Coronavírus: os efeitos no calendário esportivo no mundo

Coronavírus: os efeitos no calendário esportivo no mundo

Colaborador E-Dublin

2 meses atrás

A pandemia do novo coronavírus foi responsável pelo cancelamento de eventos de todos os tipos, mas o calendário esportivo foi um dos mais afetados em todo o mundo. Até mesmo as Olimpíadas — que concentram provas de praticamente todos os estilos esportivos — foram adiadas para 2021. Mas outros campeonatos, do futebol brasileiro até o rugby na Irlanda e o basquete norte-americano, também foram influenciados.

O E-Dublin listou alguns dos principais eventos atingidos pelo coronavírus e a previsão para a volta de suas atividades no Brasil e no mundo.

Campeonatos de futebol no Brasil foram cancelados

CBF seguiu as normas do Ministério da Saúde sobre o Covid-19 com partidas sem público e, posteriormente, suspendendo os campeonatos no Brasil. Foto: Pxhere

Os campeonatos estaduais e nacionais de futebol foram todos suspensos por tempo indeterminado. No dia 13 de março, a CBF, seguindo a orientação o Ministério da Saúde, determinou que todas as partidas de futebol marcadas para São Paulo e Rio de Janeiro fossem realizadas sem a presença de público.

Na sequência, no dia 15 de março, com o iminente agravamento da crise, a CBF decidiu suspender por tempo indeterminado todos os jogos sob sua responsabilidade que estavam em andamento. São eles: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.

A CBF também informou que as Federações Estaduais teriam autonomia para deliberar sobre os campeonatos sob a responsabilidade de cada federação.

Campeonatos estaduais suspensos

  • Federação Paulista de Futebol decidiu em conjunto com 48 clubes filiados suspender por tempo indeterminado seus campeonatos.
  • Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro suspendeu os campeonatos em andamento por 15 dias e adiou o início das competições que ainda não iniciaram.
  • Federação Mineira de Futebol decidiu suspender por tempo indeterminado o campeonato Mineiro a partir de 17 de março.
  • Federação Gaúcha de Futebol, no dia 16 de março, suspendeu por 15 dias seus campeonatos.

Basquete e voleibol também foram atingidos

A Liga Nacional de Basquete e os clubes decidiram pela suspensão do campeonato com reavaliação da situação em novo encontro com os clubes.

Em reunião realizada no dia 19 de março, CBV, clubes e comissão de atletas decidiram finalizar o campeonato da Superliga Feminina de Vôlei 2019/2020 sem definição de campeão. Já a Superliga Masculina de Vôlei 2019/2020 segue paralisada conforme definido em votação na reunião de 19 de março, com uma nova reunião marcada para o mês de abril a fim de reavaliar a situação.

Jogos irlandeses também estão suspensos

Rugby e o futebol gaélico, duas paixões dos irlandeses, tiveram os jogos cancelados da temporada 2019/2020. Foto: Pxhere

A Gaelic Athletic Association (GAA), do futebol gaélico, um dos principais esportes irlandeses da atualidade, suspendeu todas as atividades dos times e atletas e qualquer atividade relacionada ao Futebol da Ilha Esmeralda até novas instruções das autoridades de saúde do país em relação à quarentena.

A Irish Rúgbi Football Union (IRFU) definiu que todas as ligas de Rúgbi da temporada 2019/2020 estão encerradas sem definição de campeão ou a divisão do título para os que estavam disputando a final.

Campeonatos europeus são cancelados ou adiados

A European Professional Club Rúgbi (EPCR), organizadora da Heineken Champions Cup, anunciou também o adiamento das fases finais do campeonato da temporada 2019/2020 com previsão de realização dos jogos das semifinais e finais para o início do mês de maio.

O UEFA Euro 2020 — Campeonato Europeu de Seleções — foi definitivamente adiada por 12 meses, com previsão de realização de 11 de junho a 11 de julho de 2021. Esse adiamento visa dar prioridade à finalização das ligas nacionais e aos campeonatos europeus de clubes.

Leia também: Primeiro-ministro irlandês volta à medicina para lutar contra o Covid-19

As finais da Champions League, Europa League e Women’s Champions League, originalmente agendadas para o mês de maio, estão adiadas sem nova data prevista.

A Premier League foi suspensa, pelo menos, até 30 de abril, com previsão de continuação do campeonato. A Liga espanhola foi paralisada, com as rodadas sendo adiadas para reavaliação da situação do campeonato após o período de quarentena.

A Federação Italiana de Futebol definiu que todas as partidas de futebol estão suspensas. A continuação ou não do campeonato e a definição de campeão e os times com acesso às ligas europeias e descenso serão deliberadas futuramente.

Outros esportes atingidos pela pandemia

O campeonato mundial de Fórmula 1, que iniciaria no final de semana de 12 a 15 de março, com o GP da Austrália, teve o Primeiro Grande Prêmio do ano cancelado. Também foi cancelado o Grande Prêmio de Mônaco, que teria sua realização no final de semana de 21 a 24 de maio. De acordo com o Automóvel Clube de Mônaco, devido às grandes incertezas em relação à pandemia, dificilmente seria possível realizar o evento em uma nova data ainda em 2020.

Outros seis eventos de Fórmula 1 estão adiados, são eles: Bahrain, Vietnam, China, Holanda, Espanha e Azerbaijão. Todos os GPs que estão adiados ainda não têm previsão de realização, uma vez que a pandemia toma conta da Europa e do mundo sem uma previsão segura de se encerrar.

Basquete norte-americano cancelado

Basquete norte-americano foi suspenso por causa do coronavírus, decisão inédita da Liga. Foto: Pxhere

Em 11 de março, um jogador do Utah Jazz testou positivo para o vírus COVID-19, o que causou o cancelamento imediato da partida que seria realizada no mesmo dia. O jogador não estava presente no ginásio. No dia seguinte, outros diversos atletas foram confirmados como positivo para o vírus, o que resultou na suspensão da temporada 2019-2020, algo inédito na história da Liga, e ainda sem previsão de retomada do campeonato.

Jogos Olímpicos são adiados para 2021

Jogos Olímpicos de Tokyo foram transferidos para 2021 por causa da pandemia do Covid-19. Foto: Pxhere

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê organizador Local Tóquio 2020 realizaram uma reunião em 24 de março e decidiram em definitivo adiar os Jogos Olímpicos para 2021.

Nos últimos dias, as federações de alguns países participantes, como Canadá, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Reino Unido, França e Brasil vinham pressionando o COI para anunciar o adiamento ou não iriam enviar seus atletas para os Jogos.

Esse era provavelmente o único grande evento que ainda estava pendente de confirmar o adiamento devido à pandemia que o vírus COVID-19 trouxe para todo o planeta.

Veja também

Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?

Arthur Medeiros,

Carioca-paulistano-cearense. Fotógrafo, formado em Análise de Sistemas. Sempre amei acompanhar e praticar esportes. Hoje pratico acroyoga e ciclismo. Estou em Dublin desde outubro de 2019

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar