Coronavírus: Irlanda fecha escolas, instituições e cancela eventos

Coronavírus: Irlanda fecha escolas, instituições e cancela eventos

Rubinho Vitti

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Após confirmar a primeira morte por coronavírus e a OMS (Organização Mundial da Saúde) oficializar a doença como uma pandemia, o governo irlandês resolveu tomar uma atitude drástica para evitar mais contaminações. Na tarde desta quinta-feira, 12 de março, o Taoiseach (primeiro-ministro irlandês) Leo Varadkar anunciou medidas que têm validade até 29 de março.

Escolas, faculdades e outros estabelecimentos públicos não vão funcionar por duas semanas, segundo afirmou Varadkar diretamente de Washington DC, nos Estados Unidos. Intercambistas devem confirmar com suas escolas de idiomas a respeito do funcionamento.

O chefe do governo irlandês afirmou que eventos fechados com mais de 100 pessoas e abertos com mais de 500 devem ser cancelados. Pessoas que têm a oportunidade de trabalhar em casa, deve fazê-lo.

O primeiro-ministro, no entanto, disse que o transporte público continuará a operar normalmente, além de lojas, supermercados, cafés e restaurantes, mas recomendou que as pessoas minimizem a interação social.

Leia também: Como agir em caso de suspeita de coronavírus na Irlanda

“Eu sei que parte disso está sendo um choque real e vai envolver grandes mudanças na maneira como vivemos nossas vidas. Eu sei que estou pedindo às pessoas que façam sacrifícios enormes. Estamos fazendo isso um pelo outro”, afirmou em durante o pronunciamento, que foi transmitido por várias redes de mídia irlandesas.

Ele ressaltou ter consciência de que a economia vai sofrer, mas que é hora de “agirmos juntos” e “como uma nação podemos salvar muitas vidas”.

Eventos cancelados na Irlanda

Banda Jota Quest faria show na capital irlandesa no dia 26 de março, mas cancelou turnê europeia por causa do coronavirus. Foto: Divulgação

Com o anúncio de Varadkar, vários eventos foram cancelados na Irlanda. Alguns shows e baladas brasileiras que aconteceriam neste fim de semana ou no mês de março já anunciaram adiamento ou cancelamento. A festa Gambiarra, marcada para este sábado, foi adiada para abril. A banda Jota Quest, que faria show em Dublin no dia 26 de março, anunciou o cancelamento da turnê europeia. A produtora irlandesa MCD também adiou todos os shows que devem ocorrer entre agora e 29 de março.

Apesar do cancelamento dos desfiles do St. Patrick’s Day, a programação cultural do festival havia sido mantida. Agora, após o anúncio de Leo Varadkar, a programação foi cancelada completamente.

Todas as academias Ben Dunne e FlyFit ficarão fechadas no período. O EPIC — Museu da Emigração Irlandesa — também confirmou o fechamento.

Em Dublin, todas as bibliotecas municipais, centros esportivos, de lazer e comunitários, administrados pelo Conselho da Cidade de Dublin, ficarão fechados até o dia 29.

Leia também: Coronavírus: 1ª morte na Irlanda e declaração de pandemia pela OMS

A Igreja Católica irlandesa afirmou que a participação em serviços funerários e missas deve ser limitada a parentes próximos e não deve exceder 100 participantes dentro do edifício da igreja. O mesmo vale para casamentos e batismos. Na atual situação de emergência, a Igreja também afirmou que “todos são dispensados ​​da obrigação de comparecer fisicamente à missa de domingo”.

O jornal Irish Times vai atualizar a lista conforme receber novas informações.

Apesar da data final dos fechamentos ser o dia 29 de março, a data pode ser alterada a qualquer momento.

Veja também

Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar