Curiosidades da terra verde: Irish Wolfhound, o gigante cão irlandês

Curiosidades da terra verde: Irish Wolfhound, o gigante cão irlandês

Ávany França

8 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Só por curiosidade experimenta uma pesquisa no Google e procure  por Cú Irish ou cú Faoil. Pegadinha? Não meu povo, curiosidades da Terra Verde. O maior cú do mundo, ou melhor, o maior Cú Faoil vivo do mundo tem procedência Verde (e quem afirma é o Livro dos Records).

O Cú Faoil, que na verdade  significa cão de caça em Irish também é conhecido como Irish Wolfhound,  uma raça de cão irlandesa que impressiona pela altura podendo atingir fácil 2m de altura quando de pé!

Maior cão do mundo é irlandês. © Vivienstock | Dreamstime.com

Maior cão do mundo é irlandês. © Vivienstock | Dreamstime.com

“The longest living dog is Farrell, a male Irish Wolfhound, who measures 237 cm (93.17 in) from nose to tail-tip. He is owned by Robert and Kate Fandetti of Baneberry, TN, USA. Guinness”. Guinness Book

Já pensou em ter um animalzinho desses no seu quintal? O cão irlandês é considerado uma das raças mais altas do mundo. Eu disse ALTA, pois, existem outras denominações, como o maior, o maior ainda vivo no mundo e por ai vai.

Mas apesar de circular no mundo dos gigantes  o Wolfhound é super dócil, amável e adora ficar em ambientes com crianças. Mas não foi sempre assim. O wolf tinha fama real e era utilizado para caçadas e lutas nos tempos antigos. Não era um cão que se via na vizinhança, aliás, continua sendo assim. A sua fama de ágil, exímio caçador o fez conhecido pelo mundo inteiro. Foi exportado para países como Grécia, Itália e até  no Quênia foram vistos alguns exemplares, usados para caça à leões.

Com o desaparecimento de lobos e alces dos campos irlandeses e com a exportação massiva dos Wolfhounds, a raça quase foi extinta, foi quando um capitão inglês chamado George Augustus Graham promoveu o cruzamento de alguns poucos wolfs que ainda existiam na época, o que fez com que a raça se perpetuasse até os dias de hoje. Os Wolfs se tornaram um grande símbolo de bravura e também virou o apelido da Liga Nacional dos Times de Rugby (National rugby league team )!

Você deve estar se perguntando, que nunca vi um desses pelas ruas de Dublin…É verdade, eu também não. O wolf precisa de espaço, costuma correr atrás de tudo que se move e o melhor lugar para criá-lo é em ambientes espaçosos, como campos ou casas com jardins grandes. Mas para quem quiser conhecer um Wolf de perto, existem dois exemplares  no Burranty Castle and Folk Park, em Co Clare!!! Eles fazem o maior sucesso por lá!

Outro momento que você facilmente verá um exemplar de Cú Faoil é durante a parada no dia de São Patrício (17 de março), eles sempre desfilam imponentes junto aos membros da Garda e também com a Banda da Brigada de Incêndio Irlandesa (Dublin Fire Brigade’s Pipe and Drums).

Existe também o Irish Wolfhound Club of Ireland, onde você pode encontrar todo tipo de informação sobre a raça, ficar sabendo de eventos e competições envolvendo os Wolfs além de descobrir onde conhecer um de perto.

E se você se empolgou e quer ter um gigante desses em casa, existe um programa chamado Rescue & Rehoming of an irish Wolfhound que você pode  se  inscrever para obter um Wolf . Mas lembre-se que você  precisará de espaço extra na bagagem para levá-lo com você na sua volta ao Brasil!!!

Avatar
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar