Curiosidades: Titanic em Dublin? Mas é de Belfast!

Edu Giansante

11 anos atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Quem aqui não lembra da célebre frase dita pela Kate Winslet em seu papel de Rose, no filme Titanic de 1997:

Oh Jack, I’m flying

E o Jack era nada mais nada menos que Leonardo DiCaprio, galã da época.

Bom, todo mundo sabe que o Titanic existiu de verdade, e foi construído em 1912 no Harland & Wolff Shipyard em Belfast, na Irlanda do Norte. Naquela época, ele era o navio com maior número de passageiros do mundo (2,240 pessoas).

O Titanic saiu da Inglaterra com destino a New York. No caminho, fez uma parada na França para entrada de mais passageiros, e também em QUeenstown (hoje conhecido como Cobh) na Irlanda. Bom, as “vias” aquáticas eram bem estreitas e o Titanic não conseguia ancorar na costa de Queenstown, e por isso tiveram que parar próximo, mas ainda no mar e disponibilizar pequenos barcos para buscar os passageiros na costa e embarcá-los com segurança.

Bom, passados mais de 90 anos, parece que a Irlanda ainda não aprendeu. Estava saindo para almoçar, quando olho para o Rio Liffey e vejo nada mais nada menos que ele, o neto do Titanic.Na verdade pesquisando um pouco mais, acredito que seja o Oscar Wylde Ferry.

O navio era enorme, e não me perguntem de onde ele surgiu, mas estava lá. E eu cheguei bem no momento em que ele estava cruzando a ponte East-link (última ponte antes de chegar no mar)

Confesso que fiquei com medo. A distância entre o pilar da ponte e o navio era muito pouca, mas felizmente deu tudo certo.

Bom, o final trágico do Titanic vocês também já conhecem. Foi na chamada Maiden Voyage, a viagem de inauguração, que ele se colidiu com um iceberg resultando na morte de mais de 1,517 pessoas.

Esse felizmente está vivo, e mais bacana que isso, dá pra viajar num barco desses aí por 100 euros.

Edu Giansante
Edu Giansante, Fundador e CEO do E-Dublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar