Covid-19: lockdown deve ser estendido na Irlanda até março e medidas drásticas deverão restringir viajantes

Covid-19: lockdown deve ser estendido na Irlanda até março e medidas drásticas deverão restringir viajantes

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O subcomitê para assuntos relacionados à Covid-19 recomendou uma extensão do Nível 5 do lockdown na Irlanda até, pelo menos, 6 de março. Além disso, aprovou medidas rígidas para restringir viagens internacionais e penalidades para quem violar as regras nacionais de combate à doença.

Entre as decisões tomadas estão a quarentena obrigatória para todos os passageiros provenientes da África do Sul e do Brasil. Segundo o jornal Irish Times, a comissão também recomenda que, quem chegar desses países deverá ficar hospedado em um hotel designado pelo Estado. Os custos deverão ser pagos pelos próprios viajantes.

Segundo o The Journal, a ideia é que exista o policiamento de firmas particulares de segurança para garantir o isolamento destes viajantes.

Os vistos de férias de curto prazo desses dois países, onde existem variantes novas e imprevisíveis da Covid-19 em circulação, também serão paralisados temporariamente.

Passageiros de outros países que não apresentarem um teste PCR negativo realizado nas 72 horas antes da viagem também poderão ser colocados em quarentena obrigatória num hotel.

Poderá haver multa em até € 2.500 e possível prisão de seis meses para quem não tiver o teste negativado.

Haverá, ainda, sanções criminais por violação da exigência legal de se isolar após a chegada e não será mais apenas um “conselho”.

Postos de controle da Garda estarão dentro de 5 km da fronteira em seis condados no nordeste e noroeste para evitar viagens desnecessárias para o Norte e em estradas com direção a aeroportos, impedindo também que turistas irlandeses voem para o exterior durante esta fase crítica da pandemia.

Haverá uma reunião plenária do Gabinete na manhã terça-feira, 26 de janeiro, para aprovação das novas regras e definição de datas e mais detalhes. Vale lembrar que o subcomitê é presidido pelo próprio primeiro-ministro Micheál Martin, o que significa que as regras provavelmente devem ser mantidas.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar