Dublin Murders: saiba tudo sobre a série que se passa na Irlanda

Dublin Murders: saiba tudo sobre a série que se passa na Irlanda

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Lançada em 2019, a série Dublin Murders é uma das muitas que têm a capital irlandesa como cenário e protagonista na história. Ela foi baseada na série de livros Dublin Murder Squad, da autora irlandesa-americana Tana French.

Best-seller entre 2007 e 2016, Dublin Murder Squad tem um conjunto de seis livros. Dois deles foram usados como base para a construção para a adaptação na TV: In the Woods (2007) e The Likeness (2008).

A série Dublin Murders foi lançada pela BBC, no Reino Unido, pelo Starz, nos Estados Unidos, e exibida na Irlanda pela RTÉ, além de muitos outros dispositivos e canais ao redor do mundo. Só no Reino Unido, foram cerca de 5 milhões de telespectadores.

Qual a história de Dublin Murders?

A história de Dublin Murders remete ao verão de 1985, quando três crianças não voltam de uma floresta escura e silenciosa depois de sair para brincar. Quando a polícia começa as buscas pelos amigos desaparecidos, encontram apenas uma das crianças, aterrorizada, segurando o tronco de uma árvore, usando tênis cheio de sangue e incapaz de se lembrar de um único detalhe das horas anteriores.

Vinte anos depois, o menino encontrado, Rob Reilly, é um detetive do Dublin Murder Squad e mantém seu passado em segredo. Mas quando uma garota de 13 anos é assassinada na mesma floresta onde ele foi encontrado, tudo muda.

Reilly e a detetive Cassie Maddox — sua parceira e amiga mais próxima — se descobrem investigando um caso assustadoramente semelhante ao mistério não resolvido duas décadas antes.

Agora, com apenas fragmentos de memórias há muito enterradas para guiá-lo, Rob tem a chance de desvendar o mistério do caso diante dele e de seu próprio passado sombrio.

Por que assistir Dublin Murders?

Série Dublin Murders é baseada em livros da autora irlandesa-americana Tana French, Dublin Murder Squad. Foto: Divulgação

Dublin Murders é daquelas séries que o telespectador acaba devorando em uma maratona. Isso porque é quase impossível parar de ver justamente para saber o que vai acontecer no próximo capítulo.

Ela não chegou a ser um sucesso, mas foi bem avaliada por quem assistiu. No Rotten Tomatos, a série ganhou aprovação de 78% do público. Segundo o site, porém, a história é emocionante, mas “um pouco cansativa”.

Já o IMBD dá nota 7.1 (de 10), com um dos “reviewers” dizendo: “A série é muito boa, não dê ouvidos aos comentários negativos”. Outras avaliações consideram a série monótona e outros muito bem roteirizada.

O jornal The Guardian deu nota 3 de 5 para a série, dizendo ser “sofisticada e excelente para devorar enquanto as noites chegam”, mas disse também que há um ar de “dejavú” no show, por ser uma história já contada antes em filmes e séries de suspense.

Dublin Murders também é ótima para quem conhece ou quer conhecer a Irlanda. A série foi rodada em Dublin, capital do país, e Belfast, na Irlanda do Norte, além de ter como protagonistas os atores irlandeses Killian Scott e Sarah Greene, entre muitos outros.

Leia também: Brasileiros na Irlanda contam como foi atuar em Game of Thrones

Onde assistir Dublin Murders?

Atualmente, é possível assistir à série Dublin Murders em diversas plataformas online, dependendo de onde você está.

A série está disponível na Amazon Prime, no Hulu e Starz.

Quem é Tana French?

Obra de Tana French inspirou a série Dublin Murders. Autora irlandesa-americana é considerada ‘primeira-dama do crime irlandês’. Foto: Jessica Ryan

Tana French levou o título de “a mais importante romancista criminal que surgiu nos últimos 10 anos”, segundo o Washington Post. Americana-irlandesa, ela nasceu em Burlington, Vermont, nos Estados Unidos, mas mora em Dublin, na Irlanda, já faz um tempo.

In the Woods (2007), primeiro livro de sua série, ganhou os prêmios Edgar, Anthony, Macavity e Barry de melhor “primeiro romance”. Depois disso, lançou mais cinco publicações até 2018 dentro da série Dublin Murder Squad.

Tana é considerada pela mídia irlandesa como ” primeira-dama do crime irlandês”, mas seu nome já ultrapassou as barreiras Ilha há muito tempo. Seu último livro, The Searcher, foi lançado em 2020.

Leia também: 6 filmes irlandeses disponíveis na Netflix

Veja também

Tudo o que você precisa saber sobre os Pubs na Irlanda

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar