Coronavírus na Irlanda: 2 mil pessoas têm benefícios cortados após viagem ao exterior

Coronavírus na Irlanda: 2 mil pessoas têm benefícios cortados após viagem ao exterior

Rubinho Vitti

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Beneficiários do PUP (COVID-19 Pandemic Unemployment Payment), oferecido pelo governo irlandês para aqueles que perderam seus empregos durante a pandemia ou estão temporariamente afastados, perderam seus benefícios após viajarem para fora da Irlanda. São mais de duas mil pessoas computadas pelo governo.

O E-Dublin publicou nesta semana sobre a possibilidade da perda do benefício para aqueles que o recebem se houver viagem ao exterior. Porém, até então, eram apenas 140 casos. Agora, com nova checagem no aeroporto, o número aumentou cerca de 20 vezes.

Governo fez checagem com aeroportos para identificar passageiros que recebiam o auxílio, mas que haviam saído do país. Foto: Dublin Airport

De acordo com reportagem do Irish Times, a maior parte dos casos está ligada a pessoas que deixaram o país permanentemente. Quem morar na Irlanda e estiver recebendo o auxílio, mas quer viajar, pode aplicar novamente para o PUP ao retornar à ilha.

Vale lembrar que quem está trabalhando sob o Temporary COVID-19 Wage Subsidy Scheme, esquema em que o governo auxilia as empresas a pagarem seus funcionários, não entra nessa regra da viagem, pois já está empregado.

Leia também: Governo dará desconto para quem passar férias na Irlanda

Interrupção pode ser ilegal

Ainda de acordo com o Irish Times, uma reportagem mostrou que a interrupção do pagamento do PUP por causa de viagens ao exterior pode ser considerada ilegal, já que fere o direito de ir e vir do cidadão.

Segundo o especialista entrevistado pelo jornal, a regra imposta pelo governo é legalmente fraca.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar