Conheça Panti Bliss, a drag queen mais famosa da Irlanda

Conheça Panti Bliss, a drag queen mais famosa da Irlanda

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Se você já teve algum contato com o universo LGBTQ da Irlanda, provavelmente já ouviu falar do nome Panti Bliss. A drag queen é a figura mais conhecida na ilha quando o assunto é lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros e queers. Persona criada por Rory O’Neill, ela também é figura importante na luta pelos direitos dessa comunidade, enfrentando poderosos e realizando campanhas para combater a homofobia.

Neste sábado, 29 de junho de 2019, a parada LGBTQ acontece em Dublin e, não por acaso, Panti Bliss foi e tem sido a protagonista do evento.

Nascido no interior da Irlanda, em 1968, em Ballinrobe, County Mayo, O’Neill estudou artes em Dún Laoghaire. Em 1995, foi diagnosticado como HIV positivo e iniciou sua luta pessoal e pública contra a doença e o preconceito das pessoas.

Depois de participar de eventos e shows em diversos pubs e clubs de Dublin, Panti abriu seu próprio espaço no coração da capital irlandesa, o Panti Bar, um dos principais pontos de encontro da comunidade LGBTQ, existente desde 2007.

Sua fama na Irlanda e pelo mundo começou a partir de acontecimentos ocorridos em 2014. Em 11 de janeiro daquele ano, O’Neill apareceu no The Saturday Night Show, do canal irlandês RTÉ. Junto ao apresentador Brendan O’Connor, eles discutiram a homofobia, e O’Neill alegou que algumas pessoas envolvidas no jornalismo irlandês eram homofóbicas, mencionando nomes. Isso acabou gerando ameaças contra a RTÉ e O’Neill. O canal chegou a pagar € 85.000 aos nomeados por O’Neill. O caso acabou parando no Parlamento Irlandês e europeu.

Menos de um mês depois, em 1º de fevereiro de 2014, na persona de Panti Bliss, O’Neill fez um discurso poderoso e comovente no evento Noble Call, no Abbey Theatre, em resposta aos eventos em torno da controvérsia da RTÉ. O vídeo viralizou pelo mundo, sendo compartilhado por estrelas como Madonna e RuPaul.

Neste ano de 2019, Panti Bliss doou o vestido que usava quando proferiu o discurso ao Museu Nacional da Irlanda.

Panti também foi uma das principais figuras para a aprovação do referendo que decidiu pelo casamento igualitário dos homossexuais. Todos esses acontecimentos estão no documentário The Queen of Ireland, dirigido por Conor Horgan e estreado em 2015.

Hoje, não é difícil se deparar com O’Neill sentado no Panti Bar conversando com seus amigos e a própria Panti Bliss discotecando ou participando de alguma performance junto a suas amigas drags Dublin afora ou desfilando com os irlandeses, livre, leve e solta pela Dublin Pride Parade.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Como fazer mamografia na Irlanda

    Curiosidades

    Como fazer mamografia na Irlanda

    A mamografia é um exame essencial para identificar a existência de sinais...

    Elizabeth Gonçalves

    3 dias atrás

    Como fazer mamografia na Irlanda
  • Famosa loja da Irlanda inicia vendas de Natal

    Curiosidades

    Famosa loja da Irlanda inicia vendas de Natal

    Não há como negar que a Irlanda fica linda no Natal, e a gente mal espera...

    Rubinho Vitti

    7 dias atrás

    Famosa loja da Irlanda inicia vendas de Natal

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar