Dicas de alimentação saudável para o seu intercâmbio

Dicas de alimentação saudável para o seu intercâmbio

Colaborador E-Dublin

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Na série especial para o E-Dublin sobre saúde alimentar durante a sua experiência de intercâmbio, a nutricionista e coaching Lisiane Giusti compartilha hoje alguns insights sobre a importância das mudanças que ocorrem naturalmente na alimentação, quando desembarcamos em uma nova cultura.

Queridinha entre os intercambistas brasileiros, a Irlanda entrou no planejamento de muitos. Pesquisar sobre a cultura, acomodação, emprego e, claro, as viagens, estão no top 5 das preocupações. Porém, poucos se lembram das diferenças na alimentação entre os países e de como isso pode afetar o seu dia a dia e, especialmente, a sua saúde.

Hoje, Lisiane Giusti nos apresenta quatro dicas importantes sobre mudança de país e alimentação:

Pesquise sobre a dieta alimentar do país

A importância de substituir frutas e legumes no seu intercâmbio. Foto: 4045 | Freepik.

A importância de substituir frutas e legumes no seu intercâmbio. Foto: 4045 | Freepik.

No Brasil, frutas como mamão papaya, manga e tangerinas são encontradas praticamente em todo o país, mas, na Irlanda, por exemplo, essas mesmas frutas só aparecem no mercado em consequência da importação. A questão é: quais frutas e verduras são abundantes no país escolhido para o seu intercâmbio? Buscar essa informação ajudará a fazer substituições importantes à sua dieta e evitar ausência de nutrientes importantes para o seu corpo.

O leite da Irlanda, por exemplo, passa por um processo completamente diferente do pasteurizado no Brasil. Seu uso e armazenamento são diferentes, e esses fatores também implicam mudanças na rotina alimentar. Explorar os supermercados nos primeiros dias de intercâmbio e buscar compreender essas diferenças, assim como o preparo dos alimentos, também ajudará na sua adaptação alimentar no novo país.

O barato pode sair caro na alimentação

Alimentos enlatados na Irlanda são extremamente baratos. Compra-se uma lata de feijão por 23 cents, sardinhas, por 55cents, e por aí vai. Dessa forma, os alimentos empacotados, enlatados e, principalmente, os prontos acabam por reinar na dieta e no orçamento apertado do intercambista. Como resultado, uma dieta pobre em nutrientes básicos e muitos alimentos processados no prato.

Opções rápidas como os junk foods também entram na rotina enlouquecida do estudante que, além dos estudos, têm outras preocupações, como acomodação, encontrar um emprego e saber como continuar no país. Acredite: aquelas opções de 1, 2 euros de hambúrgueres nas redes de fast food não trarão nada de bom para a sua dieta.

A dica é: evite os processados e invista em alimentos de verdade: verduras, frutas, proteínas e, o mais importante, vá para a cozinha. Torne o ato de cozinhar uma regra para a sua nova rotina no exterior. Os supermercados fazem promoções semanais, onde compram-se frutas e verduras por 49 cents. Aposte nesses dias para garantir boas economias, mas comendo de forma saudável.

Cuide do seu sono

Problemas com sono também afetam a dieta. © Kittisak Jirasittichai | Dreamstime.com

Mudar de país nem sempre é fácil como parece. Principalmente nas primeiras semanas, toda a mudança vem carregada de preocupações e incertezas. Com isso, ter problemas de sono é muito comum.

O que pouco se nota é que uma noite maldormida traz várias consequências para o corpo. Se você não tiver uma noite de sono saudável, no dia seguinte, o seu organismo vai gritar por alimentos mais calóricos. Acredite: dormir emagrece!

O que fazer: crie uma rotina e planeje o seu descanso. Não leve celular para a cama, desligue todas as luzes, tome chá de camomila, feche as cortinas para deixar o quarto mais escuro e tente ir para a cama sempre no mesmo horário.

Não esqueça de tomar água

Órgãos da Europa recomendam tomar água filtrada ou fervida. © Pablo Hidalgo | Dreamstime.com

Órgãos da Europa recomendam tomar água filtrada ou fervida. © Pablo Hidalgo | Dreamstime.com

Em países como a Irlanda, o consumo de água pode cair no esquecimento facilmente. Por conta das temperaturas baixas, a necessidade de ingerirmos água decai. Por isso, é preciso criar uma rotina e lembrar que, independentemente da estação do ano, o corpo naturalmente necessita da ingestão de 35 ml por quilo de peso.

A escassez da ingestão de água pode ocasionar dores de cabeça, além de uma necessidade maior da ingestão de alimentos, no intuito de absorver a água que o corpo pede. Como resolver: tenha sempre com você garrafas de água.

Precisando de orçamento para o seu intercâmbio na Irlanda? Comece por aqui!

Veja também

Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?

Lisiane Giusti,

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com formação em Nutrition Coach e Especialização em Perda de peso e Nutrição esportiva. Atualmente, atende em consultório em Dublin, na área de nutrição clínica.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar