10 museus para você visitar na Irlanda

10 museus para você visitar na Irlanda

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Há quem diga que quem vive de passado é museu. Well! Não que seja uma frase irreal, mas os museus são muito mais que lugares para reviver o passado: são portais que nos transportam para universos completamente diferentes.

Um país cheio de histórias como a Irlanda não poderia deixar de ter uma infinidade de museus, cada qual com seu recorte diferente e uma temática nova. Segundo o portal Tripadvisor, estes 10 museus são os mais importantes para se conhecer na Irlanda.

1. National Museum of Ireland – Archaeology

Detalhes da arqueologia na Irlanda estão expostos no Museu Nacional da Irlanda. Foto: Divulgação

O Museu Nacional da Irlanda, voltado à arqueologia, tem coleções precisas da rica história da Irlanda. Com mais de dois milhões de peças, o museu é o repositório nacional de todos os artefatos arqueológicos encontrados na Irlanda.

2. The Little Museum of Dublin

No The Little Museum of Dublin você pode aprender sobre a história da capital irlandesa em 30 minutos. Foto: Divulgação

Quem gostaria de conhecer uma casa georgiana do século 18 e ainda aprender sobre a história da moderna Dublin? Escondido na Saint Stephen’s Green Street, esse pequeno museu de Dublin consegue contar a história da capital irlandesa em menos de 30 minutos de visitação.

3. Croke Park Stadium Tour & GAA Museum

Mesmo que você não seja um grande fã de esportes gaélicos, passear pelo icônico Croke Park e pelo seu museu é memorável. Você pode seguir os passos das lendas esportivas da Irlanda em um estádio cheio de história. A experiência é interativa, com galerias que ilustram a história e a jornada dos jogos gaélicos desde os tempos antigos até os dias atuais. A diversão é garantida para todas as idades.

4. Derryglad Folk and Heritage Museum

Divertido e educacional, o museu de Roscommon apresenta exposições da vida rural e folclórica na Irlanda do século XVIII até o passado recente. O museu apresenta 6.000 itens, como máquinas restauradas puxadas a cavalo, equipamentos para fabricação de manteiga, itens de lavanderia, máquinas de lavar, tesouras de ovelhas à moda antiga, rádios, gramofones e muito mais.

5. Shackleton Endurance Exhibition

Localizado em Dún Laoghaire, esse local conta uma história de sobrevivência: a Expedição Transantártica Imperial, também conhecida como Expedição Endurance, do explorador irlandês Sir Ernest Shackleton, de 1914-1917. O objetivo da expedição era efetuar a primeira travessia terrestre do continente Antártico. São mais de 150 fotografias tiradas pelo fotógrafo Frank Hurley da Expedition, uma réplica exata em tamanho real do James Caird, que é o barco salva-vidas para o resgate e muito mais. Você será capaz de entender e reviver completamente essa história extraordinária.

6. Waterford Treasures Medieval Museum

Cidade mais antiga da Irlanda, Waterford guarda segredos e tesouros no Waterford Treasures Medieval Museum. Foto: Divulgação

O museu de tesouros de Waterford é o único museu medieval da Irlanda, que mostra todos os tesouros espetaculares da Idade Média. Ele narra a história de Waterford, a cidade mais antiga da Irlanda, que tem mais de 1.100 anos desde a sua fundação, em 914, pelos piratas do mar Viking. A fortaleza de pedra da Torre de Reginald abriga os tesouros vikings, e o Palácio do Bispo é o lar dos tesouros dos séculos 18, 19 e 20.

7. Foyne’s Flying Boat Museum

Esse museu, instalado no edifício terminal original em Foynes, Limerick, lembra a era nostálgica em que Foynes foi o centro do mundo da aviação, entre 1937 e 1945. A história é contada por meio de uma série de exposições e ilustrações gráficas. Há também um autêntico cinema da década de 1940, bem como uma sala de rádio, com transmissores, receptores e equipamentos autênticos de código Morse. Ele também apresenta a única réplica em tamanho real do “barco voador” B314.

8. Mizen Head Visitor Center

O centro de visitantes na estação de sinalização Mizen Head fica no ponto mais a sudoeste da Irlanda. Uma das principais atrações do museu é atravessar a icônica ponte bem acima do desfiladeiro, onde podem-se observar as focas e seus filhotes abaixo. Também é possível aprender como viviam os homens que trabalhavam e moravam por ali, vivendo a solidão onde as correntes oceânicas agitam.

9. The Jeanie Johnston Tall Ship and Famine Museum

Um verdadeiro elemento básico do rio Liffey de Dublin, esse museu é uma das atrações mais populares da cidade. De dia, é um museu de história viva da emigração do século XIX — o navio fez muitas viagens durante a Grande Fome, da Irlanda à América do Norte e Canadá. É um navio bonito, e o passeio certamente fascinará e intrigará todas as idades. Você pode ouvir tudo sobre as atribulações do navio e por que foi considerado “afortunado”.

10. Michael Collins Center

Michael John “Mick” Collins foi um líder revolucionário irlandês. Seu centro de memórias fica em Clonakilty, em Cork. A turnê começa em sua casa, com um filme que explora os dias de infância e de escola de Collins. O guia leva os visitantes pela vida de Collins na Rebelião de 1916, com slides grandes, fotos e clipes de filme. A apresentação termina com uma visita guiada à trilha de emboscada onde ele foi baleado — há uma réplica em tamanho real dos Rolls Royce e do próprio Collins.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar