Coronavírus: Irlanda acelera flexibilização do lockdown

Coronavírus: Irlanda acelera flexibilização do lockdown

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A segunda fase da flexibilização do lockdown na Irlanda foi anunciada na tarde desta sexta-feira, 5 de junho, pelo primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar. Além de confirmar a nova etapa, o Taoiseach disse que haverá uma antecipação de restrições e de cinco, as etapas agora serão quatro.

Segundo Varadkar, em pronunciamento à nação, a aceleração só foi possível “graças ao progresso feito pelo povo irlandês na supressão do vírus”. “Graças à sua perseverança em afastar o COVID-19, estou anunciando uma aceleração do Roteiro. Nos últimos meses, o medo exerceu uma espécie de gravidade nos derrubando, mas agora descobrimos que há esperança nos elevando novamente”, disse.

Sendo assim, todas as lojas de varejo podem abrir a partir desta segunda-feira e está previsto que o setor de turismo doméstico e algumas operadoras de hotelaria possam retomar a partir de 29 de junho.

Em maio, o governo irlandês havia decidido por cinco fases de reabertura. Agora existem apenas duas fases restantes. A fase 3 inicia em 29 de junho e a fase 4 em 20 de julho.

Fase 2 da flexibilização do lockdown na Irlanda

A partir de segunda, 8 de junho:

  • Você pode viajar dentro do seu próprio condado ou até 20 km de sua casa, o que for maior. Esses limites de viagem serão aumentados a partir do final de junho.
  • Grupos de até 6 pessoas poderão interagir entre si em ambientes fechados ou ao ar livre, uma vez que eles se afastem pelo menos 2m.
  • Grupos de até 15 pessoas poderão se reunir para atividades esportivas ao ar livre.
  • Para aqueles com mais de 70 anos ou medicamente vulneráveis, será possível receber um pequeno número de visitantes em sua casa, com o distanciamento físico observado.
  • As lojas também fornecerão horários dedicados para aqueles com mais de 70 anos ou em um grupo de risco.
  • Todas as lojas de varejo podem reabrir, mas o horário de funcionamento será escalonado para aliviar a pressão no transporte público.
  • Até 25 pessoas poderão assistir a funerais de entes queridos.
  • As bibliotecas públicas começarão a ser reabertas.
  • Os playgrounds podem reabrir a partir de segunda-feira, e também podem ser realizados acampamentos para crianças, uma vez que não há mais de 15 pessoas envolvidas.
  • Certos tipos de treinamento esportivo de elite também serão possíveis.
  • Mais pessoas poderão voltar ao trabalho, incluindo todos aqueles que trabalham sozinhos ou cujo trabalho pode ser realizado com segurança, mantendo-se 2m de distância dos outros. Trabalhar em casa deve permanecer a norma para quem pode fazê-lo.

Próximas fases da flexibilização do lockdown na Irlanda

Os shopping centers podem reabrir em 15 de junho, desde que sejam tomadas medidas para garantir que as pessoas não se reúnam em bancos, fontes ou praças de alimentação.

Espera-se que a fase 3 inclua a reabertura do turismo doméstico
e hotéis, restaurantes e bares, parques de caravanas, galerias e museus. Prevê-se que os locais de culto também possam reabrir a partir deste ponto.

A capacidade de transporte público permanecerá muito restrita; portanto, as pessoas são incentivadas a usar apenas o transporte público para viagens essenciais, e é recomendável usar máscara.

Veja também

Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar