Conheça a programação da Dublin LGBTQ Pride 2019

Conheça a programação da Dublin LGBTQ Pride 2019

Rubinho Vitti

3 meses atrás

O mês de junho é o mais colorido do calendário irlandês. Realizada sempre no último sábado do mês, a LGBTQ Dublin Pride reúne muito mais que uma parada e marcha em favor dos direitos da comunidade LGBTQ.

Em 2019, o dia D da LGBTQ Dublin Pride é no sábado, 29 de junho. Com o tema Rainbow Revolution (Revolução do Arco-íris), ela reúne, ainda, uma agenda com mais de 15 atividades voltadas ao tema. São dez dias de eventos de diversos tipos que fomentam a discussão a respeito de direitos humanos, cultura e história.

Mais de 60 mil devem participar da parada

Trajeto da Dublin Pride em 2019 termina na Merrion Square. Fonte: dublinpride.ie

Em 2019, cerca de 7.000 pessoas, representantes de 150 diferentes grupos, vão marchar junto à comunidade irlandesa na Dublin LGBTQ Pride. Ela acontece no dia 29 de junho, sábado, a partir das 13h, com concentração no Garden of Remembrance.

A caminhada segue pela O’Connell Street, passando pelo Eden Quay e Liberty Hall, onde ocorreu o primeiro evento LGBTQ na Irlanda, em 1983 (leia sobre abaixo). O desfile atravessará o rio Liffey na Talbot Memorial Bridge e percorrerá o City Quay, Lombard Street, Westland Row, terminando na Merrion Square. Seguindo os números do ano passado, são esperadas mais de 60 mil pessoas no trajeto.

Dublin Pride homenageia ativista irlandês

Sill St Leger, artista do universo queer, será homenageado neste ano. Foto: dublinpride.ie

Há alguns anos, a Dublin Pride escolhe uma personalidade da comunidade LGBTQ para ser uma espécie de paraninfo, chamado de Grand Marshall. Neste ano, o ativista e artista queer Will St Leger foi o escolhido para celebrar o evento.

O homenageado afirma que a parada é o que as pessoas querem que seja. “Se significa unir seus amigos e usar algo fabuloso, faça isso. Se significa vestir uma camiseta de ativista e cantar, faça isso. Se significa trazer o seu parceiro e filhos para passear e apreciar a vista e o som, faça. O orgulho é uma mistura do pessoal e do político. Nunca deixe ninguém dizer o que ele deveria ser”, afirmou Will.

Além do Grand Marshall, a parada apresenta um tema diferente a cada ano. Rainbow Revolution foi escolhido para 2019 como forma de marcar os 50 anos do aniversário da revolução do Stonewall, em Nova York, em 1969.

Eventos culturais narram história LGBTQ da Irlanda

Fatos históricos envolvendo a comunidade LGBTQ na Irlanda serão contados em tours. Foto: dublinpride.ie

Alguns eventos culturais estão marcados para acontecer entre os dias 20 e 30 de junho, como forma de contar a história de pessoas LGBTQ na Irlanda, além de lembrar datas, movimentos e prédios onde fatos aconteceram. Nos dias 20, 22 e 23 de junho, o Irish Emigration Museum (Museu da Imigração) recebe a EPIC LGBTQ+ Tour, sempre às 15h. Durante o tour, o visitante conhece histórias de irlandeses LGBTQ.

Outro tour acontece no dia 22 de junho, às 10h e 14h, e no dia 25, às 18h30, na antiga cadeia Kilmainham Gaol. A Queer History Tour of Kilmainham Gaol foca na vida de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros que estão associadas com o prédio.

Prisioneiros LGBTQ estavam envolvidos na independência da Irlanda e foram presos por suas atividades políticas. Muitos também foram levados à prisão pela atividade homossexual, que era crime na Irlanda até 1993. A entrada é gratuita, mas é preciso se agendar por e-mail.

Corrida arrecada fundos para associações

O esporte também faz parte dos eventos da Dublin LGBTQ Pride. A Dublin Pride Run acontece na sexta-feira, 25, às 7h30, com um percurso de 5km no Phoenix Park. A intenção é arrecadar fundos para apoio a instituições de caridade LGBT por meio da inscrição, que tem o custo de 25 euros. É possível se inscrever por aqui.

Diversas festas animam o dia da parada

Mother Pride Block Party é a mais tradicional festa da Dublin Pride. Foto: Dublinpride.ie

Após as manifestações culturais, a marcha de orgulho e os outros eventos, existem, é claro, muitas festas programadas para o sábado, dia 29. Algumas delas começam logo na parte da tarde. É o caso da Mother Pride Block Party, que tem início às 16h, no National Museum of Ireland. É a maior ligada ao evento. No mesmo horário, a El Styra’s Pride Pop Party acontece no Jack Nealons, localizado na Capel St. Mais à noite, a Furry Glen & Dublin Bears faz um recorte especial aos “ursos” da LGBTQ Pride.

Anualmente, pubs e clubes da cidade inteira preparam noites especiais de festa como é o caso da The George, Street 66 e Panti Bar, três pontos tradicionais da noite LGBTQ de Dublin.

História da Dublin Pride remete aos anos 1970

O primeiro registro de manifestação LGBTQ na Irlanda foi em 1974, quando o país, como muitos outros, seguiu o protesto ocorrido em 1969 no Stonewall, em Nova York, que originou as paradas gays pelo mundo. Em Dublin, no dia 27 de junho daquele ano, a primeira Gay Pride Week foi organizada pela Federação Nacional de Gays e Lésbicas.

A primeira parada, no entanto, ocorreu quase dez anos depois, em 25 de junho de 1983, quando a federação já ganhava a sigla LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). A partir de 1992, a Dublin Pride começou a ser anual, sempre no fim de junho ou início de julho.

Dublin Pride 2019 — agenda completa por data

20 de junho

EPIC LGBTQ+ Tours, 15h
The Irish Emigration Museum (Custom House Quay, Dublin 1)

Different Families, Same Love Awards, 18h30
Teachers’ Club (6 Parnell Square W, Rotunda, Dublin 1)

21 de junho

Dublin Pride Run 2019, 7h30
Acres Road, Phoenix Park

22 de junho

A Queer History Tour of Kilmainham Gaol, 10h e 14h
Kilmainham Gaol, Kilmainham

EPIC LGBTQ+ Tours, 15h
The Irish Emigration Museum (Custom House Quay, Dublin 1)

23 de junho

Bi+ Ireland Pride Meet Up, 15h
Street 66 (Parliament Street, Dublin 2)

EPIC LGBTQ+ Tours, 15h
The Irish Emigration Museum (Custom House Quay, Dublin 1)

24 de junho

An Evening with David Norris, 19h
The Music Room (Christchurch Cathedral, Dublin 8)

25 de junho

A Queer History Tour of Kilmainham Gaol, 18h30
Kilmainham Gaol, Kilmainham

27 de junho

Recognising and Challenging Sexual Harassment of LGBTQIA+ Women, 19h
The Tara Building (11 – 15 Tara Street, Dublin 2)

28 de junho

FUR @ Adelphi – Dublin Bear Pride, 21h
52 Middle Abbey St, North City, Dublin 1.

29 de junho

Dublin Pride Parade 2019, 13h

Mother Pride Block Party 2019, 16h
National Museum of Ireland (Arran Quay, Dublin 1)

El Styra’s Pride Pop Party, 16h
Jack Nealons, Capel St, Dublin 1

Furry Glen & Dublin Bears @ Adelphi, 21h
Adelphi, 52 Middle Abbey St, North City, Dublin 1

1º de julho

Casa Valentina by Harvey Fierstein — July 1st — 8th, 19h30
Teacher’s Club (36 Parnell Square West, Dublin)

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar