Coronavírus: 6 locais para visitar na Irlanda a partir do dia 29

Coronavírus: 6 locais para visitar na Irlanda a partir do dia 29

Rubinho Vitti

2 semanas atrás

A Irlanda tem flexibilizado o lockdown de acordo com a diminuição de número de novos casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Na próxima segunda-feira, 29 de junho, a terceira fase de relaxamento das regras de confinamento começa e vários pontos turísticos e culturais da cidade voltam a funcionar. Alguns deles logo no primeiro dia, outros com o passar das semanas.

Selecionamos oito destes locais e as informações sobre suas reaberturas e segurança.

1- EPIC The Irish Emigration Museum

Um dos principais museus de Dublin, que narra a jornada dos irlandeses além das fronteiras da Irlanda, através das histórias de emigrantes irlandeses que se tornaram cientistas, políticos, poetas, artistas, etc, está de volta no próximo dia 29 de junho.

Segundo o site do museu, “a saúde e a segurança de todos os nossos visitantes e funcionários são nossa maior prioridade e passamos as semanas desde o fechamento meticuloso do planejamento e reorganização para que nossos visitantes possam desfrutar com segurança de nosso museu”.

O EPIC implementou uma série de medidas de saúde pública e distanciamento físico com números de visitantes reduzidos, horários designados, telas sem toque, maior limpeza, guias de áudio para download e pagamentos sem dinheiro.

2- Dublinia

Dublinia é principal atração de Dublin para entender a história dos vizinhos na Irlanda. Foto: Divulgação

A história dos Vikings é contada em um dos museus mais frequentados de Dublin, o Dublinia. O site oficial da casa cultural afirma que o museu volta a funcionar no dia 29 de junho. Há horários disponíveis com bilhetes disponíveis entre as 10h e 16h. Você pode visitar sem ingresso, no entanto, a preferência será dada a quem reservar, por isso o local recomenda isso.

Segundo o site, a segurança é parte mais importante da visita. “Passamos as últimas semanas planejando e preparando para garantir que estamos seguindo as diretrizes de saúde pública emitidas pelo HSE”, diz a nota.

Leia também: Museus irlandeses abrem para visitas virtuais gratuitas

O número de visitantes também foi reduzido e as medidas de distanciamento social e os horários pré-agendados já estão em operação. As áreas também serão higienizadas regularmente e haverá aumento da limpeza de todas as áreas e pontos de contato.

Também haverá estações de higienização das mãos situadas ao redor da exposição.

3- St. Patrick’s Cathedral

 

Saint Patrick’s Cathedral é uma das inúmeras igrejas cristãs da Irlanda. Foto: Imagoinsulae/Dreamstime

Locais de culto também serão abertos a partir do dia 29. A St. Patrick’s Cathedral soltou uma nota em seu site afirmando que reabre as portas para a primeira missa em 5 de julho. “Todos são convidados a participar, embora haja um limite de números devido às restrições do Covid-19”.

Embora a catedral permaneça temporariamente fechada, a data de reabertura para visitantes ainda não foi definida. “Isso está sujeito a alterações com medidas adicionais para retardar a propagação do Covid-19”, segue o texto.

É possível assistir a missas por meio do site além de recitais de órgãos gravados, que são transmitidos ao vivo às segundas e sextas-feiras, às 13h.

4- National Gallery of Ireland

National Gallery of Ireland começou programa de reabertura no dia 22 de junho. Reprodução: Wikipedia

A maior galeria de arte da Irlanda reabre suas portas entre junho e julho. Na verdade, desde o dia 22 de junho, a National Gallery of Ireland já abriu as portas de seu Gallery Shop, como parte de seu plano de reabertura.

A partir do dia 29, será reaberta uma parte da galeria, a Millennium Wing (salas 1–5 — European art 1850–1950). No dia 6 de julho, será aberta a exibição Moment in Time: A Legacy of Photographs exhibition.

Os quartos 11, 14, 15, 16 e 17 reabrem no dia 13 de julho. E a reabertura completa será a partir de 20 de julho.

5- Museus nacionais da Irlanda

Archaeology Museum, do National Museum of Ireland, será reaberto em 20 de julho. Foto: NMI

O governo irlandês anunciou a reabertura de museus que fazem parte do National Museum of Ireland.

O Decorative Arts & History (museu da história e arte decorativa), em Dublin 7, e o Country Life (vida rural) em Castlebar, condado de Mayo, vão abrir no dia 29 de junho. Na segunda-feira, 20 de julho, serão reabertos o Natural History (museu da história natural), e o Archaeology Museum, ambos em Dublin 2.

“Essa reabertura em fases garantirá que possamos acomodar um retorno seguro e agradável dos visitantes aos locais de nosso Museu”, diz nota no site do NMI. O horário de funcionamento dos museus acontece de terça a sábado, das 10h às 17h, e de domingo a segunda-feira, das 13h às 17h.

Segundo o site, as diretrizes de segurança para visitantes estão em vigor com equipe de funcionários treinada em saúde e segurança em relação ao COVID-19. Existem disposições de distanciamento físico em todos os museus e estações de higienização das mãos.

Algumas galerias e áreas poderão ser temporariamente fechadas onde o distanciamento físico não pode ser implementado.

Leia também: 10 museus para você visitar na Irlanda

6- Moli – Museum of Literature Ireland

O MoLI — Museum of Literature Ireland — é um espaço dedicado à literatura irlandesa. Inaugurado em 2019, o local conta com exibições dinâmicas e imersivas que contam a história da herança literária da Irlanda, desde as primeiras tradições narrativas até os célebres escritores contemporâneos.

O local será reaberto em 20 de julho, de acordo com o site, mas o café e o belo jardim do prédio poderão ser acessados em 29 de junho.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar