Dublin é uma cidade acessível para deficientes?

Dublin é uma cidade acessível para deficientes?

Elizabeth Gonçalves

3 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 15% da população mundial é portadora de algum tipo de deficiência. Na Irlanda, segundo o Central Statistcs Office (CSO), os últimos dados relativos a esse tópico vêm apontam que 13% da população do país apresenta alguma forma de deficiência.

Cidades europeias tem se preocupado em aumentar a mobilidade da população. Foto: Carloscastilla | Dreamstime

Cidades europeias têm se preocupado em aumentar a mobilidade da população. Foto: Carloscastilla | Dreamstime

É justamente nesse cenário que os governos de muitas cidades europeias têm se preocupado cada vez mais em melhorar a qualidade de vida da população e garantir mobilidade para que todos tenham acesso aos recursos e possibilidades que esses locais podem oferecer. E aí vem a dúvida: Dublin é ou não uma cidade acessível?

A prefeitura da cidade assinou, em 2005, o Disability Act, que prevê a implantação de um plano para garantir a mobilidade de pessoas com deficiência. Dessa forma, é garantida acessibilidade em todos os prédios públicos da cidade, além da implantação de rampas para cadeirantes, elevadores e banheiros adaptados em áreas públicas na capital do país.

Transporte público

O serviço de ônibus da cidade é oferecido pelo Dublin Bus e, apesar de os veículos terem dois andares, podem ser considerados acessíveis. A maior parte da frota é composta por piso baixo e apresentam um espaço exclusivo para cadeiras de rodas.

Luas, trens e ônibus de Dublin garantem acessibilidade dos usuários. Foto: Bred2k8 | Dreamstime

Luas, trens e ônibus de Dublin garantem acessibilidade dos usuários. Foto: Bred2k8 | Dreamstime

No caso da companhia de ônibus nacional, a Bus Éireann, seus serviços acessíveis incluem uma série de ônibus com rampas de entrada e espaços designados para cadeiras de rodas. Atualmente, cerca de 70% de sua frota é acessível. Mesmo assim, a empresa recomenda aos cadeirantes que pretendam viajar entre uma cidade e outra que realizem a reserva de passagem antes do embarque para que lhe seja garantido o atendimento em um veículo acessível.

O sistema de trens nacional, além do Dart e Luas, também cumpre as regras de acessibilidade, garantindo espaço para cadeiras de rodas em todas as unidades. Entretanto, infelizmente, nem todas as estações estão 100% adaptadas para receber esse público, sendo que, em algumas, ainda há falta de rampas, elevadores ou catracas especiais.

Ao redor da cidade

Uma boa maneira de certificar se um local está ou não de acordo com as regras de acessibilidade é checar o aplicativo Mojo. Disponível para as plataformas Android e iOS, essa ferramenta disponibiliza informações detalhadas sobre o nível de acessibilidade em hotéis, pubs, restaurantes, museus, festivais e, até, estacionamentos.

As cidades mais acessíveis na Europa

O esforço das cidades europeias em remover as barreiras cotidianas no que diz respeito a transporte, infraestrutura, acesso a pontos turísticos, serviços, entre outros é analisado anualmente, sendo que aquelas que se destacam levam o prêmio Access City of the Year.

Chester, ma Inglaterra, foi eleita a cidade mais acessível da Europa este ano. Foto: Kadirlookatme | Dreamstime

Chester, na Inglaterra, foi eleita a cidade mais acessível da Europa este ano. Foto: Kadirlookatme | Dreamstime

Este ano, a campeã da premiação foi Chester, no Reino Unido. Roterdã, na Holanda e Jurmala, em Letônia, ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar