É possível aprender inglês em 8 meses de intercâmbio?

É possível aprender inglês em 8 meses de intercâmbio?

Elizabeth Gonçalves

1 semana atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Antigamente, o visto para estudantes de idiomas na Irlanda era válido por um ano (seis meses de aulas e 6 meses de férias). Com a reforma educacional, em 2015, os imigrantes que decidem estudar inglês no país são autorizados a estudar por seis meses com mais dois meses de férias. Mas afinal, é possível aprender inglês em 8 meses de intercâmbio?

Ter uma experiência no exterior sempre vai contribuir para o crescimento pessoal, portanto sempre vai valer a pena. Com relação ao aprendizado do idioma, tudo vai depender dos objetivos do intercambista, do empenho, dedicação e de como encarar a estadia no exterior.

Neste texto, falamos um pouco em como é possível ficar fluente em inglês em oito meses de intercâmbio, além de dicas para melhorar a rapidez do aprendizado na língua e “pensar em inglês”.

Leia também: Intercâmbio na Irlanda: o guia definitivo (2020)

Intercâmbio: inglês fluente em oito meses

Dá para aprender inglês em 8 meses de intercâmbio?

Aprender inglês em 8 meses de intercâmbio é um desafio, mas não é impossível. Crédito: Shutterstock

Sair do Brasil com uma certa familiaridade no idioma que se quer aprender ajuda, e muito, na adaptação do estudante e assimilação em solo estrangeiro.

De acordo com especialistas, para quem tem como principal objetivo voltar para casa com o inglês fluente, é recomendado que a pessoa que sabe o básico fique de nove meses a um ano estudando no exterior.

Para o nível intermediário, o período deve ser de seis meses, e, para quem já tem nível avançado, até três meses podem ser suficientes.

Claro que, mais uma vez, tudo depende do afinco e dedicação aos estudos. Além do mais, quem aproveitar todas as oportunidades que um intercâmbio oferece para praticar o idioma vai se desenvolver de forma muito mais rápida.

Agora, mais do que nunca, a dica é potencializar ao máximo o investimento em terras irlandesas.

Dicas para aprender inglês em oito meses de intercâmbio

Dicas para aprender um novo idioma de forma rápida. Crédito: Shutterstock

Entre as dicas para aprender inglês em oito meses de intercâmbio está  a leitura de jornais e revistas locais. Crédito: Shutterstock

O Brasil é um dos países com o maior número de residentes na Irlanda. Portanto, como você já pode imaginar, não encontrar nossos conterrâneos é tarefa difícil por aqui. Mesmo assim, tente ao máximo não limitar as suas amizades apenas a brasileiros.

E, quando fizer amigos nativos, não hesite em pedir para que eles corrijam o seu inglês — essa é uma das melhores maneiras de aprender.

Além da conversação, a leitura é outro ponto importante no aprendizado do idioma. Todas as as bibliotecas públicas irlandesas disponibilizam diariamente jornais e revistas. Com isso, além de se manter informado sobre o que está acontecendo na Irlanda, você amplia o seu vocabulário.

Leia também: 6 aplicativos para aprender o inglês e outras línguas

Também procure fazer uma lista de palavras ou frases desconhecidas que você escutou ou leu em algum lugar e, após checar o seu significado, tente incluí-las aos poucos no seu vocabulário.

Rádio, TV e cinema

No seu tempo livre em casa, faça da TV a sua aliada e assista aos programas locais, além de filmes e séries — dá pra acessar o conteúdo online e gratuito da rede de comunicação irlandesa RTE.

Também aproveite para ir ao cinema. As primeiras sessões sem legendas certamente não serão fáceis, mas, quanto mais você treina o seu ouvido com o idioma, mais fácil se torna a sua compreensão.

Outro grande aliado é o rádio. Aproveite o caminho até a escola para escutar as notícias por ele. No começo, também será difícil entender tudo, mas, com o tempo, você vai tirar de letra. O mesmo vale para podcasts, que são os novos queridinhos dos ouvintes.

Pense em inglês

Nada de traduzir os seus pensamentos em português para o inglês durante uma conversa! O melhor caminho para se obter fluência é treinar o seu cérebro para pensar naquele idioma, como se aquela fosse a sua língua materna.

Isso tudo é treino, mas de uma hora para outra, depois de forçar a falar e escrever diretamente em inglês, sem traduções, você vai começar a perceber que está “pensando em inglês”. De repente, até sonhar na língua.

Leia também: Como melhorar o inglês lendo em voz alta

Participe de cursos e workshops

Como acelerar o inglês. Crédito: Shutterstock

Cursos extras, workshops e grupos de conversação ajudam a acelerar o inglês durante os oito meses de intercâmbio. Crédito: Shutterstock

Além de turbinar o inglês, participar de cursos, grupos de conversação e workshops durante os oito meses de intercâmbio pode valorizar ainda mais o seu currículo na volta ao Brasil. Ou, quem sabe, até entrar em um curso de artes, por exemplo.

Essa é uma excelente maneira de colocar o idioma em prática, aprendendo termos específicos e, ainda por cima, fazendo novos amigos. Quer coisa melhor?

Leia também: É possível fazer intercâmbio na Irlanda sem saber inglês?

Dedique-se a trabalhos voluntários

O  trabalho voluntário pode ser importante para o aprendizado do inglês. Inclusive, para quem está procurando emprego, vale destacar que a experiência adquirida como voluntário conta bastante na hora de conseguir um trabalho fixo.

Não perca oportunidades

Aprender um novo idioma requer exercício e prática. Caso contrário, esquecemos tudo o que aprendemos. O mais importante é ter motivação, interessar-se pelo idioma que estuda e aproveitar essa oportunidade para aprender mais sobre a história, cultura, música e literatura do país onde você vive.

Veja também

Como contratar um intercâmbio na Europa

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Onde fica Dublin?

    Destinos de Intercâmbio

    Onde fica Dublin?

    A Irlanda é um dos países mais procurados pelos brasileiros na hora de...

    Rubinho Vitti

    3 dias atrás

    Onde fica Dublin?
  • Conheça a University of Limerick, Irlanda

    Planeje seu Intercâmbio

    Conheça a University of Limerick, Irlanda

    Já se imaginou morando em uma cidade medieval da Irlanda e estudando em uma...

    Ana Carolina Brunelli

    6 dias atrás

    Conheça a University of Limerick, Irlanda

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar