Covid-19: como será o Halloween na Irlanda?

Covid-19: como será o Halloween na Irlanda?

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Quem mora ou já morou na Irlanda sabe que o Halloween está para os irlandeses como o Carnaval está para o brasileiro.

O mês de outubro todo é uma festa de enfeites macabros, fantasias e, principalmente, muitos eventos que relembram a tradição celta de espantar os maus espíritos com “travessuras”.

Mas e agora, com os casos da Covid-19 crescendo no país e as restrições atualmente no Nível 3, como será o Halloween na Irlanda?

Halloween na Irlanda: eventos cancelados

Halloween na Irlanda está cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus. Foto: Bekir Dönmez/Unsplash

De fato, o governo irlandês cancelou diversos eventos que deveriam acontecer neste mês de outubro.

O Dublin City Council, responsável por organizar eventos na cidade de Dublin, afirmou que todos os eventos de Halloween planejados para a capital foram cancelados. Eventos “outdoor” são possíveis apenas com a presença de no máximo 15 participantes.

O North Dublin’s annual Festival of Flame at Halloween também foi cancelado. O tradicional festival acontece anualmente com diversos eventos pela cidade, como paradas de Halloween, música e teatro.

Ouça o E-Dublincast Ep. 40: Curiosidades sobre o Halloween 

A Parada de Halloween, que anualmente acontece no centro de Dublin e já havia sido cancelada em 2019, novamente não vai acontecer.

Grandes festas que ocorriam em clubes e casas de shows durante o Halloween na Irlanda também estão canceladas, já que este tipo de estabelecimento está fechado desde março.

Festas particulares também não podem acontecer. No Nível 3, as casas podem receber até seis convidados de uma mesma residência.

Fogos e ‘Trick-or-treating’

Apesar de comuns no Halloween na Irlanda, os fogos de artifício são proibidos no país. Foto: Clément M./Unsplash

Clássico do Halloween na Irlanda, o “trick-or-treating” (doces ou travessuras) também foi cancelado. Quer dizer, é quase impossível impedir as crianças de saírem às ruas para pedir gostosuras, mas o governo irlandês tem recomendado às famílias que não se faça isso neste ano.

O governo espera incentivar as pessoas a se fantasiarem em casa e a fazerem festas virtuais em vez de irem para outras casas. “A ideia de centenas de milhares de crianças em idade escolar serem permitidas vagar livremente para travessuras ou travessuras não parece provável, considerando as restrições que temos atualmente”, disse o governo.

O mesmo vale para fogos de artifício, que, desde de setembro tem sido ouvidos em toda a cidade de Dublin. Os “fireworks”, como são chamados em inglês, são proibidos por lei, mas grupos de jovens, durante o Halloween, costumam utilizá-los para fazer travessuras pelas ruas.

A Garda montou uma operação para lidar com o uso indevido de fogos de artifício nesta época do ano.

Leia também: Dez curiosidades sobre o Halloween

Bram Stoker Festival

Outro tradicional festival que acontece anualmente na Irlanda celebra a obra do escritor irlandês Bram Stoker, clássico autor de livros de terror como Drácula e considerado um pai do Halloween na Irlanda. Geralmente, o evento acontecia durante mais dias do mês, mas neste ano ele acontece majoritariamente online, entre 30 de outubro e 2 de novembro, bem no fim de semana do Halloween.

“Celebramos alegremente o gótico, o misterioso, o pós-escuridão e o sobrenatural e nos aprofundamos no legado de um dos autores mais estimados da Irlanda”, diz o site do festival.

O evento se concentrará em experiências interativas nas ruas e “no conforto de seus próprios castelos”.

“Vampiros de todas as idades são aconselhados a manter os olhos abertos nos canais sociais e no site do Festival Bram Stoker para atualizações futuras”, diz o anúncio do festival.

Não há ainda uma agenda oficial atualizada.

 

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar