Dublin Feminist Film Festival exibe filmes em agosto

Dublin Feminist Film Festival exibe filmes em agosto

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Tradicional na Irlanda, o cinema é uma válvula criativa para expor os dilemas da sociedade. Não por menos, vários festivais específicos dão vida à cena cinematográfica da ilha. Entre eles, está o Dublin Feminist Film Festival, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, no Light House Cinema, em Smithfield, na capital irlandesa. Realizado desde 2015, o festival promove e celebra cineastas do sexo feminino, com objetivo de inspirar e capacitar mais mulheres no envolvimento com a produção cinematográfica.

O filme Disco Pigs será exibido no dia 22 de agosto, dentro da programação do Dublin Feminist Film Festival 2019. Foto: Divulgação

O festival é dedicado a destacar o trabalho das mulheres cineastas em vários gêneros e formatos. Apesar das barreiras culturais e institucionais que ainda existem, as irlandesas estão dirigindo uma grande variedade de filmes, desde comédias até os dramas, romance e histórias inspiradoras.

Além de filmes realizados por irlandesas, o festival apresenta longas-metragens, documentários e curtas de todo o mundo. O Light House é o lugar perfeito para as exibições.

Kissing Candice integra programação de longas-metragens do Dublin Feminist Film Festival. Foto: Divulgação

As mulheres estão se destacando na direção cinematográfica, e na Irlanda não é diferente. Do número de filmes dirigidos por irlandeses, cerca de 20% são dirigidos por mulheres.

Neste ano, serão exibidos cinco filmes, além de uma seleção de curtas-metragens e duas sessões de discussões com cineastas. Para promover o DFFF 2019, a organização do festival lançou um minidocumentário mostrando uma linha do tempo da atuação das mulheres no cinema irlandês.

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar