Covid-19: Reino Unido aprova vacina e UE deve concluir processo no fim de dezembro

Covid-19: Reino Unido aprova vacina e UE deve concluir processo no fim de dezembro

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

As principais manchetes dos jornais europeus desta quarta-feira, 2 de dezembro, foram uma só: a aprovação do Reino Unido da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pelo grupo alemão BioNTech.

Enquanto os países que formam o Reino Unido podem começar a receber as doses até antes mesmo do Natal – inclusive a Irlanda do Norte – a República da Irlanda e os países que pertencem à União Europeia esperam conseguir aprovar a mesma vacina até 29 de dezembro, com distribuição a partir de janeiro.

Reino Unido aprovou vacina da Pfizer, que poderá ser disponibilizada em dias. Foto: Pixabay

Mesmo assim, o governo irlandês afirmou que está em ritmo acelerado na preparação para a distribuição.

Vale lembrar que tecnicamente o Reino Unido ainda pertence à UE, já que o período de transição vai até janeiro de 2021, mas há um regulamento que permite os britânicos divergirem das regulamentações do bloco em caso de necessidade pública urgente.

UK é primeiro país a regulamentar vacina no mundo

O Reino Unido conseguiu a proeza de ser o primeiro país a provar uma vacina contra a Covid-19. A Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency — Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde — deu luz verde à vacina.

A Pfizer disse que as doses da vacina serão entregues ao Reino Unido “nos próximos dias”, depois e secretário de saúde do Reino Unido, Matt Hancock, disse que 800.000 doses chegarão na próxima semana de um total de 40 milhões encomendadas. Alguns milhões de doses devem chegar em dezembro e o restante até julho.

Leia também: Covid-19: acordos da UE com farmacêuticas chega a 1,4 bi doses de vacinas

Irlanda do Norte terá direito a 25 mil doses

Irlanda precisa esperar aprovação da União Europeia para receber as vacinas e começar a aplicar. Foto: Pixabay

Parte do Reino Unido, a Irlanda do Norte deve vacinar, em um primeiro momento 12 mil pessoas, com duas doses cada. O país vai selecionar os mais vulneráveis para receber a primeira dose antes do Natal.

Ainda não está claro como será administrada, já que vacina precisa ser mantida em temperaturas extraordinariamente baixas. Por isso, é provável que a vacinação ocorra em hospitais.

Como está o status da UE sobre a vacina

A European Medicines Agency — agência de regulação da União Europeia — ainda não aprovou a vacina da Pfizer, assim como a agência dos Estados Unidos também não completou o processo.

No entanto, a Pfizer só se candidatou formalmente para aprovação na Europa e nos EUA no início desta semana.

A UE espera aprovar até 29 de dezembro a vacina da Pfizer. A Moderna, que também se candidatou nesta semana, pode ser aprovada até 12 de janeiro.

Leia também: Pfizer diz que vacina contra a Covid-19 tem 90% de eficácia

Primeiro-ministro afirma que Irlanda está no ritmo certo

Respondendo às críticas que recebeu no congresso sobre suposta lentidão nas decisões sobre a aplicação da vacina contra a Covid-19 na Irlanda, o primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Micheál Martin disse que criou uma força-tarefa de prioridade nacional e que a responsabilidade da autoridade da UE sobre a aprovação da vacina é enorme. Martim destacou:

“Não devemos criar uma zona de pressão sobre a autoridade reguladora para fazer a coisa certa”.

Congeladores de temperatura ultra baixa já chegaram ao país para manter as vacinas, segundo Martin, e a infraestrutura de tecnologia e banco de dados estão sendo criados, além da mão de obra para administrar a vacina.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Foto de capa: Pixabay

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar