Covid-19: onde encontrar informações confiáveis?

Covid-19: onde encontrar informações confiáveis?

Larissa Fontes

4 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

O mundo todo está sendo impactado pela rápida proliferação do novo coronavírus. A cada minuto, somos bombardeados com novas informações, números e gráficos que se alastram de forma tão veloz quanto a doença. Camufladas entre as notícias verdadeiras, muitas vezes surgem as famosas “fake news”, que viralizam, tomam grandes proporções e causam pânico por onde passam.

Reunimos fontes confiáveis para você se informar sobre a evolução do Covid-19 na Irlanda e no Brasil em vez de acreditar em tudo que compartilham nos grupos de Whatsapp. Aliás, na noite desse domingo, num pronunciamento nacional, o primeiro ministro Irlandês, Leo Varadkar ressaltou a importância de não proliferar tudo que se recebe nos grupos.

OMS – Organização Mundial da Saúde (WHO – World Health Organization)

Saiba como e onde checar informações sobre a pandemia do novo coronavírus sem cair em “fake news”. © Anyaivanova | Dreamstime.com

É a agência especializada das Nações Unidas que tem como objetivo ajudar a promover a saúde global, incluindo o trabalho de erradicar doenças. A OMS está à frente da luta contra o Covid-19, buscando formas de coibir a pandemia, assim como divulgando os dados mais atualizados em todo o mundo. A cada dia um novo boletim é divulgado.

HSE – Health Service Executive

É o Departamento de Saúde da Irlanda. Em sua página oficial, o órgão disponibiliza todas as informações necessárias sobre prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento de doenças, incluindo o coronavírus. Além disso, é através do HSE que são divulgadas as informações mais atualizadas sobre a doença na Irlanda, como o número de infectados, novos casos e mortes.

Citizen Information

É o órgão responsável por difundir todas as informações de interesse público para os cidadãos irlandeses. Seja sobre educação, trabalho, direitos e deveres, a plataforma responde as possíveis dúvidas de qualquer pessoa residente na Ilha. Inclusive foi criada uma página dedicada ao Covid-19 dentro do Citizen Information, onde é possível encontrar as atualizações do governo no que diz respeito ao funcionamento de estabelecimentos, escolas e aeroportos.

ECDC – European Centre for Disease Prevention and Control

O Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças é o órgão da União Europeia para identificar e controlar doenças e ameaças à saúde pública no continente. No website do ECDC você encontra as últimas notícias referentes ao Covid-19, dados e estatísticas e estudos que estão sendo realizados na Europa. Além de, é claro, tudo o que sabemos sobre o vírus até o momento, formas de prevenção, sintomas e orientações.

Ministério da Saúde

É o setor do Governo responsável pela saúde pública no Brasil e, portanto, a maior fonte de informações sobre o Covid-19 no país. Você consegue obter os números, pesquisas e estatísticas no que diz respeito à situação do coronavírus em território nacional, assim como informações de campanhas e gastos públicos.

Além disso, o Ministério da Saúde disponibilizou um número de Whatsapp exclusivo para a população enviar informações virais potencialmente falsas. O canal não é um SAC, mas um espaço criado especialmente para você checar uma informação antes de compartilhar. O número é + 55 (61)99289-4640.

Outra medida tomada pelo órgão para impedir a propagação de fake news foi a criação de um espaço em seu website dedicado a desmentir as principais notícias falsas viralizadas.

Secretaria de Vigilância em Saúde

A Secretaria de Vigilância em Saúde tem divulgado boletins epidemiológicos semanais para monitoramento, análise e investigação de doenças específicas. Os boletins funcionam como um instrumento de vigilância para disseminar informações relevantes e contribuir com a Saúde Pública do país e evitar uma situação de emergência em escala nacional.

Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária

A agência reguladora, vinculada ao Ministério da Saúde, integra o Centro de Operações Especiais (COE) – Coronavírus. O comitê tem o objetivo de preparar a rede pública para o atendimento de casos no Brasil. No site da Anvisa, além de informações atualizadas sobre a evolução do vírus no Brasil, está disponibilizado um vasto material de vídeos e imagens sobre a doença.

Anac – Agência Nacional de Aviação Civil

A Anac está acompanhando as ações do Ministério da Saúde, da Anvisa e das autoridades brasileiras à frente do Coronavírus. Até o momento, não existe nenhuma restrição ao tráfego aéreo internacional, mas a Anac disponibilizou um material com todas as recomendações para passageiros e recém-chegados de viagens internacionais.

Worldometer

Para acompanhar os número do Coronavírus no mundo. O site traz atualizações a cada minuto, updates sobre os países onde o caso é mais agravante, além de ter uma Timeline com a trajetória do Covid-19 no mundo desde as primeiras informações.

Fiocruz

O instituto Fiocruz esclarece dúvidas, disponibiliza vídeos explicativos e dados oficiais de pesquisas sobre o Covid-19.

Veja também

Tudo sobre as regiões da Irlanda

Larissa Fontes
Larissa Fontes, Jornalista, geminiana e curiosa. Dona de uma mente inquieta num corpo semi-sedentário de 20 e poucos anos. Sobrevive à base de café, música alta e papos de boteco. Acompanhe ela em @larifontes no Instagram.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar