Dentista gratuito na Irlanda para contribuintes do PRSI

Dentista gratuito na Irlanda para contribuintes do PRSI

Elizabeth Gonçalves

2 meses atrás

Você pode ter direito a atendimento gratuito com dentista e oftomologista na Irlanda.

Os cidadãos residentes na Irlanda que contribuem com o imposto Paying Social Insurance — PRSI — tem direito a benefícios dentários, o que inclui a realização anual gratuita de uma limpeza e polimento dos dentes.

Dentista gratuito na Irlanda. © Hongqi Zhang (aka Michael Zhang)

Dentista gratuito na Irlanda. © Hongqi Zhang (aka Michael Zhang)

Apesar de ativa desde 2017, nem todos os contribuintes estão cientes desse benefício oferecido pelo Estado. Além do atendimento odontológico, a medida prevê atendimento óptico e auditivo gratuito ou com desconto.

A boa notícia é que essa iniciativa também é válida para estudantes estrangeiros que trabalham e contribuem com os impostos no país.

O benefício inclui um check-up gratuito anual além da limpeza e polimento dos dentes. O governo contribui com o valor de 42 euros no tratamento. A diferença no valor deve ser arcada pelo paciente e não deve ultrapassar o valor de 15 euros.

De acordo com o governo irlandês, o tratamento periodontal é importante, pois evita problemas associados à gengivite, desconforto, perda dos dentes e mau hálito.

Quem pode aproveitar o benefício?

Se você pagou PRSI ou é dependente de alguém que pagou PRSI, poderá obter acesso a uma gama limitada de atendimento odontológico, oftalmológico e auditivo, sem nenhum custo ou custo reduzido.

Quem oferece o tratamento?

O tratamento é realizado por dentistas particulares em todo o país. Basta perguntar ao seu dentista se ele faz parte do programa.

E os benefícios ópticos?

Com os benefícios ópticos do PRSI, as pessoas qualificadas podem receber um teste de visão gratuito e um voucher no valor de 42 euros para óculos novos. Também existe uma contribuição disponível para as lentes de contato, enquanto os reparos nos óculos também são cobertos pelo esquema.

Vale observar que o programa cobre apenas armações de óculos básicas. Caso você queira um par de óculos de grife, por exemplo, poderá usar os 42 euros subsidiados pelo governo e pagar a diferença.

E quanto aos aparelhos auditivos?

O programa paga metade do custo de um aparelho auditivo, sujeito a um máximo fixo de € 500 por cada aparelho auditivo, uma vez a cada quatro anos.

Como se inscrever?

A boa notícia é que você realmente não precisa fazer nada. Você pode receber o benefício por meio do seu dentista, oftalmologista ou audiologista. Para isso, eles vão solicitar o seu número de PPS e verificar se você tem direito ao benefício antes mesmo da realização do tratamento. Caso você possa usufruir do benefício, o profissional reivindicará o pagamento do governo após o atendimento.

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar