empresas irlandesas respeitem essas limitações de carga horária na contratação de estudantes não-europeus.
Portanto, quem quiser investir no aprendizado da língua inglesa na Irlanda deve ter claro que o foco deve ser prioritariamente o aprendizado em si, já que o governo não estará disposto a aceitar irregularidades e situações que ponham em risco a reputação do ensino do país.
Melhores escolas
Ao contrário do que acontece com as universidades, não existe um ranking oficial dedicado às melhores escolas de inglês na Irlanda. Assim, selecionamos algumas renomadas escolas baseadas na sua tradição. Entre elas estão:
Dublin City University (DCU)
A Dublin City University (DCU) é uma das mais tradicionais universidades irlandesas. Além dos cursos universitários, ela oferece diversas modalidades de cursos de idioma, como o voltado para negócios e cursos preparatórios para o TOFL e Cambridge, por exemplo. A universidade conta, também, com profissionais qualificados e uma infraestrutura de primeira.
Griffith Institute of Language
Essa faculdade irlandesa oferece cursos de inglês em três cidades irlandesas, Dublin, Cork e Limerick. São oferecidos diversos tipos de cursos de inglês, inclusive voltados para negócios, fins acadêmicos, preparação para testes de proficiência, etc.
Centre of English Studies
Além de em Dublin, a escola tem unidades em diversas outras cidades ao redor do mundo, como Toronto, Edimburgo, Oxford, Londres, etc. Fundada em 1979, também é sede do Cambridge Exam Test Centre na Irlanda e membro oficial do IELTS Test Centre.
Kaplan International Languages
A escola é reconhecida por oferecer cursos de idiomas em algumas das principais cidades do mundo, com unidades nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda. Ela está sediada na região central de Dublin, com fácil acesso às principais atrações da cidade e oferece programas de ensino voltados para todos os níveis de proficiência.
Outros links importantes:
Veja também
É possível fazer intercâmbio com criança na Irlanda?
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Planeje seu Intercâmbio
Faculdade de medicina na Irlanda: tudo o que você precisa saber
Pensando em entrar para uma faculdade de medicina na Irlanda? Sabemos que...
3 semanas atrás
-
Planeje seu Intercâmbio
Como funciona a faculdade na Irlanda?
Para você que está à procura de algo além dos cursos de inglês, a Irlanda...
3 semanas atrás