Crescem deportações na fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte

Crescem deportações na fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O número de pessoas paradas na fronteira terrestre da Irlanda do Norte e removidas do Estado está aumentando, segundo mostram números da Garda divulgados com exclusividade pelo TheJournal.ie. A reportagem publicou que foram 105 infrações de imigração detectadas perto da fronteira no ano passado e já são 140 em 2019 até o momento.

Policiais estão parando ônibus que cruzam a fronteira entre as Irlandas e checando os passaportes. Foto: Pxhere

De acordo com a Lei de Imigração de 2004, as viagens entre Irlanda e Irlanda do Norte são isentas de passaporte para cidadãos britânicos e irlandeses, mas os estrangeiros são obrigados a produzir um passaporte.

Leia também: Passaporte irlandês é o sexto mais poderoso do mundo

Os números registrados de deportações são resultado de intervenções feitas pela Garda em ônibus na direção sul da estrada N1, que liga as duas Irlandas. A Garda afirma que o controle de passaportes na fronteira é “direcionado ao crime organizado e ao tráfico de seres humanos”, mas ONGs que são contra essa intervenção afirmam que há um controle rotineiro da imigração.

Em reportagem recente do Irish Central, um irlandês ficou chocado ao ser questionado pela Garda e ter seu passaporte solicitado em uma viagem entre as Irlandas. Ele afirmou ao policial que não tinha seu passaporte porque era irlandês. Ao que recebeu como resposta: “Por que não? Você está cruzando uma fronteira”. Ele sugere que, com a aproximação do Brexit, as ações estão sendo intensificadas, o que é negado pela Garda.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar