Como evitar doenças no inverno?

Como evitar doenças no inverno?

Colaborador E-Dublin

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Todas as estações do ano requerem cuidados específicos para o corpo e para a mente. Porém, no inverno o nosso sistema imunológico logo indica que precisará de mais atenção, pois o metabolismo consume mais energia nos dias frios. Por isso, não podemos descuidar de nutrir o corpo e evitar as doenças típicas da época: ter uma boa alimentação, tomar suplementos e fazer atividades físicas.

Cuidados básico, como deixar a casa ventilada, hidratar a pele e beber bastante água também são importantes.

Vitaminas necessárias para evitar algumas doenças do frio.© Skypixel | Dreamstime.com

As vitaminas são fundamentais para evitar doenças durante o inverno. © Skypixel | Dreamstime.com

 Suplementação alimentar é fundamental durante o inverno

  • Polivitamínicos: são vitaminas necessárias para o organismo e para evitar algumas doenças do frio, como resfriados, gripe, sinusite, entre outras. Mas não substituem o consumo de frutas, verduras e vegetais.
  • Colágeno Hidrolisado: a ingestão do colágeno fornecerá aminoácidos essenciais para os ossos, pele, tecido muscular, tendões, dentes, cabelos, unhas e cartilagens.
  • Termogênicos à base de ativos: hoje temos inúmeros no mercado, como cafeína, canela, gengibre, pimenta, chá verde, guaraná, hibiscus e citrus aurantium. Os termogênicos estimulam a produção de calor. Sendo assim, poderá melhorar também a sua disposição, concentração e potencializar o desempenho em algumas atividades.

Mas não vá tomando qualquer suplemento. Consulte um especialista para saber a dosagem adequada.

Vale ressaltar que o inverno provoca também a diminuição da serotonina, o que pode provocar mau humor pela manhã; sonolência durante o dia, alteração do desejo sexual, vontade de comer doces, dificuldade no aprendizado, distúrbios de memória e de concentração, além de irritabilidade.

Tem casos também de depressão no inverno. Por isso, fique atento a alguns sintomas e procure um médico o quanto antes.

Mas você pode repor a serotonina por meio de alguns alimentos, tais como: chocolate preto, vinho tinto; banana; abacaxi; tomate; carnes magras; leite e seus derivados; cereais integrais e castanhas. Também é importante a prática de atividade física.

Dicas de alimentos para o inverno para reforçar a imunidade:

Alguns alimentos para aumentar a imunidade.© Miriam Doerr | Dreamstime.com

Conheça os alimentos que ajudam no aumento da imunidade. © Miriam Doerr | Dreamstime.com

  • Acerola, laranja, caju, limão, entre outras, são ricas em vitamina C, que ajuda nas células imunes do corpo.
  • Sopas ajudam a aquecer o corpo, além de serem ricas em vitaminas e minerais. Adicione legumes carnes magras, pois são ricas em proteína e com poucas calorias.
  • Chás são excelentes fontes de antioxidantes e ajudam na manutenção do sistema imune e reforçam as defesas do corpo.
  • Canela possui ação antibacteriana, anti-inflamatória e expectorante. Ajuda a prevenir gripes, resfriados e pneumonias.
  • Cebola e alho apresentam agentes antivirais que ajudam a prevenir doenças comuns de inverno, como gripes e resfriados.

Veja também

Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda

Lisiane Giusti ,

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com formação em Nutrition Coach e Especialização em Perda de peso e Nutrição esportiva. Atualmente, atende em consultório em Dublin, na área de nutrição clínica. Conheça mais o trabalho dela no Instagram @nutricoachlisi.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar