Dublin Bikes celebra dez anos de existência

Dublin Bikes celebra dez anos de existência

Rubinho Vitti

5 dias atrás

A nossa queridinha Dublin Bikes, que nos leva para lá e para cá por um preço anual bem baratinho, está completando 10 anos. No dia 13 de setembro de 2009, o serviço começou a ser disponibilizado na capital da República da Irlanda. O esquema, que foi o primeiro desse tipo na ilha, estabeleceu inicialmente sua meta de adesão no primeiro ano com 5.000 assinantes.

O serviço provou ser um grande sucesso desde o início, com mais de 1.000 pessoas se inscrevendo para usar as bicicletas somente no primeiro dia e mais de 11.000 se inscrevendo na primeira quinzena. Desde então, superou todas as expectativas e é amplamente considerado um dos esquemas de compartilhamento de bicicletas mais bem-sucedidos do mundo.

Leia também: Direitos e deveres ao andar de bike em Dublin

Quando o serviço começou em 2009, havia 450 bicicletas e 40 estações no centro da cidade de Dublin. Níveis de demanda excepcionalmente fortes para o serviço resultaram em solicitações de ampliação do esquema, que foram entregues em 2011, 2013 e 2018. Agora, existem 1.600 bicicletas disponíveis em 116 estações.

Atualmente, existem 66.940 assinantes anuais ativos e, até o momento, mais de 28 milhões de viagens foram feitas nas bicicletas da capital. São números significativos, e não há dúvida de que, além de oferecer às pessoas um meio de transporte alternativo saudável, o esquema ajudou a reduzir o congestionamento do tráfego no centro da cidade e estima-se que, por meio da substituição de viagens de carro por dublinbikes, uma redução de 7.278 toneladas de carbono foi alcançado em Dublin nos últimos 10 anos.

Leia também: Como pedalar com segurança em Dublin

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Galway será Capital Europeia da Cultura 2020

    Entretenimento

    Galway será Capital Europeia da Cultura 2020

    A cada ano, há mais de 30 anos, a União Europeia designa uma cidade como...

    Rubinho Vitti

    6 horas atrás

    Galway será Capital Europeia da Cultura 2020
  • Quando começa o outono na Irlanda?

    Curiosidades

    Quando começa o outono na Irlanda?

    O sol já não se põe tão tarde e não nasce tão cedo. Os dias com...

    Rubinho Vitti

    7 horas atrás

    Quando começa o outono na Irlanda?

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar