Dublin Bus e Luas terão reajuste de tarifas mensais e anuais

Dublin Bus e Luas terão reajuste de tarifas mensais e anuais

Rubinho Vitti

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Quem precisa utilizar muito o Luas (trem urbano) e o Dublin Bus (sistema de ônibus da capital irlandesa) sabe que vale a pena pagar mensal ou anualmente para trafegar livremente pela cidade. As tarifas mensais e anuais, no entanto, vão sofrer reajuste a partir do dia 1º de dezembro. Haverá, ainda, mudanças nos valores individuais, mas que serão apenas publicados em março do próximo ano.

A taxa anual e mensal do Luas foi a que mais sofreu aumento nas alterações de valores do transporte público de Dublin. Foto: Divulgação

O maior aumento nos preços das tarifas será aplicado para passageiros do Luas, que aumentarão mais de 7%. O valor muda para 1.300 euros anuais ou 130 euros mensais.

As passagens anuais ou mensais apenas de ônibus, que cobrem rotas operadas tanto pelo Dublin Bus quanto pelo Go-Ahead Ireland, também aumentarão, de 1.400 euros para 1.450 euros anuais e de 140 euros para 145 euros mensais.

Leia também: Saiba qual será o valor do salário mínimo na Irlanda em 2020

O contrário acontece com os passageiros que usam o pacote Luas + Dublin Bus. A tarifa vai cair de 2.050 euros para 1.950 euros anuais e de 205 euros a 195 euros mensais.

Fora de Dublin, tarifas diminuem

A NTA (National Transport Authority — Autoridade Nacional de Transportes) da Irlanda publicou uma lista de todas as alterações, que englobam outras cidades irlandesas. Mas, ao contrário de Dublin, os passageiros de tarifas anuais e mensais da Bus Éireann verão uma diminuição no preço das passagens.

Leia também: Entenda como o budget irlandês pode afetar a sua vida

As tarifas em cidades como Ashbourne, Kilcock e Celbridge cairão mais de 4%, de 1.548 euros para 1.480 euros anuais. Em Drogheda, Trim, Newbridge e Baltinglass a tarifa anual cai de 2.448 euros para 2.340 euros.

Tarifas regionais de ônibus para estudantes também diminuirão significativamente em cidades como Cork, Limerick e Galway.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar