Coronavírus: Irlanda anuncia extensão de visto a imigrantes

Coronavírus: Irlanda anuncia extensão de visto a imigrantes

Rubinho Vitti

1 semana atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Imigrantes que têm o IRP (Irish Residence Permit) com vencimento entre 20 de março e 20 de maio de 2020 terão permissão de permanecer na Irlanda com renovação automática pelo INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service — serviço irlandês de naturalização e imigração), do Department of Justice and Equality (Departamento de Justiça e Igualdade). A medida foi tomada por conta das incertezas durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo nota emitida pelo INIS, as permissões que expiram entre 20 de março e 20 de maio serão renovadas automaticamente por um período de dois meses. O Escritório de Registro da área de Dublin — localizado em Burgh Quay — está temporariamente fechado, e todos os escritórios de registro para não residentes em Dublin, operados pela Garda, também fecharam temporariamente.

Agendamentos suspensos

O INIS também interrompeu temporariamente a aceitação de novos pedidos de visto. Embora ainda seja possível solicitar um visto irlandês on-line de maneira normal, essas medidas temporárias significam que os solicitantes não poderão concluir seu processo de solicitação. “Pretendemos retomar a aceitação de aplicativos assim que as preocupações com segurança diminuírem.”

Leia também: Brasileiro com coronavírus na Irlanda alerta que doença ‘não é brincadeira’

Certos casos de prioridade ou emergência continuarão sendo processados, nota do departamento. As urgências incluem vistos para profissionais de saúde, pesquisadores em saúde e profissionais de assistência a idosos; familiares imediatos de cidadãos irlandeses, entre outros.

Estudantes têm relatado que seus agendamentos já realizados anteriormente foram cancelados. Isso porque, como citado acima, o escritório de registro está temporariamente fechado. Mas não deve haver preocupação, já que existe a extensão de permissão para ficar no país. Basta ficar de olho no site do INIS para mais informações sobre reabertura dos agendamentos e processos.

Veja também

Chegou na Irlanda como estudante? Como solicitar o seu visto?

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar