Conselho de estudantes internacionais da Irlanda questiona qualidade de aulas online

Conselho de estudantes internacionais da Irlanda questiona qualidade de aulas online

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O governo irlandês tem feito vários anúncios que favorecem os estudantes estrangeiros que vêm para a Irlanda estudar inglês, possibilitando a permanência regular na ilha. Mas para que isso aconteça, existe a exigência de que eles estejam matriculados em cursos online, o que tem preocupado o ICOS (Irish Council for International Students), que auxilia na boa qualidade do ensino irlandês.

Cursos online de inglês são obrigatórios para estudantes internacionais permanecerem na Irlanda. Foto: Nick Morrison/Unsplash

O ICOS publicou uma carta aberta ao Departamento de Justiça e Igualdade da Irlanda, em especial ao ministro Charlie Flanagan, a respeito das iniciativas a favor dos estudantes internacionais por conta da pandemia do Covid-19.

O conselho questiona a qualidade dos cursos online obrigatórios oferecidos pelas escolas de inglês. Segundo o órgão, existe uma “profunda preocupação” com a qualidade do aprendizado online em relação ao presencial.

“É decepcionante ouvir relatos de alunos de que as escolas de inglês não estão diminuindo as taxas do curso, apesar do fato de as aulas on-line constituírem uma parcela significativa do curso de muitos alunos”, ressaltou o conselho.

13% dos estudantes de idiomas estão satisfeitos com os cursos online

Segundo a nota, publicada no site da ICOS, a diretora executiva do órgão, Sarah Lennon, afirmou que apenas 13% dos estudantes de inglês estavam satisfeitos com as aulas on-line “em contraste marcante com os alunos de institutos de ensino superior, onde havia um grau muito maior de satisfação com as aulas on-line oferecidas”.

Leia também: Coronavírus: governo concede ‘carta de permanência’ a intercambistas sem visto

O ICOS afirmou que está reiterando ao governo para introduzir padrões para garantir a qualidade das aulas oferecidas, ao mesmo tempo em que incentiva que as escolas de inglês ofereçam descontos nas taxas do curso para estudantes que precisam se inscrever em cursos on-line durante o período de lockdown.

Quais são os novos benefícios do governo aos estudantes?

Ministro da Justiça, Charlie Flanagan, anunciou diversas medidas para auxiliar estudantes internacionais, mas que obrigam a matrícula em cursos online. Foto: Merrion Street

Recentemente, o ministro Flanagan estendeu para dois meses o tempo para a permanência de estudantes que estão com os vistos vencidos entre maio e julho.

Flanagan também anunciou a possibilidade de estudantes que já concluíram os dois anos permitidos de permanência na ilha que sigam morando na Irlanda até o fim do ano, além dos estudantes que foram embora por causa do coronavírus, que possam voltar sem descontar no visto o tempo que ficaram fora.

Também foi anunciado que os estudantes que forem renovar os vistos não precisarão comprovar os 3.000 euros entre outras questões.

Todas essas possibilidades, no entanto, só são válidas se o estudante internacional se matricular em cursos online, até que as escolas voltem a funcionar, com previsão para depois de setembro de 2020.

Outros problemas envolvem documentos e moradia

O ICOS tem levantado outras preocupações sobre outros desafios relacionados a estudantes internacionais, incluindo condições de moradias superlotadas, dificuldade em acessar um número PPS e preocupações em pagar o aluguel.

Nós contamos aqui no E-Dublin o caso de brasileiros que chegaram recentemente à ilha, mas não conseguiram tirar os documentos necessários para trabalhar por conta da pandemia do Covid-19.

Para entrar em contato com a ICOS basta acessar o site do conselho.

 

Foto de capa: Sergey Zolkin/Unsplash

Veja também

Quanto custa e como pagar por um intercâmbio

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar